Fim de semana chega com chuva e descida das temperaturas
Uma nova vaga de chuva e a descida das temperaturas compõem o menu do tempo em Portugal continental este fim de semana devido à passagem de uma frente fria. Confira a previsão!
Hoje está a ser um dia marcado pela presença acentuada de nebulosidade em grande parte do território, embora haja períodos de céu limpo, especialmente no interior. Depois de uma quinta-feira particularmente chuvosa, especialmente no norte litoral, uma nova vaga de precipitações está a caminho de Portugal continental, descarregando aguaceiros ainda mais potentes já a partir de amanhã, sábado.
Associada a esta frente fria, perturbação frontal de atividade débil a moderada, existirá um notável arrefecimento da atmosfera que resultará no incremento da humidade e na descida das temperaturas. Esta situação é evidente ao analisarmos as previsões traçadas no modelo ECMWF que projeta aguaceiros nas regiões Norte e Centro, sendo que desta vez, a região Sul não escapa, exceção feita ao distrito de Faro.
No domingo a frente fria já se terá dissipado, embora se desenhem no firmamento períodos de céu muito nublado, especialmente nas áreas do litoral. Neste dia, as temperaturas começam a subir ligeiramente, antecipando-se uma subida dos valores nos termómetros para a próxima semana.
Já com o centro de altas pressões bem afastado do nosso país, ficou uma via aberta para a entrada de perturbações frontais procedentes de Noroeste de Portugal continental. Os aguaceiros serão de fraca intensidade, mas em pleno verão são sempre uma novidade, não só porque amenizam o calor que se tem vindo a sentir como também atenuam a sitação de seca meteorológica. Ao mesmo tempo, as temperaturas vão sofrer uma descida, impossibilitando as habituais idas à praia ao fim de semana, sobretudo na manhã e tarde de sábado. Há que esperar pelo domingo.
Onde vai chover mais? Tempo fresco no verão
Como já foi referido, sábado será um dia particularmente chuvoso, com elevado teor de nebulosidade na atmosfera nas regiões Norte e Centro, e de céu pouco nublado ou limpo (Algarve). Os aguaceiros atravessarão o país numa orientação Noroeste-Sudeste, varrendo praticamente toda a extensão continental, à exceção do Algarve.
Os distritos que somarão maior quantidade de precipitação são: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria. O vento soprará fraco a moderado de Oeste, rodando posteriormente para o quadrante Norte, potenciando as situações de instabilidade atmosférica. As temperaturas máximas sofrerão um decréscimo razoável.
Para domingo, a frente fria já se terá dissipado e prevêem-se períodos de céu nublado e ligeira subida das temperaturas máximas que serão de 26 ºC em Braga, 22 ºC no Porto, 26 ºC em Lisboa, 32 ºC em Castelo Branco, 30 ºC em Évora e 28 ºC em Faro. O vento soprará fraco a moderado de Noroeste. Em pleno verão está na altura de recorrer novamente aos guarda-chuvas!