Fim-de-semana a chegar... temperaturas a aumentar?

A primeira semana de maio está a terminar e o Sol parece estar, finalmente, a afirmar-se... Num mês repleto de festividades em Portugal, que tempo fará este fim-de-semana? Deite um olhar sobre as previsões!

Sol de Maio a aparecer...Primavera a desabrochar?

Desde que entramos no quinto mês do ano, as temperaturas na atmosfera têm vindo a aumentar! Lentamente, o Sol meio-ausente das últimas semanas afirma-se esplendoroso no firmamento português, levando os mais céticos lusos a questionar: Por quanto tempo, cronologicamente falando, durará este calor?

Se será um sol de pouca dura, ou se teremos um Verão antecipado neste quinto mês de 2018, só o tempo, e a natureza, climática e meteorológica, o dirão numa harmonia conjugada sobre a atmosfera terrestre.

Temperaturas no fim-de-semana

Na Região Norte, as temperaturas sobem entre hoje e amanhã, estando previsto para o distrito do Porto, uma subida de 2 ºC. No domingo deverão manter-se semelhantes (12 ºC Mínima; 22 ºC de Máxima). Destaque para o distrito de Braga que até domingo terá uma subida de 4 ºC da temperatura máxima, atingindo nesse dia os 24 ºC. Caminhando em direção ao interior Norte, realçam-se os 21 ºC de máxima previstos para o distrito de Bragança, num contraste evidente com o território a Sul, o distrito da Guarda, que atinge “apenas” 19 ºC de máxima no próximo 6 de maio.

Na Região Centro, as temperaturas máximas previstas para amanhã serão praticamente iguais em todos os territórios, com oscilações entre os 22 ºC e os 25 ºC. No domingo, Lisboa e Portalegre terão, segundo o modelo de previsão, a mínima mais elevada (14 ºC) e distritos como Coimbra, Leiria e Santarém atingirão os 26 ºC!

Na Região Sul, curiosamente, o Algarve não terá as temperaturas mais elevadas. A máxima prevista para domingo, no entanto, não deixa de ser amigável (23 ºC) e a mínima oscilará em torno dos 14 ºC. Os restantes distritos (Setúbal, Évora e Beja) terão a máxima situada entre os 21 ºC e os 26 ºC com mínimas previstas (12 ºC), inferiores a Faro.

Nebulosidade e chuva?

A nebulosidade em território continental entre hoje e amanhã será praticamente inexistente. Aliás, deverá estar céu limpo em Portugal Continental, especialmente nas Regiões Norte e Centro. Contudo, a partir de domingo, prevê-se precipitação ligeira para os distritos de Santarém e Portalegre.

Representação do estado de tempo em Portugal Continental, ao meio-dia de Domingo, 6 de maio de 2018.

No dia seguinte (7), deverá chover em regime suave a moderado a partir das 13h, estando previsto que ao longo das três horas seguintes, a chuva caia em quase toda a extensão do território continental português.

Entre domingo e segunda-feira, para lá de um sol quente, e de ares secos, com alguns chuviscos e humidade, os modelos apontam para a ocorrência de trovoadas que incidirão especialmente no Sul Português.

E nas Regiões Autónomas?

Se céu limpo e temperaturas elevadas fazem parte do menú atmosférico de Portugal Continental, nos territórios insulares já não será bem assim... A nebulosidade vai preencher os dias dos açorianos e dos madeirenses, reunindo-se as condições no meio do Oceano Atlântico, para que haja queda de precipitação. Hoje em Ponta Delgada e domingo no Funchal choverá de forma ligeira. As temperaturas previstas oscilarão entre os 13 ºC de mínima e os 19 ºC de máxima.

Se está ansioso(a) por ir passear ou viajar por esse Portugal fora, recomendamos que aproveite este fim-de-semana!