Fim de julho em Portugal: verão continua a mostrar-se caprichoso
O verão no nosso país continua recheado de situações menos habituais, em termos de temperatura e precipitação, sendo que o início desta semana não será exceção. Acompanhe no nosso portal, a nossa previsão!
O fim de semana ficou marcado por contrastes na distribuição da temperatura em Portugal Continental, sendo que a nebulosidade, principalmente nos períodos da manhã, foi imagem de marca em grande parte do litoral ocidental do país. Como é claro, a presença de nebulosidade acabou por amenizar as temperaturas no litoral, em relação ao interior onde se verificaram registos típicos desta altura do ano.
O início da semana, que marca o fim de julho e transição para o mês de agosto, ficou marcada por instabilidade: na segunda-feira a chuva fez-se sentir em alguns pontos do país, acompanhada de trovoada e de temperatura e humidade elevadas, no que fez lembrar um dia típico de um clima tropical. Estiveram inclusive sob aviso amarelo e laranja, para precipitação e trovoada, respetivamente, todos os distritos a Norte do Rio Tejo.
Terça, dia de contrastes
A previsão para terça-feira, dia 30 de julho, vai ao encontro daquilo que tem sido a meteorologia nos últimos dias e semanas: contrastes e mais contrastes em termos de temperatura e precipitação. No Norte e no Centro, estão previstos aguaceiros, principalmente durante o período da manhã. É expectável que a nebulosidade se mantenha, com especial incidência no litoral ocidental. Já no litoral oeste espera-se uma ligeira descida da temperatura máxima.
A descida da temperatura será a única situação que se pode esperar em todo o território nacional. Os distritos de Bragança e Vila Real, a par de Santarém, Évora e Beja serão os territórios mais quentes, com as temperaturas máximas a rondar os 35ºC, sendo que os dois primeiros vão manter um aviso amarelo relacionado com o tempo quente. As mínimas continuarão a estar muito próximas daquilo que se considera ser uma noite tropical. De noite, Faro, Lisboa, Santarém, Viseu, Aveiro e Bragança vão registar mínimas a rondar os 20ºC. Apenas Viana do Castelo registará uma temperatura mínima mais baixa: 17ºC.
Nos territórios insulares, os aguaceiros marcarão presença nas ilhas dos Açores, principalmente nos grupos Central e Oriental, sendo que a vertente Norte da ilha da Madeira também poderá contar com a mesma situação. Nos Açores as mínimas vão variar entre os 20ºC e os 21ºC, sendo que as máximas serão entre as 26ºC e os 27ºC. Já para a Madeira, as mínimas poderão variar entre os 21ºC e os 23ºC e as máximas rondarão os 27ºC.
Quarta é sinónimo de mudança, para variar
Como tem sido apanágio, o dia de quarta-feira será marcado por mudanças significativas: as máximas vão registar uma queda abrupta no litoral ocidental, de Norte a Sul e vão voltar a subir acentuadamente no interior e no sotavento algarvio. A única nota de continuidade está relacionada com a nebulosidade que se mantém a norte do Cabo da Roca, principalmente no período da manhã.
As temperaturas mínimas também irão descer, com alguns distritos do litoral e do interior a chegarem aos 17ºC. Os distritos de Castelo Branco, Évora e Beja poderão registar as temperaturas máximas mais elevadas (37ºC). No extremo oposto, Viana do Castelo, Porto e Aveiro podem registar as máximas mais baixas (22ºC, 24ºC e 24ºC, respetivamente).
Nos Arquipélagos, para os Açores está previsto um dia sem chuva, mas com mais nebulosidade nos grupos Ocidental e Oriental. As temperaturas máximas vão continuar a rondar os 28ºC, com as mínimas sempre acima dos 20ºC. No Arquipélago da Madeira, só o Porto Santo terá alguma nebulosidade, sendo que a Ilha da Madeira não deverá registar precipitação. As máximas rondarão os 28ºC com as mínimas a variar entre os 21ºC e os 23ºC.
O mês de agosto, que é muito esperado por milhares de famílias portuguesas, tanto residentes no nosso território como emigrantes, poderá dar continuidade a um julho que foi tudo menos regular do ponto de vista meteorológico.