Fevereiro arranca com calor primaveril e chuva
Depois de um período em que imperou a instabilidade meteorológica, agora surge o tempo estável e as temperaturas altas, de até 23 ºC em vários pontos das regiões Centro e Sul, principalmente. Confira aqui a previsão!
O último dia de janeiro será, uma vez mais, marcado pela instabilidade atmosférica, em especial na região Norte e grande parte da Região Centro. Fora da equação continua a região Sul, destacando-se o Algarve que pouca ou nenhuma chuva acumulou nos últimos dias.
As temperaturas continuam a aumentar, sendo este o mote para um autêntico ‘primainverno’. Ao longo dos próximos dias o calor volta a fazer parte do quotidiano, quando ainda estamos a meio do inverno meteorológico.
Aliás, é já este domingo que a diferença térmica será colossal em relação a hoje, evidenciando-se no arranque do mês de fevereiro a influência das altas pressões e uma indelével anomalia térmica positiva. Os termómetros vão assinalar temperaturas superiores a 20 ºC nos primeiros dias de fevereiro, em várias localidades do Centro (Coimbra) e do Sul (Baixo Alentejo e Algarve).
Por enquanto, a chuva permanece em Portugal
A chuva reforça a sua intensidade entre hoje e amanhã devido ao surgimento de outra perturbação frontal derivada de depressões que afetam as Ilhas Britânicas. Os seus ‘vestígios’ estão por agora a influenciar as condições do estado do tempo nas regiões Norte e Centro.
A precipitação incidirá com maior impacto nas geografias do Minho, Douro Litoral e Beira Litoral. Nestes territórios, ao longo das próximas 72 horas, serão registados acumulados de precipitação superiores a 60 l/m2. Até às 21 horas de sábado, dia 1, ocorrerá queda de precipitação em solo nacional. Depois disso, já no dia 2, teremos chuviscos pontuais no Minho e Douro Litoral, mas nada de extraordinário.
Quanto ao Arquipélago dos Açores, este será violentamente atingido pelas chuvas torrenciais que provocarão elevado risco de inundações, com destaque para o Grupo Oriental onde os acumulados de água vão atingir os 150 l/m2.
O vento moderado de Sudoeste saírá reforçado no primeiro dia de fevereiro, soprando por vezes forte nas terras altas. Prevê-se que o nevoeiro continue a compor o quadro meteorológico das próximas 24 a 48 horas.
Calor volta no domingo
A instabilidade atmosférica e as frentes oriundas do Atlântico começarão a dissipar-se ao final do dia de sábado, altura em que se irá abrir um corredor para o reforço das altas pressões. No domingo já sentiremos o impacto deste acontecimento, com a impressionante subida das temperaturas a valores primaveris em praticamente todo o país. A nebulosidade continuará a ‘pintar’ o céu de cinza, mas com alguns períodos de sol a surgir de forma ‘tímida’.
O vento perderá intensidade, soprando fraco a moderado do quadrante Sul. As temperaturas máximas serão de 19 ºC no distrito do Porto, 22 ºC no de Coimbra, 17 ºC no de Lisboa e 20 ºC no de Faro. Nas Ilhas os termómetros vão assinalar 17 ºC em Ponta Delgada e 20 ºC no Funchal.
De inverno para ‘primainverno’ numa questão de horas! O primeiro cheiro a Primavera chega precocemente quando ainda agora está fevereiro a começar.