Este fim de semana haverá uma subida das temperaturas em Portugal. Eis as regiões mais expostas ao calor de até 24 ºC

Em plena primavera espera-se um fim de semana condizente com a estação do ano. As temperaturas vão subir e o céu vai brilhar no último fim de semana de março. Acompanhe a nossa previsão!

Depois de mais de metade do mês do março marcada pela instabilidade meteorológica, que culminou na passagem da depressão Martinho (e que resultou em milhares de ocorrências), parece que o bom tempo chegou e vai afetar o nosso território no fim de semana em que se regista a mudança da hora oficial.

Para sábado, dia 29, está previsto um dia de céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental.

Uma massa de ar quente tropical irá subir em latitude e com ela virão temperaturas bastante agradáveis e enquadradas com a época primaveril. Na madrugada de domingo, dia 30, a hora mudará, os ponteiros avançarão uma hora, sendo que com o tempo soalheiro, fará uma diferença significativa na preparação do fim de semana e desse dia em específico. Acompanhe a nossa previsão e utilize essa informação para delinear os planos do seu fim de semana.

Amplitude térmica elevada

Para sábado, dia 29, está previsto um dia de céu pouco nublado ou limpo em todo o território continental. As temperaturas máximas vão superar os 20 ºC em boa parte do território, mas as mínimas também vão ser baixas. O acentuado arrefecimento noturno será responsável pela presença de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, como o litoral centro e o Sul do país.

As temperaturas máximas, no território continental de Portugal, para o dia de sábado, já vão apresentar valores bastante agradáveis, mais enquadrados com a época do ano, principalmente a Sul do Tejo (acima dos 20 ºC).

No início do dia o vento vai soprar fraco de Norte, mas está prevista uma intensificação à medida que o dia decorre, principalmente na faixa litoral ocidental e nas terras altas. A nossa previsão indica que as temperaturas mínimas poderão variar entre os 2 ºC (Bragança e Guarda) e os 11 ºC de Lisboa. Já as máximas poderão oscilar entre os 14 ºC (Guarda) e 23 ºC (Coimbra).

A cerca de 1500 metros de altitude observa-se como a massa de ar quente e o anticiclone contribuirão para temperaturas diurnas acima da época em Portugal continental no próximo domingo, 30 de março. Deste modo, o calor e a estabilidade atmosférica irão sobressair-se na reta final do presente mês.

Para os Arquipélagos sortes distintas: nas ilhas dos Açores, alguma chuva; na Madeira alguma nebulosidade, mas sem chuva. Neste arquipélago, a qualidade do ar será afetada pela presença de alguma poeira, vinda das regiões desérticas do Norte de África. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 13 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira). Já as máximas poderão oscilar entre os 18 ºC (Vila Baleira) e os 21 ºC (São Vicente).

Para os Açores, a previsão aponta para alguma precipitação, principalmente nas ilhas do Grupo Ocidental e Central, sendo que os outros territórios poderão contar com bastante nebulosidade.

Precipitação
A previsão do estado do tempo para os territórios insulares aponta para alguma acumulação de chuva, principalmente na ilha de São Miguel, nos Açores, durante o fim de semana.

As temperaturas mínimas poderão variar entre os 13 ºC (Angra do Heroísmo) e os 14 ºC (Ribeira Grande). Já as máximas poderão oscilar entre os 16 ºC (Santa Cruz da Graciosa) e os 18 ºC (Madalena do Pico).

Para domingo prevê-se uma manutenção do padrão

O dia de domingo, 30 de março, será muito idêntico ao de sábado, com as temperaturas máximas mais elevadas e um acentuado arrefecimento noturno. Está, inclusive, esperada uma ligeira descida da temperatura mínima, especificamente nas regiões do interior Norte e Centro.

Temperatura para domingo.
Apesar de as temperatura máximas estarem mais elevadas em relação ao que se tem registado nas últimas semanas, o acentuado arrefecimento noturno vai continuar a fazer-se sentir, principalmente nas regiões do interior Norte e Centro.

Está previsto que as temperaturas mínimas oscilem entre o 1 ºC (Bragança) e os 14 ºC (Faro). Já as máximas poderão variar entre os 15 ºC (Guarda) e os 22 ºC (Santarém e Coimbra). A nossa previsão aponta também para a manutenção do padrão de vento, com este a sopra fraco de Este, da parte da manhã, registando uma intensificação da parte da tarde, em especial nas terras altas.

Para o arquipélago dos Açores, estão previstos aguaceiros no grupo Ocidental e Oriental, sendo que para o Grupo Central espera-se nebulosidade, mas sem chuva. As temperaturas mínimas poderão variar entre os 12 ºC (Ponta Delgada) e os 14 ºC (Santa Cruz das Flores). Do ponto de vista das máximas, estas rondarão os 16 ºC/17 ºC em todas as geografias açorianas.

Precipitação acumulada
Na ilha da Madeira, os efeito de uma depressão barométrica localizada a Oeste do arquipélago vão fazer-se sentir com mais de 20 mm de precipitação acumulada, principalmente na vertente Norte da ilha.

Já para a Madeira, a previsão aponta para um domingo de chuva na ilha principal, sendo que o Porto Santo contará com nebulosidade, mas sem previsão de chuva. As temperaturas máximas vão descer ligeiramente, sendo que poderão variar entre os 17 ºC (Calheta) e os 20 ºC (Funchal). Já as mínimas poderão oscilar entre os 13 ºC e os 17 ºC.

Este padrão de estabilidade vai estar em vigor até ao início da semana, sendo expectável que a chuva regresse no início do mês de abril.