Este domingo uma gota fria atravessará Portugal continental e deixará chuva, neve e rajadas até 75 km/h nestas regiões

Dentro de poucas horas, uma pequena gota fria irá surgir verticalmente sobre a Península Ibérica, deixando chuva, neve e vento forte. Saiba em que zonas de Portugal serão mais prováveis estes efeitos.

A circulação atlântica ‘estancou’ com Ivo, a última tempestade de um comboio de depressões que distribuiu chuva de norte a sul de Portugal continental, sendo localmente forte e persistente em várias regiões da nossa geografia nas últimas 2 semanas. Porém, a estabilidade atmosférica que se impôs desde quinta-feira (30) foi “sol de pouca dura”, dada a previsão de chuva e neve para este domingo, 2 de fevereiro, em várias regiões portuguesas.

Sábado anticiclónico, mas com céu geralmente nublado e possibilidade de chuviscos dispersos

Este sábado, 1 de fevereiro, tem sido condicionado pelo anticiclone. Porém, o céu tem estado parcialmente nublado de um modo geral, não se excluindo a possibilidade de chuviscos dispersos em vários pontos do litoral Norte e Centro, nomeadamente nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria.

probabilidade de chuva
A primeira metade de domingo, 2 de fevereiro, registará períodos de chuva nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, sendo mais provável (90%) no Alto Minho e nalguns locais do litoral Norte e Centro.

Noutras regiões - como as do interior Norte e Centro (distritos de Bragança, Viseu, Vila Real e Guarda) - houve formação de geada de madrugada. Adicionalmente, registou-se nevoeiro nalguns locais do país e ocorreu uma ligeira subida das temperaturas máximas e mínimas na nossa geografia. O vento vai soprando fraco, por vezes moderado do quadrante Norte.

Mas para domingo, 2 de fevereiro e Dia da Nossa Senhora das Candeias, tal como temos vindo a explicar aqui na Meteored desde há vários dias, prevê-se uma nova mudança no estado do tempo na nossa geografia. Eis os efeitos que provocará a passagem de uma depressão isolada em altitude (também conhecida como gota fria).

Este domingo a gota fria provocará chuva e neve nestas zonas. Também se prevê vento Norte forte

Amanhã, uma gota fria irá separar-se da corrente de jato polar por volta das 11:00/meio-dia, situando-se verticalmente sobre o Noroeste da Península Ibérica. Espera-se que desça para sul nas horas seguintes, percorrendo boa parte das geografias de Portugal continental e Espanha peninsular.

vento forte
O vento Norte vai soprar forte durante a tarde de amanhã, 2 de fevereiro, prevendo-se rajadas até 75 km/h no litoral Oeste e nalguns pontos das terras altas do Norte.

A linha de instabilidade associada à referida gota fria traduzir-se-á na ocorrência de chuva numa fase inicial e de aguaceiros numa fase posterior, sobretudo nas regiões Norte e Centro, com os mapas de referência da Meteored a mostrarem uma probabilidade de precipitação de até 90% nas primeiras 12 horas do dia no Alto Minho e alguns locais do litoral Norte e Centro (entre Viana do Castelo e Aveiro), e entre 50 e 75% na segunda metade de domingo (2) no Nordeste Transmontano e na Beira Alta.

Mesmo assim, a precipitação também alcançará as regiões mais meridionais do nosso país, devido à trajetória errática deste tipo de depressões e à sua natureza caótica.

Os mapas de referência da Meteored preveem chuva nas primeiras 12 horas de domingo (2), que passará a regime de aguaceiros durante a tarde. A precipitação poderá ocorrer de norte a sul, mas, de um modo geral, a distribuição será muito irregular e a acumulação será pouco significativa, variando entre 0,5 (Santarém) e 10 mm (Mogadouro - Bragança).

O vento soprará do quadrante Norte, geralmente fraco a moderado, sendo moderado a forte no litoral Oeste (Leiria e Lisboa) e nas terras altas do Norte, com rajadas até 75 km/h.

A neve, inicialmente confinada aos pontos mais elevados da serra da Estrela, verá a cota descer gradualmente para 1200 metros. Deste modo, entre as 18:00 de domingo (2) e a 00:00 de segunda-feira (3) prevê-se queda de neve nas zonas montanhosas do Norte e Centro acima dos 1200 metros de altitude, nomeadamente em boa parte das Terras de Barroso, nas Serras do Marão e Montemuro e na Serra da Estrela.

Este domingo, 2 de fevereiro, vai chover de norte a sul de Portugal continental. Porém, a distribuição da precipitação será muito irregular e a acumulação pouco significativa.

Tampouco se descarta a sua ocorrência nalgumas zonas do leste do distrito da Guarda, tais como Almeida e Pinhel, entre outras, mas nestas últimas mais parece ser uma anomalia de resolução do modelo ou então a hipótese de queda de granizo, do que realmente queda de neve.

De qualquer das formas, a acumulação de neve no final das 24 horas de domingo, 2 de fevereiro, será muito residual (entre 0,5 e 2,5 cm), esperando-se que derreta rapidamente quando o sol voltar.