Este domingo, 6 de abril, um vale depressionário afetará Portugal: IPMA coloca estes 7 distritos sob aviso amarelo

A tempestade Nuria já lá vai, mas, como avançado anteriormente pela Meteored, a instabilidade atmosférica voltará muito em breve ao território de Portugal continental, sob a forma de chuva, trovoada e vento. Saiba as regiões mais afetadas!
A tempestade Nuria já abandonou a geografia do Continente, dando umas horas de tréguas na instabilidade atmosférica. Para o que resta deste sábado, 5 de abril, haverá períodos de céu muito nublado, embora com tendência a diminuírem temporariamente durante a tarde no litoral das Regiões Norte e Centro e na Região Sul. Preveem-se aguaceiros fracos, mais prováveis no litoral da Região Norte, mas a tornarem-se cada vez menos frequentes.

O vento de Sudoeste, fraco a moderado, rodará para Sul a partir do final da tarde, sinalizando a iminente chegada de uma nova fase de instabilidade atmosférica que começará nas primeiras horas da madrugada de domingo, 6 de abril, sobretudo no Centro e Sul de Portugal continental. Hoje ocorreu uma pequena descida das temperaturas mínimas na Região Sul e uma ligeira subida das temperaturas máximas no interior Norte e Centro.
Este domingo, 6 de abril, um novo episódio de precipitação afetará estas regiões do Continente
Após um sábado (5) marcado pela diminuição da frequência e intensidade dos aguaceiros, prevê-se que amanhã - domingo, 6 de abril - se assinale um novo episódio de precipitação em vários distritos de Portugal continental, sobretudo nos que se localizam a sul do rio Mondego.
Devido à iminente instabilidade protagonizada pela chegada de um vale depressionário, o IPMA colocou 7 distritos do Continente sob aviso amarelo por previsão de precipitação, por vezes forte e potencialmente acompanhada de trovoada, nomeadamente: Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora e Beja.

Para estes distritos, e também para o de Faro (o único que não está sob aviso amarelo, mas que também será abrangido por este vale depressionário) preveem-se períodos de chuva, inicialmente nas regiões do litoral, e posteriormente a estenderem-se para o interior a partir da manhã.
De tarde, a precipitação passará a regime de aguaceiros, pontualmente fortes, com tendência a diminuírem em frequência e intensidade.
De acordo com os mapas de densidade de raios da Meteored, a trovoada será mais provável nos distritos de Lisboa, Leiria, Santarém, Portalegre, Évora e Beja este domingo, 6 de abril. O vento soprará fraco a moderado do quadrante Sul, pontualmente forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas até ao final da manhã. Entretanto rodará gradualmente para o quadrante Norte e perderá intensidade a partir do final da tarde.
Aviso amarelo de vento, precipitação e agitação marítima emitido para os Açores. E na Madeira?
Entre hoje e amanhã, dias 5 e 6 de abril, estará em vigor o aviso amarelo de vento e precipitação no Grupo Ocidental dos Açores. O aviso amarelo de agitação marítima estará ativo durante mais tempo, perdurando até às 06:00 da manhã de segunda-feira, 7 de abril.
No Grupo Central há aviso amarelo de agitação marítima para hoje, 5 de abril, até às 18:00 e para segunda-feira (7) entre a meia-noite e as 21:00. Há também avisos de vento e chuva, por vezes forte, para este domingo, 6 de abril.

Quanto às ilhas orientais, há apenas um aviso amarelo de chuva, por vezes forte, que estará em vigor entre as 09:00 e as 21:00 de domingo, 6 de abril.
No que diz respeito ao arquipélago da Madeira, o aviso amarelo de precipitação, que será pontualmente intensa, estará em vigor até às 18:00 deste sábado, 5 de abril, nas Regiões Montanhosas e na Costa Sul.