Esta sexta-feira, 7 de fevereiro, haverá chuva, vento e neve em Portugal e estas serão as zonas mais expostas
![](https://services.meteored.com/img/video/preview/dailymotion-x9dm89u_1024.jpg)
Uma linha de instabilidade chegará a Portugal continental amanhã e resultará em chuva, vento e queda de neve. Saiba aqui quais as regiões mais afetadas.
O dia de hoje contará com nebulosidade crescente, com o passar das horas, de Norte para Sul. Esta é sinal de mudança no estado de tempo, onde a partir das últimas horas do dia, já se sentirão alguns aguaceiros pontuais no Norte e Centro do país, podendo estes serem em forma de neve, nos pontos mais altos da Serra da Estrela e da região Norte.
O início de sexta-feira será marcado pelo retorno da chuva
Contudo, será a partir das primeiras horas da madrugada de amanhã, sexta-feira, que a chuva se tornará mais intensa e abrangente. Esta irá incidir essencialmente nas regiões Norte e Centro, com episódios de chuva, por vezes, forte, podendo ainda chegar ao Alentejo e ao Algarve, de forma mais moderada, à medida que as horas passam.
Para além da possibilidade de queda de neve ao final do dia de quinta-feira, também existe a probabilidade da mesma ocorrência ao início do dia de sexta-feira, aquando as temperaturas estiverem mais baixas, nas cotas mais elevadas do país, que neste caso deverá ficar restrito à Serra da Estrela.
![rio atmosférico rio atmosférico](https://services.meteored.com/img/article/esta-sexta-feira-7-de-fevereiro-havera-chuva-vento-e-neve-em-portugal-e-estas-serao-as-zonas-mais-expostas-1738841197351_1024.jpg)
Os primeiros episódios de precipitação irão ocorrer no noroeste do país, movendo-se à posteriori no sentido noroeste-sudeste, até alcançar o Sul do continente.
Ainda assim, é expectável que à medida que a chuva se vai alastrando para sul, que se comece a dissipar a Norte, e assim sucessivamente até se dissipar por completo ao final do dia.
Que outros efeitos são esperados?
Para além da chuva, a velocidade sustentada do vento irá aumentar, de forma generalizada, assim como as rajadas, principalmente durante a tarde de sexta, ainda que as mesmas não devam ultrapassar os 50 km/h. Este perderá velocidade de forma gradual também a partir das últimas horas do dia.
Em relação às temperaturas, entre hoje e amanhã, espera-se uma diminuição generalizada das máximas, ainda que pouco expressiva. Contudo, e contribuindo assim para uma diminuição da amplitude térmica, as temperaturas mínimas sofrerão um aumento também generalizado, sendo que a mínima esperada para amanhã é de -1 ºC, para o distrito de Bragança, face aos -2 ºC de hoje para o mesmo distrito e para a Guarda.