Esta quinta-feira o tempo vai ficar mais frio em Portugal. Eis o que esperar para os dias seguintes, segundo a Meteored
Tal como se verificou na passada semana, esta semana terá dias mais amenos e outros com muita chuva, trovoada e vento. Fique a saber quais os pontos do país a serem mais afetados por esta instabilidade.
O padrão de relativa acalmia que se viveu em grande parte do fim de semana e mesmo na segunda-feira, contrastou com uma terça-feira plena de chuva e vento, que afetou principalmente a parte Sul do território continental. Tal como tinha sido avançado pelo nosso portal, o estado do tempo agravou-se no decorrer do dia de ontem, com a chuva a causar alguns danos principalmente nos distritos do Sul do país.
Em algumas cidades, do distrito de Setúbal, por exemplo, registou-se uma subida do nível da água de alguns ribeiros, sendo que várias estradas e áreas urbanizadas ficaram inundadas com a quantidade de precipitação que caiu num relativamente curto espaço temporal.
Confirmando as previsões dos nossos meteorologistas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) manteve em vigor um aviso laranja, o segundo mais grave na escala de avisos meteorológicos, para todos os distritos a Sul do Rio Tejo, bem como Santarém, Leiria e Castelo Branco.
Quarta e quinta, ventos de mudança
A última madrugada ficou marcada pelos avisos amarelos que subsistiram no interior Centro e Norte do país, bem como nas áreas do litoral pertencentes aos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. Contudo, o dia de hoje será marcado por uma estabilidade mais vincada, principalmente a Sul, com o vento a diminuir substancialmente a sua intensidade. São esperados alguns aguaceiros no Norte e Centro do país e no Alto Alentejo, mas sem os impactes de ontem (inundações urbanas e estradas intransitáveis).
Só o Sul do país vai escapar à previsão de aguaceiros mais fortes e frequentes. Poderá cair alguma precipitação, mas sem grande relevância no dia (ontem caíram cerca de 40 mm, para hoje está prevista a queda de apenas 5,5 mm, em Beja). Já as temperaturas vão registar uma ligeira descida, que será visível tanto na máxima como na mínima.
As temperaturas mínimas na Guarda não vão superar os 9 ºC, em Bragança os 10 ºC e em Vila Real e Portalegre estarão na casa dos 12 ºC. As máximas vão variar entre os 17 ºC da Guarda (cidade mais fria) e os 23 ºC de Beja. O dia de quinta vai manter o padrão de estabilidade. A nossa previsão continua a apontar para aguaceiros dispersos, no litoral Norte e Centro, mas os valores de precipitação serão ainda mais reduzidos, se comparados com os de hoje.
Quinta pode estabelecer o padrão para o fim de semana
De quarta-feira para quinta-feira as temperaturas vão registar uma queda ainda mais acentuada. No que toca à temperatura mínima, a Guarda pode esperar 6 ºC, sendo que Vila Real e Bragança poderão contar com 8 ºC. Já a máxima pode variar entre os 12 ºC na Guarda e os 22 ºC em Faro.
O Sul do país vai escapar à previsão de aguaceiros. É esperada alguma nebulosidade, mas o céu estará maioritariamente limpo. Este poderá ser o padrão de precipitação e temperatura para o fim de semana: alguma chuva no litoral Norte e centro, temperaturas de outono, em conjugação com a duração do dia natural cada vez menor é a receita para o outono na sua plenitude.
Nos territórios insulares, quinta será um dia sem chuva, mas esta regressará na sexta e no sábado, especificamente no Arquipélago dos Açores. As máximas vão rondar os 22 ºC em todas as ilhas, sendo que as mínimas podem variar entre os 16 ºC (Angra do Heroísmo) e os 19 ºC (Santa Cruz das Flores).
Para as ilhas da Madeira, o estado do tempo estará muito mais estável com o sol a brilhar e temperaturas bastante agradáveis. As máximas vão variar entre os 21 ºC (Calheta) e os 24 ºC (Funchal). Já as mínimas podem variar entre os 17 ºC (Calheta) e os 21 ºC (Porto Moniz), na quinta.