Episódio de calor extremo em Portugal: 47ºC para alguns locais!
Os últimos dias têm sido extremamente quentes, por todo o continente português. Adivinham-se dias com temperaturas superiores às que se têm sentido. Saiba mais connosco!
Os primeiros dias de julho foram extremamente quentes e secos, o que veio piorar a situação de seca que se tem vindo a sentir em Portugal. Nos últimos dias foram lançados vários comunicados pela Proteção Civil e pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), de forma a precaver a população em relação ao calor e em relação ao risco elevado e muito elevado (dependendo dos locais) de incêndio rural.
Na presente data, o número de incêndios em Portugal já ultrapassou os 50, sendo que neste momento, estão 5 ativos e 12 em resolução. O incêndio mais significativo até então deflagrou em Ourém e mobilizou mais de 600 bombeiros, apoiados por vários meios aéreos. Este incêndio causou a evacuação de várias aldeias e alguns feridos, mas já foi dominado.
Como estarão os termómetros durante esta semana?
A semana inicia-se quente, mas com alguma nebulosidade por todo o território. A faixa litoral, a norte do Cabo Carvoeiro, denotará uma descida das temperaturas durante o dia de segunda-feira, contudo, as temperaturas acima dos 40ºC continuam a imperar na região alentejana e Beira Baixa.
Na terça-feira, contudo, as temperaturas voltam a aumentar sendo que a temperatura máxima mais baixa prevista é de 29ºC para o distrito de Faro, seguida de 35ºC para o Porto. Já a temperatura máxima mais alta poderá chegar aos 43ºC no distrito de Leiria e Santarém. Não obstante, os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Coimbra também irão ultrapassar os 40ºC.
Há, ainda, uma pequena probabilidade da ocorrência de trovoada seca para o distrito da Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança. Estes estão sob aviso laranja devido à temperatura e sob aviso amarelo devido ao risco de trovoada.
Na quarta-feira as temperaturas deverão ser idênticas às de terça, mas a nebulosidade pode intensificar-se, apesar de não haver previsão de chuva.
Que temperaturas devemos esperar e porque é que estão a acontecer?
Na quinta-feira o cenário térmico será um autêntico inferno, principalmente para as regiões do interior, centro e sul do país, como já é habitual. No entanto, mesmo no litoral, as temperaturas poderão rondar os 35ºC (Porto) e os 37ºC (Viana do Castelo e Lisboa).
Santarém poderá chegar aos 47ºC em vários concelhos. Pelo menos mais 8 distritos deverão ultrapassar os 40ºC (Coimbra, Vila Real, Bragança, Viseu, Portalegre) e chegar aos 44ºC/45ºC, como Beja, Évora e Castelo Branco.
Com isto, foram lançados vários avisos de temperatura extrema (amarelos e laranja) para todo o continente português, pelo que não se descarta a hipótese de serem lançados avisos vermelhos, face a esta previsão de temperaturas perto dos 50ºC!
Estes avisos encontram-se em vigor desde o dia 8 de julho e deverão manter-se até quinta-feira. Contudo, esta informação está em constante atualização, pelo que aconselhamos o acompanhamento permanente da previsão diária.
A causa deste episódio extremo de calor deve-se, essencialmente, ao anticiclone dos Açores associado a um fluxo de leste enquadrado neste centro de alta pressão, que transporta ar quente e seco para a Europa. Este estende-se em crista, pelo que está a causar este episódios de calor em várias cidades europeias.
Até quando esta temperatura se deverá manter?
Este estado de tempo muito quente deverá persistir, pelo menos, até sexta-feira, com valores de temperatura muito acima da média, podendo, no entanto, ocorrer descidas temporárias no litoral, devido à influência marítima.