Entre hoje e sexta-feira haverá chuva, rajadas de vento e aviso amarelo para a neve nestas regiões de Portugal

A chuva voltou a Portugal continental e já deu lugar a alguns avisos amarelos para a região Sul. Também há possibilidade de queda de neve e rajadas acima dos 50 km/h.
Nas próximas horas, a chuva que já cai especialmente ao longo da faixa litoral, de Norte a Sul, deverá intensificar-se e alastrar-se para as restantes regiões da nossa geografia, ainda que se concentre especialmente no Sul e Centro, com episódios de chuva por vezes forte.
Desta forma, o IPMA lançou avisos meteorológicos para os distritos do litoral Sul. Assim, os distritos de Lisboa e Setúbal estarão sob aviso amarelo devido à precipitação entre as 11h e as 18h e os distritos de Beja e Faro entre as 21h e as 12h de amanhã.
Qual a origem da instabilidade e que outros fenómenos poderão ocorrer?
Este episódio de instabilidade deve-se à presença de um centro de baixas pressões a oeste de Portugal continental que também poderá resultar num aumento da velocidade de rajada, podendo o litoral oeste registar rajadas de até 50 km/h.
Para além destas duas variáveis, Castelo Branco e Guarda estão sob aviso amarelo, entre as 15h e as 21h, devido à possibilidade de queda de neve acima dos 1600 metros de altitude, o que significa que é bastante provável que neve na Serra da Estrela nas próximas horas.

Quanto à chuva, as áreas mais afetadas pela mesma serão o Alentejo e Algarve, com o Baixo Alentejo a poder registar mais de 60 mm de precipitação acumulada até ao final do dia de amanhã, sexta-feira. Ainda assim, não se exclui a possibilidade de chuva intensa e persistente noutros pontos do Norte e Centro do país.
Durante a madrugada de sexta-feira, a chuva deverá estender-se de forma mais expressiva ao Norte do país, devendo dissipar-se nas primeiras horas da manhã. Voltará a concentrar-se nas regiões Centro e Sul e, mais tarde, apenas no Sul, devendo dissipar-se totalmente até às últimas horas do dia.
Apesar desta dissipação, é expectável que durante o fim de semana haja ocorrência de precipitação, também com maior expressão nas regiões Centro e Sul. Ainda assim, aconselhamos que se mantenha a par de todas as atualizações do estado de tempo em Portugal, em tempo.pt.