Entre hoje e amanhã haverá rajadas até 115 km/h e ondas até 13 metros nos Açores. Saiba o tempo em Portugal até domingo

Uma depressão passará sobre os Açores entre hoje e sábado, 8 de fevereiro, provocando precipitação, vento intenso e forte agitação marítima. E em Portugal continental e Madeira, o que esperar do tempo para os próximos dias?

Entre hoje - sexta-feira (7) - e amanhã - sábado, 8 de fevereiro - uma depressão estará a afetar o estado do tempo no arquipélago dos Açores. Os três grupos desta região insular estão neste momento sob aviso amarelo (é possível que o IPMA atualize os avisos nas próximas horas), que se estenderá até amanhã (8) devido ao vento e à agitação marítima. Além dos referidos elementos climáticos, destaque-se ainda a precipitação, cuja intensidade prevista, de momento, não justifica a emissão de aviso meteorológico.

Qual será o período mais crítico de vento e agitação marítima para cada Grupo?

O aviso amarelo de vento será válido apenas para os Grupos Ocidental (Corvo e Flores) e Central (Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira). No grupo referido em primeiro lugar entrou em vigor às 09:00 e durará até às 21:00 de hoje, 7 de fevereiro, enquanto que para o segundo grupo mencionado o aviso amarelo de vento começará às 21:00 desta sexta-feira (7) e durará até às 15:00 de amanhã, 8 de fevereiro.

Para as primeiras 2 ilhas referidas, o vento soprará inicialmente de Sudoeste, rodando gradualmente para norte, enquanto no Grupo Central soprará de Noroeste.

vento forte
Preveem-se rajadas máximas até 110/115 km/h para hoje, 7 de fevereiro, no Grupo Ocidental hoje e para amanhã, 8 de fevereiro, no Grupo Central.

Quanto à agitação marítima, o aviso amarelo emitido por previsão de ondulação forte de noroeste aplica-se a todas as ilhas do arquipélago, incluindo São Miguel e Santa Maria. No Grupo Ocidental o aviso estará em vigor entre as 12:00 e as 21:00 desta sexta-feira (7). No Grupo Central estará em vigor entre as 18:00 de hoje (7) e as 12:00 de amanhã (8) e, no Grupo Oriental durará entre as 06:00 e as 18:00 de sábado, 8 de fevereiro.

As ondas atingirão altura significativa entre 3,5 e 7 metros, sendo que se prevê uma altura máxima entre 9 e 13 metros. Adicionalmente, entre hoje (7) e amanhã (8), o céu apresentar-se-á muito nublado, por vezes com abertas, mas também irão surgir diversos períodos de chuva e aguaceiros fracos, que serão moderados a fortes de forma pontual e localizada. Os Grupos Ocidental e Central serão os mais expostos à precipitação.

agitação marítima
A forte ondulação de noroeste poderá atingir altura máxima de 9 a 13 metros.

Para domingo (9), com a movimentação gradual da depressão para leste, prevê-se uma diminuição significativa da instabilidade nos Açores - daí não terem sido emitidos avisos meteorológicos oficiais para esse dia. No geral são expectáveis períodos de céu muito nublado, mas com boas abertas.

Não obstante, a influência da baixa atlântica ainda será notada, com os mapas da Meteored a mostrarem a possibilidade de alguns períodos de chuva fraca ou aguaceiros nos Grupos Central e Oriental este domingo, 9 de fevereiro.

Tempo geralmente anticiclónico no Continente e na Madeira, mas há possibilidade de exceções

Para o arquipélago da Madeira prevê-se uma mudança gradual nas condições meteorológicas, apesar do predomínio da influência das altas pressões. Hoje o céu estará pouco nublado ou limpo, com a nebulosidade a concentrar-se apenas nas Regiões Montanhosas e Costa Norte da Madeira.

Amanhã (8) o vento mudará de quadrante e passará a soprar de Sul, ainda com fraca intensidade. O céu ficará mais nublado por todo o arquipélago, sendo dados os primeiros sinais da mudança de tempo prevista para domingo (9). Já no domingo (9) o vento Sul aumentará ligeiramente de intensidade, soprando fraco a moderado, e a partir do final da tarde/início da noite são esperados os primeiros períodos de chuva, que deverão repetir-se periodicamente na segunda-feira, 10 de fevereiro.

chuva Madeira
As últimas horas de domingo, 9 de fevereiro, poderão ser marcadas pelo regresso da precipitação ao arquipélago da Madeira.

Quanto a Portugal continental, após uma sexta-feira (7) geralmente húmida e instável devido a uma pequena baixa pressão que gerou a frente que tem estado a regar o território, o tempo estabilizará consideravelmente no segundo fim de semana de fevereiro (dias 8 e 9). A chuva tem sido mais intensa no Norte e no Centro do país, especialmente da parte da manhã. À tarde a precipitação passará a regime de aguaceiros, sendo mais provável e frequente no Centro e Sul do país, apesar de menos intensa.

Destaque ainda para a queda de neve nos pontos de maior altitude da Serra da Estrela. O vento de Sudoeste rodou desde o início da manhã de hoje, passando a soprar de Noroeste e de forma pontualmente forte nas terras altas. Esta sexta (7) as temperaturas mínimas registaram uma ligeira subida. As máximas subiram um pouco no interior Norte e baixaram na Região Sul.

Sábado e domingo no Continente com céu geralmente muito nublado. A probabilidade de precipitação é baixa

Com o ar pós-frontal a instalar-se este sábado (8) as temperaturas máximas descerão, sobretudo na Região Norte, com o vento a manter-se de noroeste. As mínimas também registarão valores mais baixos, exceto no Sul do país. É expectável a formação de gelo ou geada no interior Norte e Centro, nos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda e nas zonas de montanha de outros distritos setentrionais e centrais.

Prevê-se ainda o aparecimento de nevoeiro matinal. O céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, não se descartando a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca. A probabilidade, neste momento, é reduzida (geralmente inferior a 30%), mas existe, tanto para sábado (8), como para domingo (9).

probabilidade de precipitação
A probabilidade de chuva será geralmente inferior a 30%, porém, nalguns locais no domingo (9), supera os 40%.

Para domingo (9) não se vislumbram grandes alterações, com o domínio das altas pressões a manter-se por mais uma jornada. O vento soprará fraco de Noroeste e haverá nevoeiro matinal nas terras baixas da Região Sul. Prevê-se ainda a formação de geada nos distritos de Bragança e da Guarda, que poderá surgir de forma isolada noutros locais do Norte e do Centro.

No Norte as temperaturas máximas e mínimas deverão registar um aumento e no Centro espera-se uma ligeira subida das máximas. O céu estará geralmente nublado, não se descartando a probabilidade, ainda que baixa, de ocorrência de aguaceiros fracos.