Em que zonas de Portugal irá chover mais esta semana? Eis o que evidenciam os mapas de precipitação da Meteored

Entre 19 e 24 de novembro espera-se um contraste meteorológico em Portugal, com chuva no Norte e Centro e sol predominante no Sul. Saiba o que lhe reserva a semana com os mapas da Meteored!

A semana de 19 a 24 de novembro de 2024 será marcada por padrões que oscilam entre períodos secos, especialmente a Sul de Portugal Continental, e episódios de chuva, concentrados nas regiões do Norte e Centro. Este padrão reflete a influência de sistemas meteorológicos em interação, resultando numa distribuição desigual de precipitação ao longo do território. Confira as principais tendências para a semana.

De sol e aguaceiros ocasionais na terça-feira à precipitação na quarta-feira

Esta terça-feira (19) começa com céu pouco nublado em grande parte do país, mas com algumas exceções. A nebulosidade será ocasional, especialmente no litoral Centro e Sul. Não se descartam aguaceiros fracos e dispersos em algumas áreas, mais prováveis no Algarve e no litoral ocidental do Centro. As temperaturas máximas devem manter-se acima da média para a época, variando entre 16 e 23 °C, dependendo da região. Em geral, a precipitação será escassa e de fraca intensidade.

Na quarta-feira (20), a aproximação de uma frente em dissipação trará alguma precipitação na região do Norte, com destaque para o Minho e Douro Litoral, onde a probabilidade de ocorrência de precipitação ascende em algumas áreas aos 55%.

Precipitação Norte Portugal
Quarta-feira espera-se a aproximação de uma frente em dissipação, que está na origem de precipitação na região Norte, especialmente no Minho.

Nestas áreas, espera-se céu muito nublado ou mesmo encoberto, enquanto no Centro e Sul, o tempo será mais seco e com boas abertas. Em pontos montanhosos do Norte e Centro, os aguaceiros poderão ser um pouco mais frequentes. O vento, de intensidade moderada, soprará de Oeste a Noroeste, aumentando nas terras altas. As temperaturas máximas deverão descer ligeiramente, mas ainda continuarão acima da média para a época.

Intensifica-se a probabilidade de precipitação para o fim de semana

A quinta-feira (21) mantém o padrão observado no dia anterior, com maior nebulosidade a Norte e períodos de sol a Sul. O destaque continua a ser a possibilidade de chuva fraca a moderada, especialmente nas áreas a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Estas precipitações podem acumular-se de forma mais significativa em áreas montanhosas. O vento, de componente Noroeste, será moderado, com rajadas mais intensas nas terras altas do Norte e Centro. As temperaturas mínimas e máximas variam pouco em relação ao dia anterior.

Na sexta-feira (22), o padrão de precipitação permanece centrado no Norte, onde se esperam períodos de chuva intermitente, especialmente no litoral e zonas montanhosas. No Interior, haverá mais abertas e bons períodos de sol, com menor probabilidade de chuva. No litoral ocidental, não se descartam chuviscos ocasionais. As temperaturas manter-se-ão amenas, com máximas entre 17 e 22 °C. O vento soprará de Noroeste, sendo mais intenso nas áreas costeiras e terras altas.

O fim de semana promete trazer maior instabilidade devido à formação de uma forte depressão próxima ao Reino Unido, que poderá sofrer o processo de ciclogénese explosiva. Este sistema influenciará Portugal, com uma frente ativa a atravessar o território entre sábado (23) e domingo (24). A chuva será mais significativa no Norte e Centro, particularmente no Minho, onde se espera alcançar um volume acumulado de mais de 30 mm.

chuva acumulada portugal
Para o fim de semana espera-se maior instabilidade devido à formação de uma depressão próxima do Reino Unido, com influência no estado de tempo entre sábado (23) e domingo (24).

Especialmente durante o dia de sábado (23), ocorrerão episódios de precipitação, podendo ser acompanhada de vento moderado a forte e alguma agitação marítima. No Sul, as condições devem ser mais secas, embora a nebulosidade aumente progressivamente. As temperaturas, em contraciclo com o resto da Europa, continuarão elevadas, com máximas bem acima da média para novembro, devido à influência de ar quente associado à frente.

Distribuição regional e anomalias semanais

A precipitação semanal será mais expressiva no Norte, onde o volume acumulado deverá situar-se entre 75% e 100% do valor normal para esta época do ano. Já nas regiões a Sul do sistema Montejunto-Estrela, a precipitação estará abaixo do normal, com valores entre 25% e 50%. O contraste reflete a interação de massas de ar frio a Norte com a corrente de ar mais quente e seco que domina o Sul.

As temperaturas médias semanais deverão apresentar uma anomalia positiva de +2 a +3 °C em relação à média para novembro, confirmando a persistência de condições relativamente amenas para a época. Este cenário será mais evidente a Sul, onde o sol dominará em grande parte dos dias.