Em que regiões choverá mais em Portugal nos próximos dias? Isto é o que revelam os mapas de precipitação da Meteored
Depois de um fim de semana com temperaturas amenas, a semana até 17 de novembro será instável e fria em Portugal. Uma depressão trará chuva no final da semana, com a precipitação acumulada até 100 mm no litoral algarvio. Confira a previsão completa!
Depois de um fim de semana e início de semana com temperaturas amenas para a época, em dias de celebração do São Martinho, esta semana, que se estende até 17 de novembro, trará uma mudança acentuada no estado do tempo em Portugal Continental. Uma depressão isolada em altitude irá influenciar o tempo em vários países da Europa, incluindo o nosso território, marcando o regresso da instabilidade e do frio.
O início da semana com descida das temperaturas e instabilidade na quarta-feira
Após uma segunda-feira, com tempo estável, na terça-feira, dia 12, a aproximação de uma depressão em altitude trará uma alteração dos padrões atmosféricos, designadamente em termos de temperatura e vento. O vento soprará moderado a forte, principalmente nas terras altas do Interior Norte e Centro, com rajadas que podem atingir os 60 km/h.
As temperaturas começam a descer de forma gradual, em especial no Interior e nas regiões do Centro e Sul. As máximas deverão situar-se ainda entre os 14 ºC e os 18 ºC, enquanto as mínimas poderão descer para valores próximos dos 0 ºC nas regiões mais abrigadas do Interior Norte.
Na quarta-feira, dia 13, espera-se a chegada de uma depressão isolada em altitude que traz ar frio, e que provocará uma descida abrupta das temperaturas e o aumento da instabilidade atmosférica. Esta situação poderá resultar em aguaceiros pontuais, trovoadas e até queda de neve nas áreas de maior altitude. A nebulosidade aumentará de Norte para Sul ao longo do dia.
Durante a tarde de quarta-feira, o céu ficará progressivamente mais nublado, especialmente na região Centro, onde são esperados alguns aguaceiros dispersos que, em locais acima dos 1200 metros, poderão ser sob a forma de neve.
A Serra da Estrela poderá, assim, ver os primeiros flocos de neve neste outono, marcando uma transição para condições mais invernais. O vento continuará a soprar moderado a forte, principalmente de nordeste, e as temperaturas descem significativamente. As mínimas poderão atingir valores negativos nas regiões do Interior Norte e Centro, com formação de geada durante a madrugada.
Instabilidade origina aguaceiros a partir de quinta-feira?
Nos dias 14 e 15 de novembro, quinta e sexta-feira, o tempo manter-se-á instável, com nebulosidade variável e aguaceiros frequentes. A precipitação poderá ser pontualmente intensa, especialmente na região Centro e Sul, e acompanhada de trovoada.
A descida das temperaturas continuará a ser notória, especialmente nas máximas. Nas regiões do Interior Norte e Centro, os termómetros poderão não ultrapassar os 10 ºC durante o dia, enquanto no litoral as máximas deverão situar-se entre os 14 ºC e 16 ºC. A combinação de temperaturas baixas e ventos fortes trará uma sensação térmica mais fria, especialmente nas terras altas.
Para o fim de semana de 16 e 17 de novembro, a previsão continua incerta, mas o modelo de referência da Meteored indica a tendência para a continuação da instabilidade, particularmente no sábado, dia 16. As condições meteorológicas poderão ser marcadas por períodos de precipitação e vento moderado, com possíveis abertas, especialmente nas regiões Norte e Litoral.
Segundo o modelo ECMWF, utilizado nos mapas da nossa equipa da Meteored, demonstra que a precipitação acumulada até 17 de novembro deverá oscilar entre os 2 mm e os 100 mm, dependendo do posicionamento final da depressão.
Na região do Algarve prevê-se que os valores acumulados possam ser mais elevados, enquanto na região Norte Litoral a precipitação poderá ser mais escassa.