Em março, chove cada dia um pedaço!

A sabedoria popular diz-nos que em março costuma chover regularmente. O terceiro mês do ano trouxe consigo a boa nova da chuva, essencial para o País. Veja a previsão do estado de tempo para o fim-de-semana!

Mar agitado e céu muito nublado em Vila do Conde, Portugal. Foto de João Paulo da Silva, Guimarães.

Desengane-se se pensa que a chuva foi sol de pouca dura! A tempestade Emma trouxe consigo água, ótima para a agricultura, mas arrastou consigo alguns problemas como os danos materiais que tem causado por esse Portugal fora. Desde barcos tombados a árvores desenraizadas, queda de neve em pontos pouco habituais e ondas que atingem alturas assustadoras, o que nos reserva o primeiro fim-de-semana deste março atribulado?

É inegável que tem precipitado, ora sob a forma de chuva, ora sob a forma de granizo ou neve por Portugal Continental e Arquipélagos. Prevê-se que continue a chover bastante nos próximos dias.

A previsão do estado de tempo para hoje em território continental aponta para um panorama de céu nublado com chuva moderada ou de céu muito nublado com chuva moderada. A maioria dos territórios portugueses deverá ser alvo do primeiro cenário e alguns outros, como Bragança, Aveiro e Évora terão uma carga de nebulosidade maior. Para os distritos da Guarda, Santarém, Lisboa e Setúbal prevê-se chuva fraca e céu nublado.

Braga é o distrito português em que mais vai chover ao longo do dia de hoje. Do litoral para o interior Norte, a tendência de ocorrência de precipitação é progressivamente menor. Nas regiões Centro e Sul, verifica-se exatamente o oposto. O distrito de Portugal Continental em que vai chover menos hoje, é Santarém. Aliás, em Lisboa e Setúbal, distritos com litoral, vai chover menos comparativamente a Portalegre e Évora. É muito provável que no decorrer das próximas horas se desenvolva o risco de tempestades em Viana do Castelo, Leiria, parte litoral do distrito de Beja e Faro.

Representação do acumulado de precipitação previsto entre 2 e 5 de março em Portugal Continental.

Quanto às temperaturas, prevêem-se mínimas de 0ºC na Região Norte para os distritos de Bragança e da Guarda. A máxima não deverá passar dos 15ºC no distrito de Aveiro. À medida que nos deslocamos para a Região Centro, as temperaturas vão subindo, registando-se mínimas de 4ºC em Castelo Branco e Portalegre e máximas que poderão chegar aos 17ºC em Leiria e Santarém. Na Região Sul, regista-se mínima de 7ºC em Évora e máximas que atingem os 17ºC em Setúbal, Beja e Faro. Nas Ilhas, apesar da chuva, vão registar-se  uns “quentinhos” 16ºC de mínima e 19ºC de máxima no Funchal e 10ºC de mínima e 12ºC de máxima em Ponta Delgada.

A queda de neve deverá ocorrer a partir de amanhã, na cota dos 1000/1200 metros, em pontos elevados das serras portuguesas, como por exemplo a Serra da Estrela. O vento vai continuar a soprar moderado a forte constituindo algum perigo. Pode vir a atingir rajadas de 90 km/h no litoral e de 110 km/h nas terras altas.

O mar continua revolto pelo que expressamente recomendamos que não realize deslocações próximas à praia. As ondas de sudoeste deverão chegar aos 5 metros de altura nos locais com frente marítima. Mais de metade das barras marítimas estão em funcionamento condicionado ou totalmente encerradas. Clique aqui para visualizar o mapa.