Em breve haverá um acentuado arrefecimento do tempo em Portugal. Eis as regiões em que se prevê mais frio

O estabelecimento das altas pressões, o vento de Leste e a aproximação de uma massa de ar polar continental provocarão uma descida acentuada das temperaturas em Portugal continental nos próximos dias. São esperados até -4 ºC em várias cidades e povoações. Saiba mais na previsão!

Tal como avançado previamente pela Meteored, este sábado (11) foi marcado pela persistência da instabilidade meteorológica até ao início da tarde nas Regiões Norte e Centro de Portugal continental, com a chuva a ser mais frequente no Minho (distritos de Viana do Castelo e Braga) e Douro Litoral (distrito do Porto).

Com o avançar das horas, a chuva deu lugar a céu nublado com boas abertas, que por sua vez deu lugar a um nevoeiro denso em várias zonas do país. O vento mudou de quadrante e passou a soprar de Norte e Este. A esta alteração está associada uma massa de ar polar continental procedente do interior da Europa, que será impulsionada ao longo das próximas horas até à Península Ibérica.

Embora a parte mais fria da massa de ar nem chegue a tocar em Portugal continental, a mera aproximação do ar polar, aliados ao estabelecimento das altas pressões e ao vento fraco de Es-Nordeste, provocará uma queda das temperaturas, que será abrupta nalgumas regiões, especialmente nas do interior.

Nos próximos dias o tempo arrefecerá gradualmente, com noites e manhãs cada vez mais frias - como se pode observar neste mapa de anomalia térmica (negativa) - que revela locais com valores de temperatura até 11 ºC abaixo da média climatológica de referência.

Deste modo, a partir de amanhã - domingo, 12 de janeiro - assistiremos a uma mudança radical no estado do tempo na geografia do Continente. Embora as primeiras horas do dia ainda sejam marcadas pelo hidrometeoro do nevoeiro, que será denso e generalizado até meio da manhã em grande parte do país, a instalação progressiva do anticiclone conduzirá a um tempo estável, com noites calmas e de céu geralmente limpo.

Amanhã, os termómetros registarão uma descida generalizada das temperaturas mínimas e uma descida das máximas no Nordeste Transmontano (distrito de Bragança) e Beira Alta (distrito da Guarda).

Durante pelo menos a primeira metade da próxima semana - segunda (13), terça (14) e quarta (15) - esta tranquilidade anticiclónica conduzirá a um acentuado arrefecimento noturno, sobretudo nas zonas mais distantes do mar (interior), sendo provável a formação de geada, que será generalizada nos distritos do interior Norte e Centro e localmente forte.

Por sua vez, o gradual estabelecimento do vento do quadrante Leste levará a um agravamento do tempo frio, que será particularmente percetível durante o período matinal e noturno.

Arranque da próxima semana será significativamente mais frio

Na segunda-feira (13) haverá geada em grandes áreas do Nordeste Transmontano e Beira Alta e nalguns pontos da zona da Serra da Estrela e do extremo norte e preveem-se temperaturas mínimas entre 1 ºC e -3 ºC em todas estas zonas.

tempo frio
Na segunda-feira (13) já é esperada a formação de geada e ocorrência de temperaturas mínimas negativas nalgumas zonas do interior Norte e Centro de Portugal continental.

Nos planaltos e zonas montanhosas as temperaturas serão de -2 ou -3 ºC. Os distritos mais frio serão Bragança, Guarda e alguns locais de Castelo Branco. As zonas montanhosas de Vila Real e do Minho também rondarão -1 ºC. Por capitais de distrito, estas são as temperaturas mínimas mais frias previstas para segunda-feira (13), por ordem da temperatura mais baixa para a mais alta: Guarda (-2 ºC), Bragança (-1 ºC), Portalegre e Évora (3 ºC) e Viseu e Santarém (4 ºC).

Terça-feira ainda mais fria: até -4 ºC nestas 2 capitais de distrito

Na terça-feira, 14 de janeiro, é expectável uma nova descida das temperaturas e a geada continuará a espalhar-se pelas regiões do interior de Portugal continental. Com exceção do Algarve, o frio matinal e noturno será mais significativo em praticamente todo o país, com mínimas entre 5 ºC e -4 ºC nas capitais distritais.

Haverá um acentuado arrefecimento noturno, que será particularmente forte em todo o interior Norte e Centro (distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Viseu), zonas de montanha (Serra da Estrela, por exemplo), zonas da Beira Baixa (distritos de Castelo Branco) e ainda no Alto Minho e interior dos distritos do Porto e Aveiro. Em vastas zonas destes distritos prevê-se a formação de geada.

acentuado arrefecimento noturno
Para terça-feira, 14 de janeiro, prevê-se outra descida das temperaturas, com o termómetro a registar novamente mínimas negativas, de até -4 ou -5 ºC, em diversos locais do interior das Regiões Norte e Centro.

No que diz respeito às capitais de distrito, tudo indica que Bragança e Guarda ocuparão o “primeiro lugar” no que toca às temperaturas mais baixas, com mínimas de -4 ºC. Mas, outras vilas, localidades e povoações do interior Norte e Centro, tais como Mirandela (-5 ºC), Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Vinhais (-4 ºC), bem como Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Sabugal e Celorico da Beira (-4 ºC) atingirão temperaturas semelhantes ou ainda mais baixas.

Recomenda-se, para aqueles que têm de se levantar cedo, que removam o gelo dos carros e que conduzam com muita cautela e precaução devido à provável presença de gelo na estrada.