Em Abril, águas mil? A atmosfera em Portugal esta semana
Depois de uns dias de chuva, que alternaram com períodos de céu nublado e com períodos de céu quase limpo, o que se espera em Portugal nos próximos dias? Deite um olhar sobre as previsões!
Até quinta-feira a chuva vai aparecer a espaços e ao ritmo de aguaceiros, alternando com períodos do dia em que o céu estará nublado e com períodos de céu limpo, um pouco por todo o território nacional. Em Portugal Continental, a precipitação aparecerá ocasionalmente entre hoje e quinta-feira, passando por um período de maior calmia durante o dia de amanhã.
Nas Regiões Autónomas, Açores e Madeira, a chuva não será um problema durante os três próximos dias. Se nos Açores, em Ponta Delgada, a chuva será residual quer hoje quer amanhã, no Funchal não deve chover e o sol sorrirá, aparecendo em breves momentos do dia por entre as nuvens.
Em Portugal Continental
Na Região Norte, a chuva incidirá em maior quantidade e com maior frequência, como já é habitual, em relação ao restante território português. Genericamente, vê-se nos modelos de previsão que a chuva progride, de forma mais intensa para uma menos intensa, do norte litoral para o norte interior de Portugal.
Na Região Centro a tendência é basicamente a mesma, sendo que o dia de amanhã é menos fustigante. Aliás, amanhã a chuva será praticamente residual em todo o país, sendo que só quinta-feira voltará a incidir de forma suave a moderada no nosso retângulo à beira-mar plantado.
A Sul, os distritos de Évora, Beja, Setúbal e Faro acompanharão a tendência das outras Regiões continentais, o que significa que apenas as Autónomas dos Açores e da Madeira se livrarão da chuva. No Algarve, em particular, e porque esta parte do país sempre se destaca de forma distinta em termos climatológicos e meteorológicos, apesar da chuva que cairá, o sol estará presente durante maiores períodos de tempo dos dias que aí vêm.
E o Mar?
O Mar, como forte elemento marcante em relação ao que se define na Atmosfera, estará bastante agitado. Vindas de noroeste, as ondas atingirão alturas entre os 5 e os 7 metros e em momentos de auge, chegarão mesmo aos 12 metros de altura. Estes movimentos de ondas da superfície do mar serão percetíveis em todo o território com linha de costa ocidental. Alastrar-se-é também à costa sul, no Algarve.
Se deseja passar uma semana sossegada, abrigue-se da precipitação e do vento! O acompanhamento das situações meteorológicas é fundamental para que possa organizar a sua agenda, sem o comprometimento da chuva, sobretudo em atividades ao ar livre. Não deixe de acompanhar o modelo Europeu de previsão do estado de tempo e, já sabe, nunca se esqueça do guarda-chuva!