Do Halloween para o Dia de Todos os Santos: que tempo virá depois?
Já é praticamente “certo e sabido” que a chuva irá permanecer em boa parte de Portugal continental nos dias anteriores ao Halloween. Mas, a partir de 1 de novembro, feriado e dia de Todos os Santos, como poderá ficar o estado do tempo? Consulte a previsão!
Muita gente desfrutará de uma longa ponte em Portugal durante os próximos dias. Irão as temperaturas permanecer mais altas do que o normal no último suspiro de outubro ou haverá mudanças consideráveis no estado do tempo?
Tempo ameno e chuva abundante no litoral a norte de Leiria
Nas últimas 36 horas, quinta (27) e sexta-feira (28) o estado do tempo tem estado incrivelmente chuvoso, instável e com muita atividade elétrica, sobretudo no litoral a norte de Leiria e com particular intensidade no Minho, Douro Litoral e Regiões de Aveiro e Coimbra.
A trovoada tem sido frequente, sobretudo nos períodos do final da tarde e início da noite, com notável aumento das rajadas de vento de Sudoeste, que transportam calor e humidade. Tudo graças a uma massa de ar quente e tropical, repleta de vapor de água, contida na circulação de uma depressão atlântica situada a noroeste da Península Ibérica.
Por causa de um forte bloqueio de altas pressões situado no Mediterrâneo, as frentes libertadas pela depressão atlântica a oeste de Portugal continental e da Galiza adquiriram um carácter estacionário, traduzindo-se em chuva abundante, podendo ser localmente forte e persistente, o que dá azo para inundações, tal como tão bem se pode observar no tweet da imagem de radar acima.
Mas se é verdade que a norte do Tejo o tempo tem estado bastante instável, especialmente nas regiões mais próximas à faixa costeira ocidental (a norte de Leiria), o Alentejo e o Algarve não somam gota de água digna o suficiente para ser chamada de chuva.
Felizmente, os modelos indicam que, pelo menos durante sábado (29) e parte de domingo (30), a chuva poderá cair nestas regiões, cronicamente carenciadas de água e as mais prejudicadas pelas secas frequentes no nosso país.
Assim, tudo indica que, ainda que pouca, a precipitação irá conseguir romper com o “jogo” de altas pressões e com as barreiras naturais e chegar a mais regiões ao leste e ao Sul de Portugal continental, tais como Alentejo e Algarve, as mais carenciadas de água. Quanto ao resto do país, a tendência é para que sábado (29) seja ainda mais intenso, tempestuoso e chuvoso do que os dias que lhe antecederam.
Já para domingo (30) prevê-se um abrandamento substancial na instabilidade, ainda que possam subsistir alguns aguaceiros irregulares de norte a sul do país, com períodos nublados e abertas.
Diminuição significativa da temperatura a partir de domingo
Quanto aos valores térmicos ainda se manterão relativamente elevados no sábado devido à humidade da massa de ar tropical - apesar de uma ligeira descida - e aos ventos de Sul/Sudoeste. A partir de domingo (30), aí sim, espera-se uma nova diminuição da temperatura, quer no período diurno, quer no período noturno.
Prevê-se máxima de 23 ºC para Faro, e de apenas 14 ºC na Guarda. No Porto a mínima não irá além dos 12 ºC e em Lisboa deverá fixar-se em torno dos 15 ºC. O vento soprará fraco, em geral, e de direções variáveis.
Dia de Halloween e início de novembro
Na segunda-feira (31) muitos portugueses farão ponte, e poderá voltar a chover, de norte a sul de Portugal continental, praticamente sem exceção. A chuva não cairá durante toda a jornada, mas será fraca, pontualmente moderada ou forte. O céu estará em geral bastante nublado e deverá ocorrer uma nova descida das temperaturas máximas e mínimas um pouco por toda a nossa geografia.
Para terça-feira (1), feriado, Dia de Todos os Santos e primeiro dia de novembro, a instabilidade deverá diminuir substancialmente, mas será de esperar alguns aguaceiros na vertente atlântica, sobretudo no litoral norte. No resto do território haverá períodos nublados e, de novo, estima-se outra descida nos termómetros em todo o país.
A temperatura mínima será igual ou inferior a 10 ºC em grande parte de Portugal continental, baixando para uns gélidos 5 ºC na Guarda, em oposição a uns agradáveis 15 ºC em Faro. No Porto e em Lisboa, prevê-se, respetivamente, 10 ºC e 14 ºC de mínima, e 17 ºC e 19 ºC de máxima.
Nos dias seguintes, quarta (2) e quinta-feira (3), com um fluxo de Norte/Noroeste, o tempo estabilizará, embora com alguns aguaceiros no Noroeste do país. Em geral, o ambiente arrefecerá imenso, sobretudo no interior do país, com possível ocorrência das primeiras geadas. A partir de sexta-feira (4) a incerteza é enorme, pelo que recomendamos que se mantenha atualizado(a) quanto ao tempo através da nossa secção de notícias, modelos e mapas.