Do calor de quase 30 ºC à tempestade Olivier. Vai ser assim esta semana em Portugal, segundo o geógrafo Alfredo Graça

Esta semana o tempo em Portugal continuará muito variável. As temperaturas subirão quase aos 30 ºC nos próximos dias. Porém, a tempestade Olivier provocará o regresso da chuva, trovoada e granizo ao país. Saiba a previsão completa!

Após um fim de semana caracterizado por um estado do tempo variável, marcado pela alternância de períodos de céu nublado e sol com períodos de chuva e instabilidade, é seguro afirmar - de acordo com o que revelam os mapas de referência da Meteored - que a situação sinóptica manterá esta dinâmica, típica da primavera, na semana de 7 a 13 de abril.

A consolidação da crista subtropical, associada a uma massa de ar quente, provocou esta segunda-feira (7) uma subida das temperaturas, gerando um estado do tempo estável, algo mais quente, geralmente seco e soalheiro. Isto contrastou bastante com o céu nublado e com os períodos de precipitação gerados ontem - domingo, 6 de abril - por um vale depressionário que atravessou as Regiões Centro e Sul de Portugal continental.

Aproveite as próximas 48 horas... serão as mais quentes de 2025 até agora, com quase 30 ºC nestas regiões

Para amanhã, terça-feira, 8 de abril, prevê-se uma nova subida das temperaturas, derivada da consolidação das altas pressões, da gradual instalação do ar quente sobre a nossa geografia e do vento quente e seco do quadrante Leste.

O tempo vai ficar cada vez mais quente até quarta-feira, 9 de abril. Prevê-se mesmo que, em termos de valor máximo da temperatura do ar e em termos de área geográfica abrangida, este seja o dia mais quente de 2025 até agora.

As capitais de distrito mais quentes registarão temperaturas máximas de 27 ºC (Coimbra) e de 26 ºC (Leiria, Santarém e Lisboa). As mínimas manter-se-ão relativamente baixas - inferiores a 10 ºC - fruto do natural acentuado arrefecimento noturno da estação primaveril, em cidades como: Braga, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco.

Espera-se que quarta-feira, 9 de abril, seja mesmo o dia mais quente do ano 2025 até agora, tanto em termos dos valores máximos previstos para a temperatura do ar, como em termos de área geográfica abrangida.

As baixas pressões vindas de Sul, agora designadas de Tempestade Olivier, transportarão poeiras procedentes do Norte de África. É expectável uma deterioração considerável da qualidade do ar pelo menos entre quarta-feira (9) e sábado (12), sobretudo no Centro e no Sul da geografia do Continente.

Em localidades dos distritos de Aveiro e Coimbra, tais como Águeda, Anadia, Coimbra, Condeixa-a-Nova e Soure, preveem-se temperaturas máximas de 29 ºC, valores mais típicos do mês de maio e praticamente a fazer lembrar a estação estival!

Tempestade Olivier trará chuva e trovoada a Portugal continental a partir de quinta-feira, 10 de abril

A partir de quinta-feira (10) está previsto o final do curto período de estabilidade atmosférica em Portugal continental.

Seja o primeiro a receber as previsões graças ao novo canal WhatsApp. Siga-nos e ative as notificações.

A tempestade Olivier - a 15ª depressão atlântica de grande impacto da temporada 2024/2025, nomeada pela Agência Estatal de Meteorologia Espanhola (AEMET) - dará neste dia início a um novo episódio de condições meteorológicas adversas, provocando mais períodos de chuva e/ou aguaceiros, por vezes fortes e sob a forma de granizo e potencialmente acompanhados de trovoada.

Intrusão de poeiras do Saara à vista. O céu vai começar a ficar esbranquiçado já na quarta-feira (9), de sul para norte. As poeiras deverão manter-se em suspensão sobre o território do Continente na sexta e no sábado, dias 11 e 12 de abril, porém, a concentração das mesmas terá tendência a diminuir gradualmente. O período mais crítico será na quinta (10) e todo o país será afetado, sobretudo do rio Douro para sul, até ao Algarve.

Na quinta (10) a precipitação ainda será irregular na sua distribuição geográfica, sendo provável, inclusive, que se combine por coalescência com as poeiras do Saara, dando origem ao conhecido fenómeno de "chuva de lama".

Prevê-se que sábado, 12 de abril, seja um dia condicionado pela precipitação em Portugal continental. Poderá chover (e trovejar) em qualquer ponto do território, por vezes de forma intensa.

Mas é para sexta (11) e também para sábado (12) que se prevê um período mais generalizado e intenso de chuva ou aguaceiros, e talvez acompanhado de granizo e trovoada, uma vez que a tempestade Olivier continuará a “rodopiar” a oeste de Portugal continental nesses dias, gerando frentes e linhas de instabilidade que percorrerão o nosso país de sul para norte.

De acordo com os nossos mapas, os distritos que irão, potencialmente, registar mais precipitação acumulada até ao final do dia de sábado, 12 de abril, são: Portalegre e Castelo Branco (50 a 80 mm), seguidos de Leiria, Santarém, Setúbal, Lisboa, Évora e Beja. Algumas zonas do Algarve e do Centro-Norte também poderão acumular quantidades significativas de pluviosidade.

Segundo as atuais previsões, os períodos de precipitação e instabilidade atmosférica deverão prolongar-se, pelo menos, até ao Domingo de Ramos, 13 de abril. Deste modo, não se exclui a possibilidade de que a Semana da Páscoa 2025 inicie húmida e instável.