Depois de um fim de semana quente, como será o início da próxima?
A semana que agora termina, começou com temperaturas tímidas para o verão, mas acaba com as mesmas a rondar os 30º C na maior parte do país. Como será o início da semana que se avizinha?
Como foi avançado aqui, o calor voltou e parece que vai permanecer por alguns dias no nosso território. No dia de hoje, sexta-feira (4 de agosto), houve um aumento generalizado da temperatura máxima, ainda que a mínima permaneça baixa, um pouco por todo o país, sendo que apenas no distrito de Faro é que esta deverá ultrapassar os 20º C.
O que nos espera o início da próxima semana?
Com o aumento gradual e generalizado das temperaturas, espera-se que a partir de domingo estas sofram ainda mais um aumento, incluindo as temperaturas mínimas que deverão chegar aos 18º C (em Bragança) e aos 25º C (em Portalegre), já na próxima terça-feira.
Quanto às temperaturas máximas, estas deverão ultrapassar a barreira dos 40º C em vários distritos, já a partir de segunda-feira, entre os quais, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Beja, que podem chegar aos 41º C. Para além destes, temos Évora que pode chegar aos 42º C e, por fim, Santarém que pode bater a máxima mais alta do dia, com probabilidade de chegar aos 43º C!
Com isto, já foram lançados alguns avisos meteorológicos, devido à persistência de valores de temperatura elevados, principalmente no sul do país, que permanecerão ativos, pelo menos até às 13h do dia 6 de agosto, no distrito de Beja. Contudo, estes estão em constante atualização, em tempo.pt.
E nos arquipélagos dos Açores e da Madeira?
Quanto ao arquipélago dos Açores, a temperatura continuará estável, podendo chegar à máxima de 25º C na terça-feira. Já a precipitação deverá voltar no domingo, um pouco por todos os grupos de ilhas, podendo permanecer também nos primeiros dois dias da próxima semana.
No arquipélago da Madeira, a temperatura máxima deverá ser de 26º C no Funchal, no domingo e na segunda-feira. O céu deverá manter-se limpo ou pouco nublado, sem indicação de ocorrência de precipitação.
O calor veio para ficar?
Ainda que incerto, pois quanto mais próximo da data, mais correta seria a previsão, o nosso modelo estima que a partir de quarta-feira os valores de temperatura possam diminuir, ainda que nada de muito significativo. Todavia, fiquemos atentos às próximas previsões.