Depois de algumas mudanças no estado de tempo em Portugal, principalmente no Norte e Centro do país, como será a semana?

Os últimos dias apresentaram algumas alterações no estado de tempo, tais como chuva e trovoada, principalmente no Norte e Centro do país. Como será o início da próxima semana?

Depois de uma semana estável do ponto de vista atmosférico, em que, inclusive, as temperaturas sofreram um aumento generalizado por todo o país, desde sexta-feira algumas mudanças começaram a fazer-se notar. Desta forma, o que podemos esperar da semana que se inicia?

As mudanças sentidas essencialmente nas regiões Norte e Centro, passaram pela ocorrência de precipitação, por vezes em forma de granizo, e trovoada, como noticiamos.

A semana irá iniciar com alguns episódios de precipitação

Apesar de um domingo praticamente seco em toda a nossa geografia, segunda-feira trará alguma chuva. Esta deverá entrar no território pelo noroeste, ao final da manhã ou início da tarde, intensificando-se e alastrando para a restante região Norte e Centro, podendo chegar à região de Lisboa, ainda que aqui seja pouco provável.

Ainda assim, a área com mais incidência deverá ser a região minhota, como podemos observar no mapa abaixo.

precipitação acumulada
Precipitação acumulada às 23h de segunda-feira.

Quanto às temperaturas, entre domingo e segunda-feira, será possível denotar uma diminuição generalizada das máximas e das mínimas, um pouco por todo o país. A máxima mais elevada deverá chegar aos 26 ºC no distrito de Faro e a mais baixa não deverá ultrapassar os 16 ºC no distrito de Viana do Castelo.

Terça-feira com presença de alguma chuva e temperaturas mais baixas

Na terça-feira a chuva deverá manter-se a oeste da Barreira de Condensação, ainda que com menos intensidade do que no dia anterior e não deverá alastrar-se tanto para sul, podendo concentrar-se mais nos distritos do litoral Norte.

A chuva deverá manter-se a oeste da Barreira de Condensação ao longo dos dias, com a sua expressão a diminuir com o passar dos dias.

Em relação à temperatura, esta voltará a baixar, tanto a máxima como a mínima, sendo que a temperatura mais elevada não deverá passar dos 23 ºC, em Faro. O distrito da Guarda deverá ser o mais frio, com os termómetros a alcançar apenas os 11 ºC de máxima.

Quarta-feira contará com nova descida de temperatura. E a chuva, manter-se-á?

A meio da semana as temperaturas máximas deverão estabilizar, contudo, as mínimas sofrerão uma descida, onde a mínima mais baixa deverá ser registada no distrito da Guarda, onde rondará os 3 ºC, seguida de 5 ºC para o distrito de Bragança. As máximas respetivas para estes distritos deverão chegar aos 11 ºC e 14 ºC.

temperatura
Distribuição da temperatura para quarta-feira, às 6h.

Quanto à precipitação esta deverá permanecer nas mesmas regiões do dia anterior, ainda que com menos expressão.

Reta final da semana: o que esperar?

No que toca aos últimos dias úteis da semana (quinta e sexta-feira), apesar do nível de incerteza ser mais elevado, devido à distância temporal, o nosso modelo de confiança ECMWF mostra-nos que entre quarta e quinta-feira deverá denotar-se uma nova descida da temperatura na maioria dos distritos e que a chuva poderá abranger a região Centro, podendo ainda chegar a Lisboa e a Portalegre.

Contudo, apesar da margem de erro elevada, o modelo indica uma melhoria generalizada no estado de tempo entre quinta e sexta-feira, onde as temperaturas poderão voltar a subir, de forma gradual, mas generalizada, e a chuva poderá, também, começar a dissipar-se do nosso território.

Porém, continue a acompanhar as nossas previsões de forma a manter-se a par de possíveis mudanças.