Dentro de poucas horas o granizo e a trovoada serão mais prováveis nestas duas regiões de Portugal

Completamente fora de época, o mau tempo veio para ficar no final desta semana, podendo colocar em risco a realização de inúmeras festas populares. Acompanhe a nossa previsão do estado do tempo!

Depois de uma semana relativamente tranquila em termos meteorológicos, com estabilidade e temperaturas relativamente adequadas para a época do ano, surge uma segunda metade da semana turbulenta onde poderemos ter aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada e granizo, um pouco por todo o país.

Esta situação de instabilidade, potenciada pela ocorrência de um fenómeno de gota fria, uma “depressão isolada com expressão em altitude”, promete trazer chuva relativamente abundante, principalmente no Norte do país, levando o IPMA a ativar avisos laranja para a manhã de sexta-feira, em 6 distritos.

Estes avisos laranja surgem depois dos avisos amarelo estarem em vigor durante a tarde de hoje, em praticamente todo o território nacional, à exceção dos distritos de Faro, Beja e Évora, e corroboram a informação meteorológica sucessivamente lançada pela Meteored nos últimos dias.

Mapa de acumulação de precipitação.
Esta é a nebulosidade e precipitação prevista para sexta-feira, dia 28, às 16:00, mostrando que o Norte do país será uma das regiões mais afetadas pela gota fria.

Festas molhadas podem não ser abençoadas

A instabilidade de sexta-feira (28) virá na sequência de uma quinta-feira (27), onde o estado do tempo se degradará ao longo da tarde. O céu vai estar nublado e estão previstos aguaceiros nas regiões do Norte e Centro do país, que podem ser acompanhados de trovoada e granizo. O vento será fraco em todo o território, de Oeste e as temperaturas mínimas registarão uma ligeira subida a Norte e uma descida a Sul. Já as temperaturas máximas sobem em todo o território à exceção do litoral Sul, onde se verificará uma ligeira descida.

No Norte, as comemorações alusivas a São Pedro na Póvoa de Varzim, Afurada e Espinho e no Centro, em Porto de Mós, Sintra e Montijo são certames que atraem milhares de visitantes contribuindo para a criação de riqueza a nível local e regional.

Os festejos populares deste fim de semana, nomeadamente as festas de São Pedro, iniciam-se em muitos locais nesta sexta-feira, dia 28, contudo poderão sofrer alguns constrangimentos face à previsão do estado do tempo. As condições de precipitação e a ocorrência de trovoadas levam a que os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Porto, Vila Real e Viseu estejam sob avisos laranja entre as 09:00 e as 21:00.

Aparentemente, o Sul do país será a área menos afetada pela passagem desta gota fria. Os distritos de Faro, Beja e Évora apenas registam avisos amarelos para trovoada e precipitação entre as 12:00 e as 18:00 desta sexta-feira. As temperaturas máximas vão variar entre os 23 ºC de Faro e os 28 ºC de Beja e Évora. Já as mínimas vão variar entre os 15 ºC (Beja e Évora) e os 17 ºC (Faro).

Trovoada.
A densidade de raios será maior no Norte do país, ao longo do dia 28 de junho.

Na sexta, um país, duas medidas

No Norte do país, a situação será claramente diferente. A norte do Tejo, na maioria dos distritos, os avisos amarelos estendem-se pela noite de hoje e perduram até ás 21:00 de amanhã (Centro) ou transformam-se em laranja (Norte). Em Lisboa, Setúbal e Santarém, os avisos amarelos só estarão em vigor até às 09:00, o céu estará geralmente muito nublado, o vento será fraco a moderado e vai verificar-se uma ligeira descida da temperatura máxima, em relação a quinta-feira.

A descida da temperatura máxima é algo que se vai verificar em todo o território continental. A temperatura máxima mais baixa será registada na Guarda (19 ºC), já a mais elevada será em Bragança (29 ºC). As mínimas vão variar entre os 14 ºC (Guarda) e os 19 ºC (Bragança). Há ainda a possibilidade de se registarem rajadas convectivas (downbursts ou frentes de rajada), com especial incidência nas regiões do Norte e Centro do país, tanto no litoral como no interior.

Os fenómenos convectivos ocorrem quando há forte instabilidade atmosférica, movimentos verticais ascendentes e elevado conteúdo em humidade na baixa troposfera.

A situação que se viverá em Portugal continental contrastará com a relativa estabilidade que se verifica nos arquipélagos. Para os Açores, nas ilhas dos grupos Oriental, Central e Ocidental, haverá nebulosidade, com boas abertas, vento moderado, mas sem chuva. Já na Madeira, a parte Norte da ilha registará alguma nebulosidade, mas o Sul vai ter o céu geralmente pouco nublado e quase sem vento.

As temperaturas estão enquadradas com o que se considera habitual, com as máximas a variarem entre os 24 ºC e os 27 ºC e as mínimas entre os 18 ºC e os 20 ºC, nas ilhas dos Açores. Para o Funchal e para o Porto Santo, a sexta-feira reserva uma máxima de 25 ºC e 24 ºC, respetivamente, e uma temperatura mínima de 19 ºC.

Estarão em risco as festas populares?

Grande parte da instabilidade atmosférica desaparecerá substancialmente durante o fim de semana, pelo que em princípio os festejos populares, motores da economia e potenciadores de encontros familiares, não estarão em risco.

Porém, em certos momentos do fim de semana, os aguaceiros, por vezes intensos e associados a um vale depressionário, poderão ser desmancha-prazeres para atividades ao ar livre. Mantenha-se atualizado diariamente com as nossas notícias de previsão, aqui no website e na app.