De Sintra à Póvoa de Varzim: que tempo fará na noite de São Pedro em Portugal?

A época das festas dos Santos Populares em Portugal terminará em breve com a comemoração do São Pedro nalgumas regiões portuguesas. Com a iminente gota fria, muita gente questiona se haverá entraves às celebrações.

tempo em portugal são pedro
O São Pedro é um dos Santos Populares mais festejados nas cidades e localidades de Sintra, Évora, Setúbal, Póvoa de Varzim, Seixal e Macedo de Cavaleiros. Deverão estes territórios estar preocupados com eventuais impactos da gota fria? Fonte: imagem gerada por IA.

Nos últimos dias, aqui na Meteored, temos vindo a alertar frequentemente para a chegada de uma gota fria - ou depressão isolada com expressão em altitude - que atingiria o nosso país na segunda metade desta última semana de junho, isto é - falando mais especificamente - entre hoje, quarta-feira (26) e sexta-feira, dia 28.

Salientámos, também, que o período mais crítico da passagem desta gota fria em Portugal continental teria lugar entre o início da tarde de quinta (27) e durante toda a jornada de sexta-feira (28), algo corroborado oficialmente no dia de hoje pelo IPMA que ativou avisos amarelos para quase todos os distritos do nosso país, precisamente para as próximas 48 horas e justamente nos períodos descritos.

Prevê-se que sexta-feira, 28 de junho, seja o dia com maior severidade no que diz respeito ao estado do tempo, não só porque se espera um agravamento da situação meteorológica, como também porque mais áreas geográficas serão abrangidas no que diz respeito ao risco de aguaceiros fortes, trovoadas, granizo e possibilidade de rajadas convectivas.

Nesta tarde de quarta-feira, dia 26, o tempo já está a mostrar sinais de agravamento no interior Norte, nomeadamente no Nordeste Transmontano e em particular nas áreas montanhosas, sendo visíveis os ecos de precipitação convectiva e trovoada nos radares.

Que tempo fará na noite de São Pedro nas cidades e regiões portuguesas que o celebram?

Nas próximas horas e dias a bolsa de ar frio que se isolou da corrente de jato polar e se desenvolveu no Atlântico continuará a deslizar pela costa oeste de Portugal e entrará pelo Cabo de São Vicente (Algarve), rumando depois para nordeste, e dissipando-se a partir de sábado, dia 29.

gota fria portugal são pedro
Devido ao reflexo em superfície, espera-se que o período mais gravoso da sua passagem seja mesmo na sexta-feira, 28 de junho, dia de celebração do São Pedro em muitas cidades portuguesas. Esta é a atual previsão de precipitação e nebulosidade para as 23:00 de sexta-feira, dia 28.

Após uma quinta-feira (27) em que se estima que a instabilidade (aguaceiros, trovoada, granizo e possibilidade de rajadas convectivas) seja mais generalizada a partir da tarde no interior das regiões Norte e Centro e em que todos os distritos a norte do Tejo estarão sob Aviso Amarelo, prevê-se um agravamento do estado do tempo na sexta-feira, dia 28, com os Avisos Amarelos a estenderem-se para as regiões situadas a sul do Tejo. Apenas Faro escapa, de momento, ao Aviso Amarelo.

Como já foi referido, é para sexta-feira (28) que se prevê o dia mais severo do ponto de vista meteorológico, com a precipitação a ser por vezes forte, algo mais generalizada e acompanhada de trovoada, ocasionalmente sob a forma de granizo. Também se vislumbra o risco de localmente ocorrerem rajadas convectivas (fenómenos extremos de vento como downbursts húmidos ou frentes de rajada) ou rajadas de vento intensas.

Na noite de 28 para 29 de junho e no dia 29 de junho celebra-se o São Pedro em muitas cidades, tais como Sintra, Évora, Setúbal, Póvoa de Varzim, Seixal e Macedo de Cavaleiros (entre outras), sendo o dia 29 de junho feriado em muitas destas localidades. Embora o aviso amarelo deixe de estar ativo na maioria destas regiões às 21:00 de sexta-feira, dia 28, algumas cidades ainda registarão céu encoberto/parcialmente nublado/nevoeiro e/ou possibilidade de chuva fraca ou chuvisco na noite de sexta (28) e nas primeiras horas de sábado (29), tais como Sintra e Póvoa de Varzim.

Além de Sintra e Póvoa de Varzim que poderão ter céu bastante encoberto e chuva fraca ou chuviscos, Macedo de Cavaleiros é, das localidades supracitadas, aquela que poderá ser mais afetada por trovoadas e períodos de chuva na noite e madrugada de São Pedro e também durante boa parte de sábado, dia 29.

No entanto, para mais certezas, consulte-nos nas previsões atualizadas que lançaremos amanhã e na sexta-feira, dia 28. Também pode recorrer à nossa previsão por localidades na app ou no website.

Estarão as celebrações de São Pedro em risco?

Como já foi referido, prevê-se que o período mais crítico da passagem da gota fria seja durante a manhã e tarde de sexta-feira, podendo isto variar entre regiões.

Algumas atividades associadas ao São Pedro poderão ter de ser canceladas se ocorrerem durante o período diurno, mas durante o período noturno, não se perspetivam grandes motivos de preocupação devido ao provável desagravamento do estado do tempo entre o final da noite de sexta (28) e as primeiras horas de sábado (29), sendo possivelmente a única exceção a localidade de Macedo de Cavaleiros.

CidadeTemperatura noite (sexta, dia 28) e madrugada (sábado, dia 29) de São Pedro
Póvoa de VarzimEntre 16 e 17 ºC
SintraEntre 16 e 17 ºC
Macedo de CavaleirosEntre 17 e 18 ºC
SetúbalEntre 18 e 19 ºC
SeixalEntre 18 e 19 ºC
ÉvoraEntre 16 e 19 ºC

Para o próximo sábado, dia 29, prevê-se um desagravamento significativo das condições meteorológicas, ainda com ocorrência de precipitação, em particular nas Regiões Norte e Centro, mas com menor intensidade que nos dias anteriores, uma vez que a gota fria já praticamente se terá dissipado do nosso território, deixando apenas estes vestígios e rumando a nordeste para zonas de Espanha, Pirenéus e zonas do sul de França.