Das noites geladas e tempo seco, à hipótese de precipitação em Portugal: mapas da Meteored revelam onde se prevê chuva
A semana de 14 a 19 de janeiro será marcada por um forte contraste meteorológico em Portugal: o continente terá tempo seco e noites geladas, enquanto nos Açores se espera uma semana com chuva intensa.
A partir desta terça-feira, 14 de janeiro, verificar-se-á um contraste meteorológico entre o território continental e os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Portugal Continental permanecerá sob a influência de um forte anticiclone que mantém as condições estáveis e ausência de precipitação, enquanto os Açores estarão suscetíveis à ocorrência de precipitação, por vezes, intensa, especialmente nas ilhas ocidentais e centrais.
Portugal continental com uma semana seca e com acentuado arrefecimento noturno
De terça-feira (14) a domingo (19), espera-se que o território continental continue a beneficiar de tempo seco, com dias soalheiros e noites muito frias. Não se prevê precipitação significativa em grande parte do país, e a anomalia de precipitação deverá atingir valores de aproximadamente -100% em relação à média para o período. As manhãs serão marcadas por gelo e geada, com temperaturas mínimas que podem atingir os -3 °C, particularmente nas regiões do interior Norte e Centro.
São esperados para quarta-feira, às 6:00 da manhã, -3 ºC em Castelo Branco, -2 ºC em Viseu, na Guarda e em Bragança. Também no litoral, e sobretudo na região norte, as temperaturas serão muito baixas, devido ao arrefecimento noturno, com 2 ºC no Porto e 1 ºC em Braga. Já as tardes serão amenas, ideais para atividades ao ar livre, uma vez que o vento será geralmente fraco e o céu maioritariamente limpo.
A incerteza aumenta no fim de semana (entre 18 e 19 de janeiro), quando a possibilidade de uma depressão vinda do Atlântico poderá trazer alguma precipitação ao Norte e Centro do país. Contudo, os modelos meteorológicos ainda não oferecem garantias, e novas atualizações poderão alterar este cenário.
Chuva persistente e risco de trovoada nos Açores, temperaturas acima da média na Madeira
Nos Açores, o cenário será completamente distinto. O arquipélago continuará a ser afetado por sistemas frontais sucessivos, que trarão chuva frequente e, por vezes, intensa, principalmente nas ilhas ocidentais e centrais. Entre esta terça e quarta-feira (14 e 15 de janeiro) são esperados períodos de chuva moderada a forte no grupo ocidental, com algumas abertas nas ilhas do grupo central. O grupo oriental terá maioritariamente abertas, embora com possibilidade de aguaceiros ocasionais.
Para os dias seguintes, e até domingo (19), o padrão meteorológico torna-se mais incerto, mas é provável que a precipitação diminua em intensidade, embora persistente. O mar estará muito agitado, com ondas que poderão alcançar os 7 metros nos grupos ocidental e central, e até 3 metros no oriental. Na sexta-feira (17), ainda se esperam aguaceiros intensos, sobretudo nos grupos ocidental e central, com a probabilidade de precipitação a situar-se acima dos 80% em grande parte do território destes grupos.
No que concerne ao Arquipélago da Madeira, continuará sob condições meteorológicas estáveis, com céu limpo ou pouco nublado e temperaturas acima da média para janeiro.
O vento, predominante de Nordeste, será moderado a forte nas áreas expostas e terras altas. Não se espera precipitação significativa ao longo da semana, embora o aumento da nebulosidade para domingo (20) possa aumentar a probabilidade de precipitação isolada, especialmente nas vertentes norte da ilha.
Mudança à vista no final da semana?
A partir de dia 20, os modelos meteorológicos sugerem uma potencial mudança no padrão atmosférico. O enfraquecimento do anticiclone sobre a Europa Central poderá permitir a entrada de novas frentes atlânticas, com a probabilidade de ocorrência de precipitação no continente e nas regiões autónomas. No entanto, há ainda muita incerteza quanto à magnitude e abrangência destas possíveis alterações.
De qualquer modo, esta será uma semana de contraste. Se por um lado, em Portugal Continental se esperam noites geladas e dias soalheiros, nos Açores são esperados períodos de precipitação, por vezes, intensos. Fique atento às atualizações diárias para acompanhar as mudanças no estado do tempo.