Confirmado: este sábado a tempestade Berenice deixará chuva abundante em Portugal. Saiba em que regiões choverá mais
Uma nova tempestade atlântica, de nome Berenice, trará chuva a Portugal continental e Madeira este fim de semana. Será pontualmente forte ou torrencial nalgumas zonas. IPMA ativou aviso amarelo em vários distritos.
O estado do tempo em Portugal continental nas próximas horas e dias será condicionado por uma nova tempestade (ou depressão) atlântica - Berenice, nomeada hoje pela AEMET - que se aproximará do Cabo de São Vicente e posteriormente do Golfo de Cádiz.
As frentes associadas à depressão avançarão pela nossa geografia de sudoeste para nordeste, deixando céu muito nublado e chuva. Todo o território nacional será afetado, mas as regiões mais regadas serão as que se situam a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Nesta tarde de sexta-feira (11) já está a cair chuva localmente forte e persistente em vários distritos do nosso país, o que confirma grande parte do que foi descrito nas previsões que lançámos ontem.
Isto porque, apesar de tudo, o radar disponível na Meteored mostrava, nas primeiras horas da manhã (por volta das 07:00) que a precipitação abundante acabou por passar ligeiramente a sul do distrito de Faro, em pleno oceano Atlântico, ao invés de percorrer a região algarvia de oeste para leste, como estava inicialmente previsto.
As temperaturas subiram hoje, em particular as mínimas, por causa da chegada do fluxo ameno e húmido vindo do Atlântico. O vento passou a soprar do quadrante Sul, por vezes de Sudoeste e com rajadas fortes em todo o país, sendo até 70 km/h em locais montanhosos da Região Centro (Coimbra e Beira Alta, em particular).
Sábado chuvoso e instável, cortesia da tempestade Berenice
Amanhã - sábado, 12 de outubro - Portugal continental e Madeira estarão sob a influência de Berenice e das suas frentes associadas, que deixarão nebulosidade e precipitação abundante em grande parte da nossa geografia.
Tal como referíamos na nossa última previsão, “como o ar flui sempre das altas para as baixas pressões, o ar de latitudes subtropicais conhecido como rio atmosférico e com elevado conteúdo de vapor de água será arrastado pela movimentação da depressão”.
Este rio de humidade entrará pelo sudoeste do Continente impulsionado por Berenice, apresentando-se como um dos principais mecanismos por detrás da chuva torrencial previstas para as regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e em particular, zonas de Alentejo e Algarve.
Todos os distritos a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Faro e Castelo Branco), bem como o distrito de Leiria (o único situado a norte do referido acidente geográfico mas junto à linha de costa e exposto ao fluxo de Sudoeste e às frentes) serão aqueles onde choverá mais este sábado, 12 de outubro. Para os referidos distritos - já sob aviso amarelo - prevê-se chuva localmente muito forte ou persistente acompanhada de trovoada.
Prevê-se que a precipitação acumulada nas 24 horas deste sábado (12) atinja um máximo de 20 mm em Leiria e Setúbal, de 30 mm em Lisboa e Castelo Branco, de 35 mm em Santarém, entre 25 e 70 mm em Évora e até 50 mm em Portalegre, Beja e Faro.
Convém relembrar que estes são os valores máximos de precipitação acumulada previstos para alguns locais destes distritos, dado que a precipitação não se distribui de maneira uniforme pelo território. Será um dia convidativo para ficar em casa, sobretudo no Centro e Sul. No Norte a chuva será menos significativa.
Será necessário estar de guarda-chuva ‘en garde’ em todo o território de Portugal continental, uma vez que a chuva também se expandirá para mais zonas do Centro e Norte, embora aqui surja mais fraca, dispersa e intermitente.
Não obstante, em vários locais da Região Norte e do Centro-Norte será possível fazer alguns planos ao ar livre este sábado (12), embora com precaução. No arquipélago da Madeira haverá períodos de chuva ou aguaceiros e quiçá trovoada devido à chegada de algumas destas frentes.
O vento de Su-Sudoeste será predominante, com intensidade fraca a moderada, e rajadas pontualmente fortes nas terras altas e nalguns locais do litoral Sul. Sábado (12) será um dia menos ventoso do que esta sexta-feira (11).
Apesar de sábado (12) ser caracterizado pela chuva, espera-se uma subida das temperaturas em grande parte de Portugal continental, exceto na Grande Lisboa e na Madeira, onde irão descer. Os valores térmicos noturnos também aumentarão de um modo geral, sobretudo no interior Centro e na Região Norte do país.
Domingo e dias seguintes, o que revelam os mapas?
Domingo (13) será mais estável do ponto de vista meteorológico, apesar dos períodos de céu muito nublado e aguaceiros. Os mapas mostram, atualmente, a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos, principalmente na Região Centro e com destaque para o distrito de Castelo Branco.
Porém, vastas zonas a norte também receberiam precipitação. A sul do rio Tejo a precipitação será pouco provável e escassa, exceto no Algarve onde poderá chover e trovejar com alguma ‘fartura’ nas primeiras horas a partir da meia-noite.
De acordo com a atual previsão dos mapas de referência da Meteored, o tempo instável e chuvoso deverá manter-se na próxima semana, em particular na primeira metade, por causa da provável influência de várias baixas atlânticas.
Na segunda (14) a precipitação seria mais provável nas regiões do interior de Portugal continental e na terça (15) e na quarta (16) estender-se-ia a todo o país. Caso este panorama se concretize, viveremos novamente uma semana chuvosa.