Como vai estar o tempo neste início de semana, em Portugal? Haverá alguma mudança? Espreite a nossa previsão!
O mês de junho, do qual se inicia a segunda semana, tem sido marcado pela instabilidade em termos meteorológicos. Será a toada para esta semana? Não seja apanhado de surpresa, consulte a nossa previsão.
Naquela que é a última semana de aulas para muitos alunos do Ensino Básico e Secundário, sendo também a semana que marca o arranque dos Exames Nacionais, nos dois ciclos de ensino, espera-se que o estado do tempo mantenha a toada do fim-de-semana.
Segundo os modelos de previsão do ECMWF, tanto Portugal Continental como as ilhas estão a registar um início de verão meteorológico relativamente tímido, com temperaturas amenas e alguma instabilidade atmosférica, que primeiro se caracterizou por trovoadas fortes e aguaceiros e que agora se manifesta através de aguaceiros mais pontuais, que só afetam algumas regiões do interior.
Terça-feira: mais para trabalho do que para lazer
De forma geral, para o dia de hoje, terça-feira, poderemos encontrar céu pouco nublado durante a manhã, mas surgirá um aumento na nebulosidade no interior Norte e Centro, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros. Na costa Ocidental, as praias também poderão contar com vento, que por vezes será moderado a forte.
Na maior parte do território, as temperaturas estarão mais adequadas a quem trabalha (e estuda) do que propriamente a quem está de férias. A exceção será no Sul do país, onde se prevê que as temperaturas máximas subam ligeiramente em relação ao fim-de-semana e ao dia de ontem (segunda-feira).
A temperatura mínima vai descer um pouco no interior Norte e Centro. Já a temperatura da água do mar vai variar entre os 16ºC e os 18ºC na costa Ocidental e os 18ºC e os 20ºC na costa Sul. Haverá ainda a possibilidade de formação de nevoeiro ou neblina matinal.
Quarta-feira: ainda não é desta que o tempo muda
Em termos meteorológicos, o dia de quarta-feira será muito idêntico ao de hoje, com duas faces muito distintas: no início e durante a manhã o céu vai estar pouco nublado ou limpo no território continental. Durante a tarde, volta a nebulosidade e com ela a possibilidade de aguaceiros dispersos, essencialmente no interior Norte e Centro.
O vento será, mais uma vez, fraco a moderado, alternado com períodos de vento forte, tanto na costa Ocidental como na costa Sul e nas terras altas. As temperaturas máximas vão variar entre os 29ºC de Faro, Beja e Évora, os 28ºC de Braga e os 21ºC de Leiria e Aveiro, sendo a Guarda a capital de distrito com a máxima mais baixa: 20ºC.
Os distritos da Guarda e de Bragança são os que vão registar a temperatura mínima mais baixa, 10ºC, logo seguidos de Braga, com 11ºC. Nos arquipélagos vai registar-se alguma nebulosidade, tanto nas ilhas da Madeira como nos Açores. Na terça-feira prevê-se alguma chuva no Funchal, mas já na quarta-feira a chuva (fraca) surgirá no Grupo Ocidental dos Açores, na ilha das Flores.
Esta condição meteorológica, um verão muito tímido, acaba por beneficiar quem está a trabalhar e a estudar, mesmo numa semana que é ligeiramente mais curta, devido às comemorações do Dia de Portugal (10 de junho). Menos sorte tiveram os que escolheram esta semana para passar férias, pelos menos nos destinos portugueses.