Como vai estar o tempo em Portugal no Natal de 2020?

Na noite de Consoada e no dia de Natal, o tempo será notícia pela descida generalizada das temperaturas e pelo possível regresso do sol. Contamos-lhe aqui as tendências previstas para estas datas tão desejadas.

mulher; natal
Avizinha-se uma mudança do tempo, protagonizada pelo jato polar, que trará uma descida generalizada das temperaturas no Natal.

Muitas pessoas estão dependentes do panorama meteorológico para o próximo Natal, altura em que poderemos visitar familiares, desde que as medidas tomadas devido à pandemia e o estado das estradas o permitam. Será sem dúvida um Natal diferente do habitual, condicionado pela situação sanitária, mas a meteorologia continuará a ser muito importante na hora de decidir as deslocações. Será que vai nevar e/ou chover, ou pelo contrário fará sol?

Em Portugal continental, um Natal pintado de branco é praticamente uma utopia, especialmente nas regiões Centro e Sul, porque temos um clima temperado e bastante influenciado pelo Atlântico/Mediterrâneo. Na segunda quinzena de dezembro costumam predominar as altas pressões (anticiclónicas) ou fluxos de oeste que resultam numa estabilização do estado do tempo.

As ondulações do jato polar, responsáveis pela mudança do tempo

De acordo com as previsões do nosso modelo de confiança, o HRES-IFS do ECMWF, a partir do dia 22 o vento oeste vai dar tréguas ao Atlântico Norte. A corrente de jato deverá começar a ondular-se de forma evidente, com a possível ascensão do anticiclone dos Açores a latitudes mais elevadas, o que coincidiria com as datas da Consoada e do Natal, e com a presença de baixas pressões em redor das ilhas Britânicas.

Com esta situação sinóptica, estima-se um cenário favorável à canalização do ar frio por parte do anticiclones e das baixas pressões até à Península Ibérica, pelo que falamos de uma descida abrupta das temperaturas, mesmo a tempo das festividades natalícias.

Ande o frio por onde andar, no Natal cá vem parar

Em resultado da passagem de outra provável frente fria, que arrastará consigo as baixas pressões já no próximo dia 23, as primeiras horas da madrugada do dia 24 serão marcadas pela chuva fraca em algumas localidades das regiões Centro e Sul. Ao longo do dia da Véspera de Natal, o tempo começa a alterar-se devido à descida generalizada das temperaturas, com maior impacto nas terras altas do interior Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão ficar abaixo dos 0 ºC em muitas localidades dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda no Natal e dias seguintes.

Previsivelmente, cidades como Bragança e Guarda vão registar temperaturas máximas entre os 3 ºC e os 9 ºC na Consoada, no Natal e dias seguintes, para não falar das temperaturas mínimas que, em muitas localidades dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda, vão ficar abaixo dos 0 ºC, dando jus ao provérbio popular “Ande o frio por onde andar, no Natal cá vem parar”. É momento de poder sair à rua, bem agasalhado com gorro, casaco, e cachecol, para aproveitar o sol que não tem aparecido tão frequentemente nas últimas semanas.

Apesar da descida das temperaturas abarcar todo o país no dia de Natal, em pontos do Baixo Alentejo, do Algarve e do litoral ocidental, os valores diurnos oscilarão entre os 13 ºC e os 17 ºC ainda durante o dia 24, especialmente em Faro. Nalgumas localidades destas regiões, os residentes poderiam até atrever-se a vestir roupa de manga curta.

luvas; frio
Se sair de casa para um passeio higiénico ao sol no dia 25, agasalhe-se adequadamente. O frio vai prevalecer de forma notória em algumas regiões do país.

A partir do dia 25, as temperaturas descem a pique em todo o país. Prevê-se um dia soalheiro, marcado por um padrão de tempo estável e seco, no entanto muito marcado pela injeção de ar frio canalizado desde latitude mais setentrionais. O vento Norte, além disso, ajudará a esta estabilização da atmosfera. As temperaturas máximas previstas para o dia de Natal serão de 11 ºC para os distritos do Porto e de Braga, de 12 ºC para o de Coimbra, de 13 ºC para o de Lisboa, de 9 ºC para o de Portalegre e de 11 ºC para o de Évora.

De forma bem distinta, a tendência do estado do tempo para os Açores estima, de momento, céu muito nublado marcado por aguaceiros tanto na véspera, como no dia de Natal

Um Natal mais húmido nas Regiões Autónomas?

De forma bem distinta, a tendência do estado do tempo para os Açores indica, por agora, céu muito nublado, marcado por aguaceiros tanto na véspera, como no dia de Natal. A chuva terá especial impacto no dia 25. Já as temperaturas serão relativamente amenas em todo o arquipélago, com máxima prevista entre os 14 ºC e os 18 ºC. Predominará o vento Norte com forte intensidade, especialmente no dia 25.

Quanto à Madeira, de momento os mapas auguram que o Natal será bem ‘quente’ e relativamente húmido. Prevê-se temperatura máxima de 20 ºC, com vento Sudeste de fraca a moderada intensidade, bem como precipitação fraca e contínua, sobretudo no dia 25.