Como será o tempo na segunda quinzena de julho?
Nas últimas duas semanas de julho, são esperadas temperaturas agradáveis, à exceção de alguns picos, assim como, algumas nuvens. Confira aqui a previsão!
A primeira quinzena de julho foi marcada por temperaturas mais baixas que o normal, como indicava a nossa previsão, à exceção do fim-de-semana passado que levou regiões do país a registarem cerca de 43ºC e deixou vários distritos em aviso amarelo, como a Guarda, Castelo-Branco, Portalegre, Évora e Beja.
Depois deste episódio com temperaturas elevadas, estas voltaram a diminuir, um pouco por todo o território, devido à passagem de uma massa de ar mais frio, proveniente do Atlântico. Esta começa hoje a dissipar-se, pelo que as temperaturas na costa litoral vão aumentar substancialmente, assim como no resto de Portugal Continental, à medida que as horas avançam e a massa de ar se afasta. Desta forma, quinta-feira será um dia quente!
Inclusive, o IPMA lançou avisos amarelos, devido às temperaturas elevadas, para os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Viana do Castelo. Estes avisos estarão em vigor a partir das 9h de quinta-feira, até às 18h de sexta-feira.
Segunda quinzena de julho: será diferente da primeira?
O nosso modelo de confiança ECMWF, mostra que os próximos dias serão tendencialmente mais quentes, principalmente no fim-de-semana, onde as temperaturas, mais uma vez, deverão alcançar os 40ºC, essencialmente no interior do país. A madrugada de domingo será especialmente quente, no interior.
O litoral continua a mostrar valores de temperatura mais amenos, sendo que poderá ir até aos 34ºC no sábado, que será, mais uma vez, o dia mais quente da semana.
A partir de segunda-feira (dia 19), denota-se uma pequena descida das temperaturas, um pouco por todo o país, pelo que as máximas deverão andar à volta dos 30ºC, mais uma vez, na região alentejana e no interior Norte e Centro.
Para além das temperaturas mais baixas, haverá também alguma nebulosidade, a partir de hoje, ao final da tarde, que se prolongará até quinta, à noite, podendo voltar na segunda-feira. Esta atingirá o Norte e Centro do país, podendo chegar ao Sul.
O vento soprará fraco a moderado, homogeneamente por todo o país. Em relação à precipitação, o modelo ainda não indica qualquer episódio de chuva, no entanto, como a previsão é feita com alguma antecedência, os padrões podem alterar.