Como será o tempo em novembro?
A primeira quinzena de novembro em Portugal deverá registar tempo muito variável e com tendência para a chuva e instabilidade. Confira aqui a previsão para o último mês do outono climatológico!
Novembro já arrancou, húmido e nublado na região Norte, e nublado com algum sol no resto do país. Entramos naquele que é o último mês do outono climatológico e um dos mais chuvosos no nosso país. Além disso, a partir de agora, vamos viver as semanas de transição até ao inverno, nas quais os dias se tornarão cada vez mais curtos e as noites costumam ser frias.
Temperaturas mais elevadas do que o normal no interior
As temperaturas estão a exibir um comportamento muito peculiar desde que o outono climatológico teve início na Península Ibérica, com a entrada sucessiva de várias massas de ar polar ou ártico marítimo, que se têm traduzido num tempo mais fresco. Aliás, na última semana de outubro chegou mesmo a cair neve nas cotas mais altas do Barroso e também na Serra da Estrela, na região Centro.
Com base nas previsões a longo prazo do nosso modelo de referência (o ECMWF), ao longo destes primeiros dias de novembro as altas pressões vão deslocar-se para os arredores das Ilhas Britânicas e da Escandinávia, pelo que predominarão os ventos de este ou nordeste. Com esta circulação atmosférica, as temperaturas deverão ser mais elevadas que o habitual em toda a metade oriental portuguesa ou seja, interior das regiões Norte, Centro e Sul, com os mapas a estimarem uma situação de anomalia térmica positiva (0 a +3 ºC) ao longo de toda esta extensão territorial portuguesa.
Na totalidade do mês, as temperaturas serão mais elevadas que o normal, por exemplo, na região de Trás-os-Montes, na Beira Interior, no Alto e Baixo Alentejo e no interior algarvio, com algumas localidades a registarem até 3 ºC acima do normal. No Arquipélago dos Açores também se passará o mesmo. Na metade ocidental portuguesa, sobretudo nos territórios do litoral, os valores térmicos estarão dentro do normal para esta época do ano, com o mesmo a ocorrer na Região Autónoma da Madeira.
E no que diz respeito à chuva?
À exceção de alguns episódios de instabilidade meteorológica mais tempestuosos e chuvosos como aquele que foi protagonizado pela tempestade Bárbara, o outono climatológico não tem sido, em geral, muito chuvoso em terras portuguesas. No entanto, ao longo desta primeira quinzena de novembro, segundo estimam os modelos numéricos de previsão, esta situação vai alterar-se significativamente, especialmente durante a primeira semana do mês que hoje arranca.
De acordo com o modelo europeu, a região Norte deverá registar os acumulados habituais de precipitação para esta altura do ano. Já no que diz respeito às regiões Centro e Sul, os mapas destacam para esta primeira semana condições favoráveis para uma quantidade abundante e generosa de chuva nestas áreas, para além de possíveis episódios de trovoada acompanhados de granizo.
No resto do mês, parece que a precipitação apresentará valores dentro do normal para esta época do ano em toda a extensão de Portugal continental. Finalmente, convém realçar que estas previsões elaboradas a tão longo prazo estão numa fase experimental e não se mostram muito fiáveis na nossa latitude, onde como muito se podem fazer esboços com tendências de carácter geral. No entanto, o surgimento de alguma Depressão isolada em altitude ou a impressionante atividade ciclónica do Atlântico pode mudar de forma significativa a previsão atual.