Como estará o tempo na segunda quinzena de Agosto?
As temperaturas elevadas, típicas de Agosto, estão a ser sentidas apenas em algumas partes do país. Assim foi nas primeiras duas semanas, será que as próximas serão mais favoráveis? Confira aqui a nossa previsão.
O início de Agosto foi marcado por alguma chuva, entre a região do Minho e Douro Litoral, chegando a Coimbra e Leiria. Porém, com a imposição do anticiclone, o estado de tempo tornou-se mais estável, pelo que, o sol tem sido presença assídua nos nossos dias, apesar de as temperaturas estarem aquém do esperado, para a época estival em que estamos.
À semelhança do que aconteceu no mês de Julho, deram-se alguns episódios de temperaturas mais elevadas, que resultaram em avisos amarelos e laranjas, devido à temperatura máxima extrema, mas não perduraram.
O fim de semana de 14 e 15 de Agosto foi extremamente quente em vários locais do país, mas o calor não chegou à faixa litoral Norte. Quase todos os distritos estiveram sob aviso amarelo. Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Faro estiveram sob aviso laranja, devido ao calor extremo. Os únicos distritos que não estiveram sob aviso foram o Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Leiria.
A segunda quinzena será igual ou as temperaturas elevadas vieram para ficar?
A semana que agora se inicia, começará quente, com temperaturas perto dos 40ºC no Alentejo e Algarve, contudo, à medida que esta se aproxima do fim, as temperaturas começam a descer devagar, principalmente na faixa litoral, a Norte de Lisboa.
A partir de sexta-feira, dia 20, e durante o dia de sábado, dia 21, a nebulosidade volta ao território português, alcançando-o quase na sua totalidade. No entanto, a partir de domingo, esta já se começa a dissipar.
A semana que começa no dia 23, será mais quente, segundo o nosso modelo de confiança ECMWF, que indica temperaturas na ordem dos 30ºC para os distritos do litoral. No entanto, a meio dessa semana as mesmas descem novamente. Ou seja, a segunda quinzena, para Portugal Continental será de algumas oscilações na temperatura, principalmente no Norte do país, mas não deve contar com episódios de precipitação.
E os arquipélagos?
Tanto no Arquipélago dos Açores, como no da Madeira, as temperaturas manter-se-ão à volta dos 25 e 27ºC, respetivamente. Há a possibilidade de ocorrência de precipitação, nos Açores, a partir do dia 19 de Agosto, pelo que deve persistir até ao dia 22.
A amplitude térmica será baixa, pelo que as temperaturas mínimas rondarão os 21/22ºC. A nebulosidade marcará o estado de tempo das ilhas, até ao final do mês.