Chuva forte e trovoada deixam Açores sob aviso amarelo na sexta e no sábado: será por causa do ciclone-bomba Bert?

Hoje e nos próximos dias será notícia em Portugal, Irlanda, Reino Unido e outros países europeus o ciclone-bomba Bert. Esta tempestade, nascida de uma ciclogénese explosiva, passará longe da nossa geografia, mas produzirá fenómenos meteorológicos adversos em várias regiões portuguesas. Saiba mais na previsão!

Primeiro que tudo, entendamos o que é um ciclone-bomba ou ciclogénese explosiva. O ciclone-bomba, também conhecido por ciclogénese explosiva, ocorre quando um ciclone de latitude média se intensifica rapidamente num período de 24 horas. Esta intensificação é representada por uma diminuição drástica e vertiginosa da pressão atmosférica. Nas proximidades da Europa, é necessária uma descida de pelo menos 20 hPa em 24 horas.

Ora, no caso do futuro ciclone-bomba Bert, entre as 17:00 de sexta-feira (22) e as 14:00 de sábado (23) - sensivelmente 21 horas - a pressão diminuirá drasticamente: em torno de 35 hPa. Segundo os mapas de referência da Meteored, no sábado (23), Bert ficará praticamente estacionado a oeste das Ilhas Britânicas (Irlanda e Reino Unido) durante várias horas, ostentando uns impressionantes 940 hPa no seu centro!

ciclone-bomba Bert
Neste mapa observa-se a grande influência do futuro ciclone-bomba Bert sobre vários países e ilhas europeias, destacando-se as Britânicas e os Açores.

Aviso amarelo de chuva forte e trovoada nos Açores na sexta e no sábado: tem a ver com o ciclone-bomba Bert?

Sim… e não. Porquê? Tecnicamente, a futura tempestade Bert nascerá a partir de um processo de ciclogénese explosiva entre sexta (22) e sábado (23), que ocorrerá a oeste das Ilhas Britânicas.

Porém, já ao longo desta sexta (22) e durante as primeiras horas de sábado (23), os Açores já receberão chuva forte e trovoada, estando os três grupos de Ilhas (Ocidental, Central e Oriental) sob aviso amarelo para os próximos dois dias. Então de que forma se relaciona o ciclone-bomba Bert com a precipitação forte e com atividade elétrica prevista para os Açores?

Aviso amarelo de precipitação forte nos Açores: válido no Grupo Ocidental entre as 03:00 de sexta (22) e as 12:00; no Grupo Central entre as 09:00 e as 18:00 de sexta (22) e no Grupo Oriental entre as 18:00 de sexta (22) e as 09:00 de sábado (23).

É muito simples! O centro daquele que será o futuro ciclone-bomba Bert, uma grande tempestade muito cavada e que sofrerá uma diminuição drástica de pressão (o dito processo de ciclogénese explosiva), surgirá a partir da ‘fusão’ de três núcleos, ou centros, de pressão atmosférica. Esses três núcleos ou centros, contidos num mesmo vale depressionário, irão 'fundir-se' num só núcleo ou centro, muito cavado: a futura tempestade ou ciclone-bomba Bert.

vento forte Bert
Neste mapa de vê-se como apesar do centro de Bert estar muito longe da geografia portuguesa, ainda assim provocará rajadas muito intensas, a variar entre 50 e 80 km/h nos Açores.

O centro, ou núcleo, do ciclone-bomba Bert estará muito afastado da geografia lusa, tanto da unidade territorial do Continente, como das unidades territoriais insulares (Açores e Madeira), posicionando-se, isso sim, a oeste das Ilhas Britânicas. Embora nem os Açores, nem o Continente, nem a Madeira sejam atingidos diretamente pelo ciclone-bomba Bert, uma superfície frontal fria (ou frente fria) associada a esta grande tempestade sim, chegará às regiões portuguesas.

No caso dos Açores, a chuva forte e a trovoada que já colocaram todo o arquipélago sob aviso amarelo serão provocadas por uma frente fria gerada por um dos três núcleos que se fundirão no núcleo do futuro ciclone-bomba Bert. Além disto preveem-se rajadas fortes, entre 60 e até 80 km/h na sexta (22) e primeiras horas de sábado (23).

Uns dias mais tarde, entre o meio da tarde de domingo (24) e até ao meio-dia de segunda-feira (25), essa mesma frente fria produzirá chuva, por vezes forte, rajadas de vento intenso e forte agitação marítima em Portugal continental e será reforçada por um rio de humidade, ou rio atmosférico que servirá de ‘combustível’ à precipitação.

ciclone-bomba Bert Açores
Previsão de chuva acumulada até às 12:00 de segunda-feira, 25 de novembro. O ciclone-bomba Bert não vai atingir diretamente nenhuma das unidades territoriais portuguesas. Porém, em pouco tempo, uma frente fria associada a esta tempestade despejará vários milímetros de chuva, por vezes com muita intensidade. Deste modo não se exclui o risco de cheias ou inundações rápidas.

Irá o ciclone-bomba Bert produzir efeitos meteorológicos adversos na Madeira?

Sim. Prevê-se que a mesma frente fria associada ao ciclone-bomba Bert, que afetará Açores e Continente, também gere períodos de chuva, pontualmente forte e persistente, na Região Autónoma da Madeira.

Tal começará por volta das 23:00 de sábado, 23 de novembro, mas, de acordo com o modelo de confiança da Meteored, o período mais adverso está previsto entre as 00:00 e as 15:00 de domingo, 24 de novembro. Toda a ilha será afetada, mas um dos locais mais expostos será São Vicente, na Costa Norte do Arquipélago. Além disto são esperadas intensas rajadas de vento de Sul/Sudoeste, desde 60 km/h e até 80 km/h.

Não se exclui a possibilidade de emissão de avisos meteorológicos, tanto para a Madeira, como para Portugal continental nos próximos dias. Tendo em conta as prováveis atualizações na trajetória e intensidade da frente fria associada a Bert, aconselhamos o acompanhamento do estado do tempo aqui na Meteored nos próximos dias.