Chuva e trovoada na segunda quinzena de maio? Eis as últimas atualizações para Portugal!

A última atualização dos modelos meteorológicos indicam mudanças no estado do tempo para a segunda quinzena de maio em Portugal. Haverá chuva e trovoada nas próximas semanas? Consulte a previsão ao detalhe!

previsão do tempo; Portugal; chuva; trovoada; segunda quinzena maio
Períodos de chuva, aguaceiros e trovoada poderão repetir-se com alguma frequência até ao fim do mês de maio em Portugal continental. Em que regiões será isto mais provável?

O arranque da terceira semana de maio em Portugal continental deu continuidade ao panorama meteorológico verificado nas duas semanas que lhe precederam: estabilidade, ausência generalizada de precipitação, calor diurno, forte nortada e um acentuado arrefecimento noturno.

No entanto, de acordo com as mais recentes atualizações dos mapas meteorológicos de tendência semanal do modelo em que depositamos a nossa maior confiança - o ECMWF - o estado do tempo na nossa geografia estará prestes a mudar (a partir de quarta, 17 de maio) e essa tendência poderá, possivelmente, prolongar-se, de uma forma mais ou menos frequente até ao final do presente mês de maio.

O tempo em Portugal continental até domingo, 21 de maio

Entre quarta (17) e sexta (19), uma grande parte do território do Continente escapará à instabilidade meteorológica, contudo, as regiões mais austrais de Portugal - Baixo Alentejo (Beja) e Algarve (Faro) - estarão expostos à “eclosão” de aguaceiros, chuva e trovoada.

É bastante difícil de prever com precisão as áreas onde isto poderá ocorrer, contudo, os nossos mapas na Meteored sugerem, com algum grau de confiança, que, dentro do Baixo Alentejo e do Algarve, as áreas mais afetadas pela instabilidade meteorológica seriam o Barlavento e o Sudoeste Alentejano (partes mais ocidentais do Sul de Portugal).

A temperatura registará oscilações pouco significativas, mas será de destacar uma subida ligeira da temperatura mínima na Região Sul e uma descida ligeira da temperatura máxima na Região Sul e pequena subida na Região Norte. Para quinta (18) prevê-se uma descida da temperatura.

Até 21 de maio, o mapa de previsão da acumulação de chuva destaca as seguintes regiões de Portugal: Nordeste Transmontano, Alto Tâmega e Douro, Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Algarve, áreas montanhosas do Minho e do distrito de Coimbra.

No fim de semana (sábado 20 e domingo 21) espera-se que os núcleos de ar frio alcancem mais regiões do país, desencadeando mais períodos de chuva, aguaceiros, trovoada e possivelmente granizo. O Sul poderá novamente ser a parte do país mais afetada, além do interior Norte e Centro do país, sobretudo em torno das áreas montanhosas.

Até 21 de maio, o mapa de previsão da acumulação e distribuição de chuva destaca as seguintes regiões portuguesas: Nordeste Transmontano, Alto Tâmega e Douro, Beira Alta, Beira Baixa, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Alentejo Litoral, Algarve, áreas montanhosas do Minho e do distrito de Coimbra.

Previsão acumulação precipitação
Esta é a mais recente previsão da acumulação de chuva até à meia-noite de segunda-feira, 22 de maio, em Portugal continental, com o Algarve e o Baixo Alentejo em claro destaque.

Outros pontos do país também deverão acumular alguma pluviosidade, mas provavelmente de uma forma mais irregular e intermitente. Tendo em conta a tipologia do sistema de baixas pressões previsto, saber com precisão as áreas onde poderão cair os aguaceiros e trovoadas é equiparável a quem “joga na lotaria”.

Será que a mudança de padrão meteorológico irá manter-se do dia 22 até ao fim de maio?

A última atualização dos mapas meteorológicos de tendência semanal, respeitantes à anomalia de precipitação e à anomalia de temperatura, auguram mudanças no estado do tempo entre a próxima segunda, 22 de maio, e o final do mês de maio e inclusive primeiros dias de junho.

O mapa de anomalia térmica do ECMWF aposta, para a semana de 22 a 29 de maio, em Portugal continental, num estado do tempo ligeiramente mais fresco do que a média climática de referência nas regiões a sul do rio Tejo (Alentejo e Algarve). A anomalia térmica será negativa nestas áreas geográficas (até 1 ºC abaixo do habitual).

mapa anomalia temperatura ECMWF Europa Portugal
Para a semana de 22 a 29 de maio prevê-se valores de temperatura inferiores à média climática de referência nas regiões a sul do rio Tejo.

Para uma grande parte do país não se prevê qualquer anomalia na temperatura. Contudo, para o Noroeste e alguns pontos do litoral Centro e interior Norte de Portugal (Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real e partes de Viseu e Bragança), espera-se uma anomalia térmica positiva, isto é, uma temperatura acima da média climática, com os valores a poderem ser até 1 ºC acima do normal. Poderão ser até 3 ºC acima da média numa pequenina zona da Área Metropolitana do Porto, como tão bem se observa no mapa.

Quanto à precipitação, o mapa insiste mesmo uma anomalia positiva para a chuva, com uma parte substancial do território de Portugal continental a poder registar uma quantidade pluviométrica superior à média para a época do ano. De acordo com a cartografia produzida pelo ECMWF, o interior do país (todos os distritos sem acesso ao mar) irá acumular até 10 mm acima do habitual.

Além destes distritos do interior, é de salientar anomalia positiva de precipitação noutros três, mas que possuem acesso ao Oceano Atlântico, sendo eles: distritos de Faro, Beja e Setúbal.

anomalia de precipitação ECMWF Europa Portugal
Prevê-se uma acumulação pluviométrica superior ao normal em grande parte do Continente na semana de 22 a 29 de maio.

Quanto à metade mais ocidental do território, aquela que contém os distritos com litoral, apesar da possibilidade de chuva nestes territórios na semana vindoura, as quantidades estimadas pelo ECMWF não detetam qualquer anomalia significativa, pelos que os valores de precipitação deverão situar-se dentro do standard climatológico de referência. Daí o mapa estar pintado a branco nessa porção geográfica de Portugal continental.

Últimos dias de maio e primeiros de junho

Tanto quanto se pode perceber, os mapas apostam na continuidade de um panorama meteorológico com valores térmicos ligeiramente inferiores à referência (mas na maioria dentro do normal); e, quanto à precipitação, prevê-se, de novo, uma anomalia positiva, praticamente uma “fotocópia” da semana anterior em termos regionais, embora algumas zonas possam registar ainda mais chuva.

É certo e sabido que a incerteza na previsão aumenta consideravelmente num prazo superior a 7 dias, mas estas são as atuais tendências dos modelos meteorológicos em que mais confiamos. Para mais pormenores meteorológicos e climáticos, não deixe de nos consultar diariamente na busca da melhor informação sobre o estado do tempo para Portugal.