Chuva e temperaturas acima da média no arranque da semana em Portugal: até quando?
A chuva tem sido persistente em vários distritos do país, essencialmente no Norte e Centro, nos últimos dias. Para além disso, as temperaturas continuam a subir. Como serão os próximos dias?
Tal como indicava a nossa última previsão, a chuva iria voltar à nossa geografia, tal como as temperaturas amenas, nada típicas do nosso Inverno, devido a uma massa de ar quente e húmido proveniente de sudoeste.
À semelhança do dia de ontem, dia 13 de janeiro, o dia de hoje, 14 de janeiro, contou com precipitação ao longo de toda a faixa litoral entre os distritos de Viana do Castelo e Lisboa, assim como alguma chuva dispersa nos distritos do interior, como Viseu e Guarda. Também o distrito de Setúbal contou com alguma precipitação, tal como alguns locais do Alto Alentejo, ainda que de forma não muito intensa.
Nas próximas horas, durante a madrugada de segunda-feira, a chuva deverá manter-se nas regiões Norte e Centro, ainda que de forma dispersa, podendo, à medida que as horas passam, alastrar-se e concentrar-se mais na região Centro, com possibilidade de chegar até ao Alto Alentejo. Contudo, estima-se que ao final do dia, a chuva abandone o continente.
Com isto, o IPMA lançou avisos amarelos para 13 distritos, devido à precipitação e possibilidade de trovoada. Nos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real este aviso deverá vigorar até às 6h de amanhã. Já nos distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda e Viseu o aviso mantém-se, pelo menos, até às 9h de amanhã. Em Castelo Branco este permanecerá até às 12h, e em Leiria, Lisboa e Santarém, os avisos poderão estar em vigor às 6h e permanecerem até às 15h de amanhã.
Na terça-feira, espera-se que a chuva volte nas primeiras horas da manhã, atingindo maioritariamente a região do Minho e Douro litoral. No entanto, ao final do dia e ao início da madrugada de quarta-feira, a ocorrência de precipitação deverá alastrar-se à maior parte do país, ainda que sem impactos significativos.
No decorrer do dia de quarta-feira, a probabilidade de chuva no sul do país vai diminuindo, mas esta deverá continuar a cair, de forma fraca, no Norte e Centro do país.
Temperaturas acima da média nos próximos dias
Para além da irregularidade da precipitação, as temperaturas mínimas e máximas também estão anormais para a época em que estamos. A máxima de hoje terá chegado aos 21 ºC nos distritos de Beja e Faro e a mínima mais baixa foi de 5 ºC no distrito de Bragança. Estes valores, principalmente das mínimas no interior, estão muito acima do que é esperado para esta altura do ano.
Abaixo, temos o mapa de anomalia térmica, onde podemos ver claramente a mancha presente em toda a faixa interior do país, em que, por exemplo, às 6h da manhã de segunda-feira o distrito de Castelo Branco (que normalmente regista temperaturas baixas), poderá registar uma anomalia de 11 ºC acima da média. Os restantes distritos não se afastam muito deste valor.
Desta forma, a temperatura máxima mais alta para segunda-feira deve chegar aos 20 ºC, em Beja, e a máxima mais baixa deverá ser de 14 ºC para os distritos de Bragança e Guarda. No que toca às mínimas, a mais alta poderá alcançar os 16 ºC para Lisboa e Faro e a mais baixa os 7 ºC no distrito da Guarda.
Na terça-feira não deverão haver alterações significativas nos valores de temperatura máxima e mínima, contudo, na quarta-feira, já se denotará uma diminuição mais generalizada da temperatura, tanto máxima como baixa, ainda que pouco significativa. A máxima esperada é de 18 ºC para Lisboa e Faro e a mínima mais baixa deverá chegar aos 6 ºC no distrito da Guarda.
Estima-se que ao aproximar-se o final da semana, que as temperaturas diminuam ainda mais no continente, contudo, o nível de incerteza da previsão aumenta com o passar dos dias, pelo que recomendamos que visite a nossa previsão regularmente para acompanhar as alterações.
E para os arquipélagos, o que esperar?
A chuva deverá voltar aos Açores já amanhã e permanecer, ainda que se forma dispersa, pelo menos, até quarta-feira. As temperaturas também deverão manter-se constantes, sem ultrapassar os 18 ºC.
Quanto à Madeira, a chuva persiste e há probabilidade de trovoada para terça-feira na Calheta e Funchal. As temperaturas máximas deverão variar entre os 17 ºC e os 21 ºC durante a semana.