Chuva e descida de temperatura: o tempo para a reta final da semana
Está prevista uma mudança no estado de tempo para Portugal Continental já a partir de amanhã, que contará com uma pequena descida generalizada das temperaturas e com chuva. Saiba mais aqui!
Tal como foi avançado aqui, uma mudança drástica no estado de tempo está prestes a acontecer, já a partir de amanhã, sexta-feira.
Com isto, e depois de alguns dias com céu parcial ou totalmente limpo e com temperaturas máximas bem agradáveis, quase típicas do Verão, a instabilidade parece estar de volta ao nosso país.
Previsão para a reta final da semana
É já a partir de hoje que a nebulosidade começa a aumentar, principalmente no Norte e Centro do país. Porém, a chuva só deve entrar no nosso território ao início da tarde de sexta-feira, podendo afetar a maior parte de Portugal continental, com especial relevância para as regiões supracitadas.
Esta instabilidade deve-se à aproximação de uma frente proveniente do Atlântico, que deverá atravessar o país rapidamente, de oeste para este, prevendo-se que grande parte desta chuva fique retida a oeste da Barreira de Condensação, nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro.
Contudo, esta precipitação pode ainda chegar ao Algarve e ao Alentejo, mas num nível pouco relevante e nada suficiente para colmatar os efeitos persistentes da seca nos solos.
Quanto às temperaturas, as máximas poderão descer, de forma generalizada, mas subtilmente, enquanto as mínimas continuarão baixas, sendo que para amanhã a temperatura máxima será de 23º C para os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, e a temperatura mínima será de 5º C para o distrito de Bragança.
E o fim-de-semana, como estará?
Os nossos modelos de previsão apontam para que esta frente passe, efetivamente, rápido e que no sábado, apesar de ainda haver a possibilidade de queda de precipitação, esta se comece a dissipar, podendo haver queda de alguns aguaceiros apenas no litoral norte, durante a madrugada.
Quanto às temperaturas, estas voltarão a baixar ligeiramente neste dia, contudo, no domingo deverão aumentar novamente, podendo a máxima chegar aos 28º C em Évora.
Em suma, a reta final da semana não será muito favorável, mas o fim-de-semana deverá compensar, essencialmente a partir das primeiras horas da manhã de sábado.
Também nos arquipélagos, principalmente nos Açores e Madeira, deverá haver ocorrência de precipitação, mas à semelhança do continente, não deverá ser relevante.