Carnaval "em perigo"? Chuva, frio, trovoada e neve chegam a Portugal esta quinta, 27 de fevereiro, avisa Alfredo Graça

A partir de quinta-feira, 27 de fevereiro, uma depressão provocará chuva, frio, neve e trovoada em Portugal. Estará o Carnaval "em perigo"? Saiba a previsão do tempo para a sua região!
A primeira metade desta terça-feira (25) foi marcada pela ocorrência de aguaceiros pós-frontais, sobretudo nas Regiões Centro e Sul de Portugal continental. Ao longo da tarde de hoje o céu, inicialmente nublado, ficará gradualmente limpo.
Ainda para quarta (26) é expectável uma descida das temperaturas mínimas. Os termómetros irão assinalar valores negativos (abaixo de 0 ºC) em vários locais do interior Norte e Centro (áreas montanhosas do Minho, distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, entre outros locais). Adicionalmente, prevê-se formação de geada, que será mais forte e abrangente em termos geográficos nas referidas regiões.
Instabilidade regressa a Portugal na quinta, 27 de fevereiro. Estará o Carnaval "em perigo" na sua região?
A partir de quinta-feira, 27 de fevereiro, uma depressão situada a oes-sudoeste da Península Ibérica provocará o regresso do tempo adverso à unidade territorial do Continente. O vento passará a soprar do quadrante Sul sinalizando a iminente chegada da instabilidade e a chuva, potencialmente acompanhada de trovoada, cairá tendencialmente no litoral Norte e Centro (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria), Área Metropolitana de Lisboa (distritos de Lisboa e Setúbal) e Algarve (distrito de Faro).
Ainda para quinta-feira (27), é de realçar a possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela e das serras do extremo norte (acima dos 1500 metros de altitude).
Incerteza na previsão do tempo aumenta entre sexta-feira e domingo
Para o período entre sexta-feira (28) e domingo, 2 de março - correspondente ao Carnaval 2025 - a incerteza na previsão meteorológica aumenta significativamente não só devido à natureza caótica deste tipo de baixas pressões, como também à trajetória errática que lhes é reconhecida.

Porém, de acordo com a atual projeção dos mapas de referência da Meteored, a precipitação deverá permanecer em território nacional, podendo concentrar-se maioritariamente nas regiões localizadas a sul do rio Tejo, tanto no sábado (1), como no domingo (2). A norte do Tejo, apenas deverá chover ocasionalmente.
Com este tipo de depressões, em que a incerteza impera quase até ao momento da sua chegada, a previsão da distribuição de chuva é muito complexa. Deste modo, só nos próximos dias haverá mais certezas quanto a este cenário para o fim de semana de Carnaval 2025, cuja possibilidade a Meteored continuará a monitorizar.
Apesar da previsão de chuva e/ou aguaceiros para o fim de semana de 1 e 2 de março nas regiões a sul do Tejo, uma coisa parece ser certa: haverá também vários e bons períodos de sol e/ou céu nublado, sem precipitação.