Carnaval 2020: que tempo fará em Portugal?
O tempo ameno, estável e soalheiro tem sido constante ao longo de fevereiro de 2020. Contudo, às portas do Carnaval, os modelos projetam uma pequena alteração do estado do tempo. Fará frio? Voltará a chuva? Confira aqui a previsão!

Tal como referimos na nossa previsão mensal, fevereiro acabou por se revelar um mês seco, de temperaturas acima da média, e de calor anómalo para a época do ano. As altas pressões não deram trégua ao nosso país, impedindo, com grande eficácia que as tempestades que bombardearam o Norte da Europa nas últimas semanas, chegassem até nós. Ao olharmos para os mapas do tempo das últimas semanas, vemos um contraste colossal entre o grupo de países do Norte/noroeste Europeu e o grupo de países do Sul/Sudoeste.
A Norte, passou primeiro a tempestade Ciara, depois a Dennis e já há outra na iminência de atingir os países das latitudes mais setentrionais da Europa. No Sul/sudoeste, imperou um estado de tempo quente, seco, de escassa precipitação, com estações meteorológicas ibéricas a baterem recordes de temperatura máxima, especialmente em território espanhol. O anticiclone raramente enfraqueceu, dando azo a alguns chuviscos, vestígios dos enormes centros depressionários que circularam a norte e que, sob a forma de intempéries, causaram estragos na Irlanda, Islândia, Reino Unido, Alemanha, Países Baixos, entre outros.
#SevereWeather #Dennis, uma tempestade recorde.
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) February 16, 2020
Nas últimas horas a sua passagem provocou rajadas de mais de 250 km/h na Islândia, ondas de 15 metros e inundações no Reino Unido. A sua pressão chegou a baixar até aos 920 hPa pic.twitter.com/q3iY5k7yDY
Anticiclone e anomalia térmica, as palavras-chave
O tempo tem estado extraordinariamente estável. Esteve e vai continuar a estar calor, da chuva nem sinal há e, quase diariamente temos assistido a bonitos dias de sol e céu limpo, sobretudo esta semana. A situação sinótica aplica-se para a geografia que se estende do Minho e do Douro Litoral para Trás-os-Montes e Alto Douro, da Beira Litoral para a Beira Interior, da Estremadura e do Alentejo, e do Algarve. Ou seja, basicamente todo o país tem sido invadido por este tempo, agradável para a maioria, mas algo monótono e até fora de época.
Para a região Sul, a falta de chuva é má notícia porque antes deste mês de fevereiro anómalo e primaveril, já padeciam da seca meteorológica e da falta de água que poderá ser prejudicial sobretudo para as atividades agrícolas. No Norte e Centro a chuva não faz falta para já, mas convém que chova para que as reservas de água no verão estejam bem preenchidas. Até dia 23 teremos subida das temperaturas, sol e altas pressões atmosféricas.
Fevereiro foi uma genuína desilusão para os amantes da neve e do frio. Em Portugal várias cidades das regiões Centro e Sul superaram os 21 ºC, e no Norte, já este fim de semana assistiremos a várias localidades a atingir os 20 ºC de temperatura máxima, naquele que é o ocaso do inverno climatológico. A primavera climatológica terá início já no próximo dia 1 de março.
Fevereiro está a ser excecionalmente ameno, com #temperaturas significativamente acima da média
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) February 20, 2020
Este mapa do #ECMWF mostra-nos que às portas do #Carnaval2020 a anomalia térmica vai persistir em #Portugal mais uns dias ️
️ Secção de modelos: https://t.co/YgFQCxfZH2 pic.twitter.com/qiyLARKlRN
Novidades na terça-feira de Carnaval?
Estamos às portas do fim de semana de Carnaval. Apesar dos mapas revelarem a continuidade de tempo de soalheiro e ameno, o modelo ECMWF, nosso modelo de confiança, projeta alteração do estado do tempo na terça-feira de Carnaval. As temperaturas vão descer acentuadamente e assistiremos ao regresso da chuva.
Afirmamos isto com algum grau de fiabilidade, apesar de ainda faltarem cinco dias para o Entrudo, período de tempo que em Meteorologia faz toda a diferença para prognósticos de situação atmosférica a curto prazo.
Teremos assim um panorama meteorológico mais aproximado ao inverno a verificar-se já nos últimos dias de fevereiro, com o surgimento de nebulosidade, dum ambiente mais fresco e húmido, por contraste àquele que temos vivido. Os modelos projetam também uma razoável intensificação do vento Norte. Para já, vá desfrutando do sol e desta primavera precoce!