Calor instala-se em Portugal: saiba em que regiões as temperaturas estarão mais elevadas no fim de semana do 25 de Abril

O estado do tempo em Portugal, neste fim de semana que pode ser prolongado, vai encontrar momentos de estabilidade, como se espera nesta altura do ano. Prepare os próximos dias através do acompanhamento da nossa previsão!
O início da semana marcou o regresso da estabilidade meteorológica, depois de semanas de chuva, vento e frio. Desde a passada segunda-feira (21), que a temperatura máxima vem subindo de forma progressiva e o céu tem ficado menos nublado. Contudo, as noites continuam bem frescas, com as mínimas a descerem abaixo dos 10 ºC em grande parte do território de Portugal continental.
Esta toada vai manter-se até ao fim de semana, com o registo de alguns altos e baixos, avanços e recuos, pequenas variações, principalmente do ponto de vista das temperaturas, neste fim de semana que será de férias para muitos portugueses. Para hoje as máximas serão bastante agradáveis, contudo é expectável uma ligeira descida já amanhã, feriado do Dia da Liberdade em Portugal.

O dia em que se celebra a liberdade no nosso país será de aguaceiros no Norte e centro do país, em especial nas regiões do interior, que podem ser acompanhados de trovoada. Já para o fim de semana espera-se nova subida da temperatura, em especial da máxima que chegará perto dos 25 ºC em certas regiões.
Para sábado antecipa-se um regresso da primavera "a todo o gás"
Naquele que é o segundo fim de semana prolongado de três seguidos, a previsão do estado do tempo aponta para dias que podem ser passados fora de casa, seja a tratar da horta, do jardim, ou até mesmo em passeio e lazer. Para o dia de sábado (26), o céu estará limpo, principalmente a sul do rio Tejo. Na “metade” Norte do território continental é esperada alguma nebulosidade, que não impedirá valores bastante aceitáveis de insolação.

As temperaturas mínimas devem descer ligeiramente, em relação ao dia de sexta-feira (25), sendo que segundo a nossa previsão poderão variar entre os 5 ºC de Bragança e da Guarda e os 13 ºC de Faro e Lisboa. Já as máximas poderão oscilar entre os 16 ºC da Guarda e os 24 ºC de Faro e Beja. O vento vai soprar do quadrante Norte, fraco da parte da manhã, apresentando uma intensificação progressiva no decorrer do dia.
Para os territórios insulares, o sábado pós-feriado será de chuva, na forma de aguaceiros. Nos Açores, esta condição afetará sobretudo as ilhas dos grupos Ocidental e Central, sendo que as ilhas do Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) deverão contar com nebulosidade persistente. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC (Ribeira Grande) e os 16 ºC (Santa Cruz das Flores), sendo que as máximas poderão oscilar entre os 17 ºC (Angra do Heroísmo) e os 19 ºC (Santa Cruz das Flores).
Para o Arquipélago da Madeira, os aguaceiros deverão ser intercalados com boas abertas, segundo a nossa previsão. Apenas a ilha de Porto Santo escapa à previsão de chuva para este dia. As temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC (Calheta) e os 17 ºC (Vila Baleira), sendo que as máximas deverão oscilar entre os 17 ºC (Calheta) e os 20 ºC (Funchal).
Um domingo de "quase verão"
Para o último dia deste fim de semana prolongado, domingo (27), os mapas de referência da Meteored apontam para uma subida generalizada das temperaturas máximas em todo o território continental, sendo que a mínima continuará abaixo dos 10 ºC em algumas regiões do Norte e Centro do país. O céu estará pouco nublado ou limpo, com as temperaturas máximas a variar entre os 20 ºC (Guarda) e os 28 ºC (Coimbra). As mínimas serão bem mais modestas, podendo oscilar entre os 5 ºC (Bragança) e os 15 ºC (Faro).

Esta forte amplitude térmica pode potenciar o surgimento de neblina ou nevoeiro, na parte da manhã, no litoral centro. O vento vai soprar de Este, moderado, durante a manhã, rodando para o quadrante Norte, na parte da tarde. O tempo no arquipélago da Madeira vai acompanhar a tendência de estabilização no continente, sendo provável um domingo sem chuva nesta geografia.

Apesar de estar prevista alguma nebulosidade, as temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 12 ºC (Calheta) e os 16 ºC (Vila Baleira), sendo que as máximas poderão variar entre os 17 ºC (Calheta) e os 20 ºC (Funchal). Quem parece não acompanhar esta tendência é o arquipélago dos Açores. A chuva, em forma de aguaceiros, é esperada em todas as geografias das nove ilhas.
Do ponto de vista das temperaturas, as mínimas poderão rondar os 11 ºC/13 ºC. Já as máximas estarão na casa dos 17 ºC. Estes serão os efeitos da passagem de uma depressão que neste dia estará a alguns milhares de quilómetros a Norte de São Miguel e, ao mesmo tempo, a Noroeste do território continental. Ao que tudo indica, esta incursão do verão será mesmo “Sol de pouca dura”, sendo que para a próxima semana é esperado o regresso da chuva.