Calor extremo em Portugal no fim de semana: recorde térmico à vista?

O calor intenso será o protagonista do estado do tempo desta semana em Portugal continental, que poderá exibir valores recorde para um mês de maio. O que vai acontecer? Onde se prevê temperatura igual ou superior a 40 ºC? Confira a previsão!

calor; termómetro; temperatura; tempo; Portugal
O calor intenso em Portugal continental vai continuar a ser notícia esta semana, mas há possíveis recordes de temperatura à vista. Irá o atual recorde térmico ser batido no final da semana?

Nos últimos dias o tempo que nos fez companhia foi praticamente de verão, com temperaturas que continuam anormalmente elevadas de norte a sul de Portugal continental, e tudo indica que na segunda metade da semana o calor se acentue. Aliás, se as previsões se cumprirem, irão ser registadas temperaturas extraordinárias. Possivelmente recorde!

Chuva no arranque da semana e subida gradual da temperatura do ar

A temperatura hoje esteve ligeiramente acima do normal em todo o território, com a máxima no Baixo Alentejo a atingir os 28 ºC. Em grande parte do país as máximas superaram por pouco os 20 ºC, atingindo nalguns casos os 25 ºC. No entanto, devido à chuva fraca e à nebulosidade em grande parte da Região Norte e litoral Centrosobretudo Minho e Área Metropolitana do Porto – gerada pela passagem de uma frente, o calor será significativamente menor.

Para terça-feira prevê-se a repetição da chuva no Minho, Área Metropolitana do Porto e Região de Aveiro onde poderão ser algo intensas, espalhando-se de maneira mais dispersa para outras zonas do país, tais como Trás-os-Montes e Alto Douro, Nordeste Transmontano, Viseu-Dão Lafões e Beira Alta, não se descartando que chegue a outros pontos mais ao sul. O fluxo dominante será, nos primeiros dias da semana, de Sudoeste, com o vento a soprar forte.

Nos Açores, em resultado da passagem da depressão que largará as mesmas frentes que afetarão Portugal continental, prevê-se chuva e vento forte entre hoje e quinta-feira. Quanto às temperaturas do Continente, prevê-se uma ligeira subida, sobretudo no interior. Vários pontos do Centro e Sul atingirão os 28 ºC, com a cidade de Beja a alcançar os 30 ºC.

Quarta-feira com 35 ºC no vale do Guadiana

Na quarta-feira a crista anticiclónica continuará estacionada na Península Ibérica, pelo que o calor anormal irá manter-se uma jornada mais. No Alto e Baixo Minho (Viana do Castelo e Braga), bem como em pontos do interior do distrito do Porto, são esperados alguns aguaceiros fracos e dispersos. As temperaturas diurnas voltarão a aumentar, exceto no litoral ocidental entre Caminha e Peniche, onde irão diminuir.

Prevê-se que o termómetro escale até aos 35 ºC em pontos do Baixo Alentejo, nomeadamente no Vale do Guadiana, rondando os 33 ºC e 34 ºC noutros pontos do Alentejo e inclusive do Algarve. As mínimas deverão baixar um pouco. Ainda haverá bastante nebulosidade sobretudo a norte do Tejo.

Para quinta-feira prevê-se nova subida da temperatura máxima em quase todo o país, com o estado do tempo a voltar a estabilizar gradualmente. Haverá nuvens médias e altas, mas também bons períodos de sol. O vento soprará, em geral, de Noroeste. As mínimas praticamente não registarão alterações.

Calor extremo na reta final da semana: 42 ºC à vista?

Apesar da primeira metade da semana já ser notícia por causa do calor, estamos “de olho” na evolução do panorama meteorológico ao longo da reta final da semana, dado que poderão registar-se valores de plena canícula em muitas áreas, e além disso, na Meteored não descartamos que alguns recordes possam ser batidos se as previsões se mantiverem.

Por agora, o cenário mais provável revela o possível aparecimento de uma pequena depressão isolada em altitude defronte do litoral ocidental de Portugal continental. Este sistema seria o “motor” que ajudaria a arrastar ar extremamente quente até a uma grande parte da Península Ibérica, com a isoterma de 24 ºC a cerca de 1500 metros de altitude a envolver o Centro e o Sul de Portugal e Espanha.

mapa temperatura Meteored
No meio-dia e tarde de sábado, 21 de maio, o recorde de temperatura máxima para um mês de maio poderá ser batido, com várias áreas do país a poder alcançar os 40 ºC, e pontualmente atingir 42 ºC ou até mesmo 44 ºC!

Se este cenário se mantiver (ainda existe alguma incerteza), as temperaturas atingiriam valores extraordinários em grande parte do país, entre sexta e domingo, com o maior destaque diário a ocorrer, provavelmente no sábado, dia 21. Na sexta-feira, a sul do Mondego, muitas regiões já registariam máximas iguais ou superiores a 35 ºC, com destaque para a Beira Baixa, Ribatejo e Alentejo.

No interior do país, e sobretudo nas localidades do Centro e Sul, prevê-se valores térmicos diurnos entre 10 ºC a 15 ºC acima da normal climatológica de referência. Em Faro, a mínima será de noite tropical, com a temperatura noturna a alcançar os 20 ºC na sexta-feira!

Da Meteored apelamos à prudência, dado que estamos muito atentos ao possível desenvolvimento da pequena Depressão Isolada em Altitude, com comportamento errático, presente no Atlântico. Este sistema pode modificar a previsão de um dia para o outro, apesar de que tudo indica que o calor intenso estará assegurado.

De acordo com as últimas saídas do nosso modelo, sábado 21 de maio será, efetivamente o dia mais quente com nova subida da temperatura. Com exceção das capitais distritais de Lisboa e Faro, do Mondego para sul a grande parte das localidades registariam valores absurdamente elevados para a época, com alguns mapas a mostrar máximas entre 38 ºC e 44 ºC!

No entanto, com a próxima atualização dos modelos, é possível que os valores previstos baixem. Mesmo assim, se este cenário se confirmar, o recorde de temperatura máxima mais elevada de sempre em Portugal continental num mês de maio (40 ºC, 13 de maio de 2015 em Beja) seria largamente superado. Aguardemos…!

Ligeira "alívio" térmico no domingo

No domingo, as temperaturas vão manter-se consideravelmente elevadas, mas prevê-se uma ligeira diminuição em praticamente todo o país. Mesmo assim, tanto no sábado como no domingo, espera-se temperaturas noturnas extremamente altas, a rondar os 20 ºC, ou até mais, com destaque evidente para o Alentejo.