Calor de primavera regressa: temperatura sobe aos 27 ºC, mas noites continuam frias e esperam-se aguaceiros localizados

Portugal prepara-se para uma semana marcada pelo regresso do tempo seco, soalheiro e com temperaturas em acentuada subida. O anticiclone dos Açores volta a dominar a atmosfera, afastando a instabilidade. As máximas poderão atingir os 27 ºC, embora persistam noites frias.
Portugal continental prepara-se para uma semana marcada pela influência do anticiclone dos Açores, trazendo de volta o tempo primaveril, estável e seco.
Após uma Segunda-feira de Pascoela (21 de abril) ainda sob influência de uma frente fria, que deixou chuva especialmente nas regiões Centro e Lisboa e Vale do Tejo, as condições meteorológicas irão melhorar significativamente entre terça-feira (22) e domingo (27), com destaque para a subida das temperaturas e para os dias soalheiros.
Terça com melhoria do estado de tempo e quarta-feira já com céu limpo e calor
A mudança começa já na terça-feira, com o afastamento da instabilidade e o início da influência de uma crista anticiclónica em progressão desde o Atlântico. Ainda houve alguma nebulosidade e aguaceiros dispersos nas regiões Norte e Centro durante a manhã, mas o sol ganhará predominância ao longo do dia de terça-feira.
As temperaturas mínimas vão descer ligeiramente, sobretudo no Interior Norte e Centro, onde não se exclui a formação de geada em áreas abrigadas de Trás-os-Montes. As máximas, contudo, iniciarão uma tendência de subida gradual.

Na quarta-feira (23), a influência do anticiclone estará mais consolidada, proporcionando um dia seco, maioritariamente soalheiro e com temperaturas diurnas a ultrapassar os 24 ºC em algumas regiões do Centro e Sul. As noites, no entanto, continuarão frescas, sobretudo no interior, onde se cifra nos 8 ºC na Guarda e Viseu. Esta amplitude térmica – típica da primavera – poderá representar uma preocupação para o bem-estar, especialmente em populações vulneráveis.
Calor atinge pico na quinta-feira, o que esperar para o feriado do 25 de Abril?
A quinta-feira (24) será, previsivelmente, o dia mais quente da semana. Espera-se que muitas localidades do Centro e Sul do país registem temperaturas entre 25 e 27 ºC. Lisboa, Santarém, Coruche, Grândola, Alcácer do Sal, Ponte de Sor, Odemira, Mértola e Alcoutim estão entre os locais onde os termómetros poderão alcançar os valores mais elevados.
A norte do sistema Montejunto-Estrela, as máximas tenderão a ser ligeiramente mais baixas, variando entre os 20 ºC, em Aveiro, e os 25 ºC, em Braga, Coimbra e Vila Real. Apesar das elevadas temperaturas diurnas, o litoral deverá manter valores mais comedidos devido à nortada, que soprará com intensidade moderada a forte durante a tarde.

Na sexta-feira, 25 de abril – feriado nacional do Dia da Liberdade – o tempo manter-se-á maioritariamente seco e soalheiro, embora se preveja uma ligeira descida das temperaturas, especialmente no litoral.
A presença de uma pequena depressão em altitude sobre Espanha poderá induzir aguaceiros fracos e dispersos nas regiões montanhosas do Interior Norte, especialmente nos distritos de Vila Real e Bragança.
Fim de semana com tempo seco e soalheiro. Instabilidade
à vista para a reta final de abril?
O fim de semana (26 e 27 de abril) deverá ser, à partida, estável, mas com algumas diferenças entre os dois dias. No sábado, espera-se nortada persistente e temperaturas mais elevadas no Interior (até 25/26 ºC), mas mais frescas no litoral.
Já no domingo, com a rotação do vento para leste, o litoral poderá beneficiar de uma subida das máximas, criando condições ideais para atividades ao ar livre, como passeios ou idas à praia.
Apesar da estabilidade esperada nos próximos dias, os modelos meteorológicos não descartam a possibilidade de um novo período de instabilidade já nos últimos dias de abril ou início de maio. A influência de padrões como a Oscilação do Atlântico Norte negativa (NAO-) e possíveis bolsas de ar frio em altitude poderão originar o regresso das trovoadas e de alguma chuva.
A previsão sazonal aponta também para um início de maio potencialmente instável. Até lá, os portugueses poderão desfrutar de uma semana de tempo maioritariamente seco, com céu limpo, noites frias e tardes quentes – um autêntico retrato da primavera.