Aviso Laranja por chuva, trovoada e granizo em Portugal: onde, até quando e o que esperar?
Tarde de terça com mais chuva ou aguaceiros, por vezes localmente fortes e nalguns casos acompanhados de trovoada. Possibilidade de granizo. Até quando? Em que regiões é mais provável o tempo severo? Consulte a previsão!
Nesta tarde de terça (23) o estado do tempo tormentoso será sentido em mais mais regiões do país e inclusive, nalgumas regiões, espera-se um agravamento das condições meteorológicas adversas. O Aviso Amarelo que vigorava em 13 distritos do país passou entretanto a Aviso Laranja nos seguintes distritos de Portugal continental devido ao risco significativo de precipitação e trovoada: Leiria, Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.
Nos 6 restantes (Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Faro) mantém-se, pelo menos para já, o Aviso Amarelo. O amarelo esteve em vigor desde as 12:00 de hoje e assim ficará até às 21:00. Quanto ao Aviso Laranja, foi acionado às 14:20 e deverá manter-se também até às 21:00 desta terça-feira (23).
Nos distritos sob Aviso Laranja prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes localmente fortes, ocasionalmente sob a forma de granizo e acompanhados de rajadas intensas. Além disto, poderão ocorrer trovoadas frequentes e muito concentradas. Nos distritos que estão sob Aviso Amarelo espera-se um cenário semelhante, mas ligeiramente menos intenso, ainda que sempre sujeitos à impressionante variabilidade meteorológica derivada deste tipo de centros de baixas pressões e tempestades como são as depressões isoladas em altitude.
Em geral, a norte do Douro, apesar da possibilidade de aguaceiros e alguma atividade elétrica, o tempo mostra-se relativamente estável, bastante soalheiro e quente, com algumas nuvens médias-altas e com a temperatura máxima a atingir uns impressionantes 28 ºC em Braga e 26 ºC no Porto. O vento sopra de Es-Nordeste pelo país inteiro.
Previsão do tempo para amanhã, quarta-feira 24 de maio: onde esperar mais chuva e trovoada, de acordo com os mapas?
Para quarta-feira (24) prevê-se um estado do tempo bastante idêntico ao de hoje, com mais uma “fornada” de trovoadas vespertinas, aguaceiros e possibilidade de queda de granizo. De acordo com os nossos mapas probabilísticos, o Algarve e uma pequena porção do Baixo Alentejo (ligeiramente a sudeste de Odemira, na fronteira com a região algarvia) serão, novamente, as regiões que irão provavelmente estar mais expostas ao tempo severo, com uma probabilidade de chuva a oscilar entre 30% e 90%.
Há que esperar então boas notícias (desde que não se verifique granizo), uma vez que estas são as áreas do país mais castigadas pela seca. A água da chuva será muito bem-vinda aos solos desta parte da nossa geografia continental.
Mas estas não serão as únicas áreas expostas ao risco de intempérie nesta quarta-feira (24). Também a fachada atlântica, desde o distrito de Aveiro até ao de Lisboa (probabilidade de chuva entre 30 e 70%) e em pontos dispersos do interior Norte, Centro e Alentejo (probabilidade de chuva entre 30 e 45%). A Região do Norte litoral também poderá registar alguns aguaceiros e inclusive trovoada ou granizo, mas a duração e intensidade prevê-se consideravelmente menor.
Para obter mais informação em relação às regiões com maiores chances de registar trovoada, clique aqui na secção dos nossos mapas do tempo e explore aquele que se denomina de “Densidade de raios”. Quanto à temperatura, prevê-se uma máxima de 26 ºC no Porto e em Lisboa, 20 ºC na Guarda e 21 ºC em Faro, 27 ºC em Évora e 28 ºC em Coimbra. As mínimas estarão relativamente elevadas, sobretudo na Região Norte, onde haverá locais com temperatura mínima de 17 ºC!
Sexta, 26 de maio, mais um dia instável em Portugal continental?
A previsão meteorológica voltou a alterar e agora, segundo as mais recentes informações, o estado do tempo para sexta também será caracterizado pelo tempo severo dos dias que lhe antecederam: período da tarde desse dia (26) com possibilidade de aguaceiros ou chuva, trovoada e granizo graças à provável chegada de mais núcleos de ar frio isolados em altitude.