Aviso laranja em Faro e amarelo nestes distritos. Gota fria agrava o tempo em Portugal nas próximas horas e no feriado

O tempo em Portugal continental nas últimas horas desta quinta-feira de Halloween vai agravar-se, com os períodos de chuva, potencialmente acompanhados de trovoada, a prolongarem-se pela madrugada do Dia de Todos os Santos. Eis as zonas mais críticas.

Tal como antecipado pela Meteored Portugal nas várias previsões lançadas desde domingo, 27 de outubro, a mesma gota fria que produziu inundações catastróficas e deixou pelo menos 158 mortos na vizinha Espanha, condicionaria o estado do tempo em Portugal continental a partir de quarta-feira, 30 de outubro.

Os avisos emitidos pelo IPMA corroboram a informação meteorológica de qualidade, prevista e analisada pela equipa de especialistas que integra a Meteored Portugal, e que foi seguindo este episódio meteorológico com muita atenção, bastantes dias antes dos primeiros avisos serem emitidos.

gota fria
Este mapa das 11:00 de sexta-feira, 1 de novembro e Dia de Todos os Santos indica que a probabilidade de chover no Sotavento Algarvio é de quase 100%.

A previsão indica uma menor magnitude e intensidade dos efeitos meteorológicos adversos associados à passagem da gota fria em Portugal continental. Mesmo assim, este sistema de baixas pressões, conhecido pela sua natureza caótica e trajetória tipicamente errática, levou à emissão de avisos amarelos por parte do IPMA a partir do meio-dia (12:00) de quarta-feira (30) em 12 distritos do Continente.

Esta quinta-feira, 31 de outubro e dia de Halloween, a previsão de períodos de aguaceiros, por vezes fortes à escala local e potencialmente acompanhados de trovoada - não se excluindo a possibilidade de que se expressem sob a forma de granizo - manteve-se com os avisos amarelos em vigor em 7 distritos: Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Além disto, tal como já tínhamos sugerido na previsão lançada ontem com base nos mapas de referência da Meteored, os avisos meteorológicos acerca da instabilidade provocada pela gota fria foram realmente alargados, a nível oficial, para sexta-feira, 1 de novembro e Dia de Todos os Santos, o que comprova a fiabilidade e credibilidade das nossas previsões.
chuva gota fria
A precipitação convectiva associada à gota fria irá manifestar-se sobretudo no Algarve, interior Alentejano e Beira Baixa.

As horas mais críticas da gota fria serão na noite de quinta e madrugada e manhã do Dia de Todos os Santos

Até às 12:00 de amanhã - sexta-feira, 1 de novembro e feriado de Todos os Santos -, preveem-se as horas mais críticas desta depressão isolada em altitude. Devido ao agravamento previsto para as próximas 18 horas, foi emitido aviso laranja (em vigor desde as 14:17 desta quinta-feira, 31) para o distrito de Faro.

A referida depressão - ou gota fria - na sua movimentação para oeste e sustentada pelo vento de Es-Sueste, terá reflexos à superfície, nomeadamente através de períodos de chuva ou aguaceiros, potencialmente acompanhados de trovoada, não se descartando a queda de granizo.

O Algarve será, segundo o nosso modelo de confiança, a região mais afetada pela gota fria, sobretudo na sua metade oriental (Sotavento). Mas a região mais austral da geografia do Continente não será a única exposta aos efeitos da gota fria e vulnerável às suas possíveis consequências.

No Dia de Todos os Santos uma boa parte do interior Centro e Sul também - distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja - estando neste momento sob aviso amarelo até às 00:00 (meia-noite) de sábado, 2 de novembro.

Adicionalmente, o distrito de Setúbal passará também, a partir das 12:00 (meio-dia) de 1 de novembro a estar também sob aviso amarelo, assim como o distrito de Faro que baixará o nível de risco de significativo para moderado, passando a estar sob aviso amarelo até à meia-noite de sábado, dia 2.

Para sexta-feira (1) é expectável uma ligeira subida da temperatura máxima na Região Norte e, no sábado (2) espera-se uma pequena subida da temperatura máxima no Centro e Sul da geografia do Continente.

chuva portugal
Até às 21:00 do próximo domingo, 3 de novembro, a gota fria poderá gerar quase 70 mm de precipitação acumulada em boa parte da região do Algarve.

Possíveis consequências da gota fria em Portugal continental

Como já todos pudemos perceber, os avisos por risco moderado de precipitação forte e trovoada foram emitidos maioritariamente para as regiões meridionais (Sul), ou situadas no interior Centro e Sul. Ora, de acordo com os dados climatológicos, nestas regiões é habitual chover pouco e, em locais em que não chove muito, em que a vegetação é esparsa ou inexistente e em que os solos tornam-se tendencialmente mais secos e gretados, a vulnerabilidade à chuva aumenta exponencialmente.

Ademais do perigo de inundações repentinas, os riscos associados à trovoada e à possibilidade de queda de granizo não devem ser menosprezados.

Deste modo, quando a chuva aparece de forma repentina (uma forma que é típica de gotas frias como a das próximas horas) a probabilidade de ocorrência de inundações aumenta, assim como todos os riscos daí derivados.

Além do perigo de inundações rápidas (flash floods), especialmente em zonas historicamente vulneráveis, existem também perigos associados à atividade elétrica (trovoada) e ainda à hipótese de queda de granizo, que não deve ser totalmente descartada. O granizo é um dos maiores inimigos das culturas agrícolas e pode trazer grandes prejuízos financeiros.

inundações
Em regiões como o Algarve e o Alentejo chove pouco e a vulnerabilidade às inundações é maior, sobretudo se o tipo de precipitação for como aquele que as gota frias habitualmente produzem, isto é, aguaceiros fortes e repentinos. Imagem gerada por IA

Instabilidade poderá manter-se no Sul do país durante boa parte de sábado, 2 de novembro

Até meio da tarde de sábado, 2 de novembro, o tempo instável provocado pela passagem da gota fria deverá continuar no Algarve, pelo que não se exclui a possibilidade de um novo aviso para esta região ser emitido em breve.

Espera-se que os aguaceiros sejam mais intensos e frequentes na madrugada e manhã de sábado (2) no distrito de Faro, com a instabilidade a diminuir gradualmente até às 16:00 desse dia.

Ainda de acordo com a atual previsão dos mapas da Meteored, o Baixo Alentejo (Beja) também poderá registar aguaceiros nas primeiras horas de sábado (2), bem como alguns pontos da Região Centro (Santarém).