Aviso amarelo e laranja de tempo quente prolongado até sexta: temperatura muito elevada prevista para estes 3 distritos

Além do risco moderado a significativo de calor intenso que perdurará, pelo menos, até sexta-feira (9), também se vislumbra a possibilidade de trovoadas isoladas nalgumas zonas de Portugal continental. Não perca a previsão do tempo para os próximos dias.

Apesar do domínio das condições meteorológicas anticiclónicas em Portugal continental (crista subtropical), com céu pouco nublado ou limpo, temperaturas elevadas e vento fraco (exceto no litoral onde a nortada sopra com intensidade durante a tarde e alivia o calor), os mapas de referência da Meteored já detetam a possibilidade de futuros sinais de instabilidade atmosférica nas tardes de quarta (7), quinta (8), sexta (9) e sábado (10), especialmente no interior Norte e Centro do nosso país.

Assim, não se exclui a possibilidade de eventuais nuvens de tempestade evoluírem a partir do meio-dia nalgumas zonas, com risco de geração de trovoadas severas nas regiões acima referidas.

As trovoadas são difíceis de prever e requerem uma monitorização constante no que concerne às potenciais áreas geográficas mais afetadas - isto é - em relação aquelas zonas onde será mais provável a atividade elétrica. No entanto, na segunda parte da semana, o calor intenso será o principal protagonista da meteorologia. Mantê-lo-emos informado a partir da Meteored.

As temperaturas começam a subir a partir de amanhã, 7 de agosto

Para amanhã - quarta-feira, dia 7 - espera-se céu pouco nublado ou limpo, embora com nebulosidade matinal no litoral Centro. O vento soprará forte do quadrante Norte durante a tarde na faixa costeira ocidental (em particular nos distritos de Leiria, Lisboa e metade ocidental de Faro), mas também a partir do final da tarde nas terras altas.

O calor intensificará, sendo expectável uma ligeira subida das temperaturas máximas nas Regiões Norte e Centro. Amanhã, prevê-se que as capitais distritais mais quentes do Continente sejam Castelo Branco (36 ºC) e Portalegre, Évora e Beja (35 ºC) e as mais frescas Viana do Castelo e Aveiro (24 ºC).

calor intenso Portugal
O tempo quente vai intensificar e expandir-se a mais regiões de Portugal continental nos próximos dias. Preveem-se anomalias térmicas positivas de até +15 ºC.

Na quinta-feira (8) a tendência de intensificação do calor irá manter-se, esperando-se uma subida das temperaturas mais notória no interior das Regiões Norte e Centro. Por exemplo, as capitais de distrito de Vila Real e Viseu atingirão uns impressionantes 35 ºC e as cidades de Bragança e Guarda poderão registar, respetivamente, 34 e 33 ºC.

Prevê-se um ambiente maioritariamente soalheiro, mas com períodos de nebulosidade até meio da manhã no litoral Centro. A nortada seguirá firme mais uma jornada, soprando com mais força durante a tarde na faixa atlântica ocidental do Continente e temporariamente de sudoeste na costa meridional algarvia. Também surgirá pontualmente forte nas terras altas.

Confirmando o cenário avançado pela Meteored nas suas últimas notícias de previsão, o IPMA acabou de prolongar o aviso amarelo de tempo quente a mais distritos do nosso país (Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real a partir de dia 7, e Viseu a partir de dia 8).

Além disso, reconhecendo a intensidade do calor que está por chegar, também procedeu à emissão de aviso laranja de tempo quente nos distritos de Bragança, Guarda e Castelo Branco.

O aviso amarelo e laranja de tempo quente - risco moderado a significativo de persistência de valores elevados ou muito elevados da temperatura máxima - estará ativo até às 16:00 de sexta-feira, 9 de agosto. Porém, as atuais previsões dos mapas do modelo que merece a maior confiança da Meteored indicam que o calor intenso poderá persistir pelo menos durante mais uma jornada, pelo que não será de estranhar se novos avisos de tempo quente forem emitidos para sábado, 10 de agosto.

Do calor intenso à possibilidade de trovoadas isoladas, muito dispersas por zonas montanhosas do interior

Como já explicámos anteriormente na Meteored, para as tardes de quarta (7), quinta (8), sexta (9) e sábado (10) vislumbra-se a possibilidade de ocorrência de algumas atividade elétrica isolada. Embora o grau de confiança não seja muito elevado, as saídas sucessivas do modelo ECMWF que apostam neste cenário têm sido consistentes e por isso não devemos deixar de lado esta possibilidade, até porque as trovoadas de verão são típicas nas zonas onde os mapas estão a detetar potenciais descargas elétricas atmosféricas.

trovoada Portugal
Para os próximos dias o modelo ECMWF continua a insistir na possibilidade de ocorrência de trovoadas isoladas, em particular nas zonas montanhosas do interior Norte e Centro.

Para sexta-feira, 9 de agosto, vislumbra-se uma subida generalizada das temperaturas, sobretudo das máximas. Será mais notável nas regiões do litoral, em particular no Norte e Centro de Portugal continental. Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra registarão, respetivamente, 27 ºC, 36 ºC, 29 ºC, 25 ºC e 34 ºC.

Mas as regiões mais quentes do país neste dia serão: zonas fronteiriças dos distritos de Portalegre e Évora, vales do Douro, Tua, Côa e Sabor, e uma vasta porção do território correspondente ao distrito de Castelo Branco (máximas entre 39 e 41 ºC).

Para o dia de sábado (10) prevê-se uma nova subida das temperaturas, com o calor a intensificar-se e a expandir-se geograficamente. Neste dia, permanecerá o risco de trovoadas isoladas e distribuídas de maneira muito dispersa por zonas montanhosas do interior Norte e Centro (locais do interior dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu e Castelo Branco).