Autêntico fim de semana de verão: onde fará mais calor em Portugal?
A primeira semana de maio arrancou ligeiramente fresca, com aguaceiros e trovoadas a eclodir pelo país. Contudo, os próximos dias trarão sol e calor, com os termómetros a disparar para valores absurdamente elevados para a época do ano. Onde fará mais calor em Portugal? Confira a previsão!
Após um arranque da semana marcado por alguma instabilidade meteorológica em Portugal continental, com aguaceiros e trovoadas a eclodir não só nas Regiões Centro e Sul (maioritariamente Algarve e Alentejo), como também na Região Norte (Nordeste Transmontano), o sol e o calor ganharam terreno desde ontem, quarta-feira (4).
Hoje, quinta-feira (5) caracterizou-se por um novo aumento das temperaturas, cujos valores se prevê que aumentem diariamente, de forma gradual e ininterrupta, até à próxima quinta-feira, 12 de maio. De acordo com o nosso modelo de maior confiança, o ECMWF, o panorama meteorológico previsto para o nosso país para os próximos dias não deixa qualquer margem para dúvidas: vamos viver autênticos dias de verão quando maio acaba justamente de começar.
Quanto ao tempo de chuva e ao vento forte, a sua presença só será sentida no seio do Atlântico no Arquipélago dos Açores, entre hoje e domingo, dia 8, graças à passagem de frentes associadas a uma depressão atlântica.
Verão antecipado ‘germina’ pelo país fora: termómetros acima dos 30 ºC em várias cidades
Avizinha-se um fim de semana com tempo estável, maioritariamente soalheiro e bastante quente em Portugal continental. De facto, os próximos dias estarão repletos de calor e recomenda-se alguma precaução nas horas centrais do dia, bem como a constante hidratação em caso de realizar atividades no exterior ou se estiver muito tempo exposto ao sol. E claro, use protetor solar, porque os elevados níveis de radiação Ultravioleta (UV) tampouco deverão ser ignorados.
Sexta-feira (6) será um dia de céu limpo em boa parte do país, mas durante a tarde prevê-se nebulosidade, sobretudo entre Coimbra e Algarve, não se descartando que surja noutras áreas mais a norte do Mondego. A razão pela qual o tempo está tão estável no nosso país deve-se, essencialmente, aos seguintes fatores: o anticiclone dos Açores encontra-se estacionado entre os Açores e as Ilhas Britânicas, impedindo qualquer depressão ou frente de nos atingir.
Além disso, ao longo dos próximos dias, incluindo o fim de semana, e possivelmente as jornadas posteriores, as altas pressões irão buscar ar quente ao Norte de África, daí o aumento progressivo das temperaturas, dia após dia. Além disso, o vento soprará de direções variáveis, alternando sobretudo entre um regime de Noroeste ou o típico fluxo de leste, este último indissociável de situações de estabilidade meteorológico, estendendo-se esta influência de massas de ar a todo o território continental.
Com o sol a brilhar durante praticamente todo o período diurno, apesar de intermitentemente interrompido por alguns períodos nublados, o calor irá acumular-se ao nível do solo, bem como ao nível do ar (devido à massa de ar quente procedente do Norte de África) fazendo disparar os termómetros para valores absurdamente elevados para a época do ano.
Sábado e domingo (7 e 8) serão dias de tempo estável e soalheiro. No primeiro haverá algumas nuvens altas de norte a sul do território. As temperaturas voltarão a subir de forma suave, mas nada comparado ao que se espera para domingo, quando as máximas deverão disparar em todo o país. Assim, o “cheiro a verão” irá acentuar-se, tanto no sábado, com várias capitais distritais a atingir os 30 ºC, como no domingo, ainda mais quente.
Para domingo, prevê-se temperatura máxima de 32 ºC em Santarém, 31 ºC em Coimbra, 30 ºC em Leiria e Évora, 28 ºC em Braga, Lisboa, Castelo Branco, Portalegre e Beja e 25 ºC no Porto. Abaixo dos 25 ºC, apenas estarão as cidades de Faro e da Guarda. Deitando um olhar pela próxima semana, tudo indica que será uma semana com um carácter praticamente veranil ou estival.