Atenção! IPMA emite aviso laranja para 8 distritos: saiba a previsão completa

O IPMA ativou uma série de avisos amarelos e laranja para o continente e para os arquipélagos devido às condições de tempo adverso, como a chuva e a agitação marítima.

Desde ontem que começamos a sentir os efeitos adversos associados à mudança de tempo, que se traduziram desde logo por chuva em boa parte do país e agitação marítima, onde vários distritos ficaram sob aviso amarelo.

No vídeo
Podemos observar, com clareza, a depressão Garoe, situada sob o arquipélago dos Açores, que também se encontra sob aviso amarelo e laranja, devido ao vento e à agitação marítima. Vemos ainda que, com o passar das horas, esta deslocar-se-á em direção ao continente, trazendo mais chuva, que poderá ter mais impacto nas próximas horas e dias.

Com a aproximação da depressão Garoe ao continente, a chuva poderá intensificar-se nas próximas horas, tal como a agitação marítima, que já deu lugar a vários avisos meteorológicos por todo o país.

Quase todo o território português está sob aviso amarelo ou laranja para agitação marítima e precipitação

O IPMA lançou uma série de avisos meteorológicos que estarão em vigor entre as 12:20 de segunda-feira, dia 20, e as 18:00 de quarta-feira, dia 22 de janeiro.

Para o dia de hoje, dia 20, sob aviso amarelo de precipitação estão os distritos de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

No continente, dos distritos que estão neste momento sob aviso amarelo, cinco irão passar para aviso laranja de precipitação, a partir das 21:00 no caso de Braga, Porto e Viana do Castelo e a partir das 00:00 em Beja e Faro.

chuva prevista
A chuva deverá intensificar-se nas próximas horas, abrangendo a maior parte do país, incluindo os arquipélagos.

Para além destes, estão ativos para os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal, avisos laranja para a agitação marítima, que entrarão em vigor às 00:00 do dia 22, quarta-feira. Até lá permanecem avisos amarelos em todos os distritos da faixa litoral.

Nos arquipélagos o cenário é semelhante, com avisos a cobrir todas as ilhas

Nos Açores os avisos laranja para a agitação marítima e para o vento estarão em vigor até às 21:00 e até às 18:00, respetivamente, no Grupo Ocidental. No Grupo Central há aviso laranja também para a agitação marítima em vigor até às 18:00, passando depois para amarelo. Também há avisos ativos para o vento e precipitação neste grupo e no Grupo Oriental. Contudo, estes avisos devem ser levantados à meia-noite de dia 21.

A depressão Garoe está a afetar toda a geografia portuguesa com chuva, vento e agitação marítima. Apenas dois distritos estão livres de avisos meteorológicos.

Quanto à Madeira, apenas as Regiões Montanhosas se manterão sob aviso amarelo para precipitação e vento, em vigor até às 21h de amanhã. Já a Costa Norte, Costa Sul e Porto Santo estarão sob aviso laranja devido à agitação marítima a entre as 03:00 e as 18:00 de dia 21. Até lá, há avisos amarelos também para precipitação e vento forte.

Esperam-se acumulações de precipitação superiores a 180 mm em vários locais do país

À medida que as horas vão passando e o centro de baixas pressões se move em direção ao continente, serão várias as frentes ativas que deixarão chuva, por vezes, intensa, em vários pontos do país.

precipitação acumulada
O interior Norte e Beira Alta, que englobam os distritos de Bragança e Guarda, serão as zonas menos afetadas por esta depressão.

O noroeste do continente, a região Centro e o Algarve deverão, grosso modo, acumular a maior quantidade de precipitação nos próximos dias, com valores acima dos 180 mm localmente.

Ainda assim, os nossos mapas apontam para um período de acalmia já nas últimas horas de quarta-feira, que deverá coincidir com a dissipação deste centro de baixas pressões. Contudo, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões, de forma a acompanhar a evolução desta depressão.