Até terça, 4 de março, prevê-se chuva, vento, neve e trovoada em Portugal: saiba as zonas mais afetadas este Carnaval

Uma região depressionária com expressão em altitude será responsável pela variabilidade e instabilidade do estado do tempo em Portugal no Carnaval 2025. Saiba o que esperar da chuva, neve e temperatura na sua região!
O estado do tempo em Portugal no Carnaval 2025 variará conforme a unidade territorial em que estiver. Porém, de um modo geral, uma vasta região depressionária com expressão em altitude influenciará a meteorologia no Continente, Açores e Madeira entre hoje - sexta-feira, 28 de fevereiro e a próxima terça-feira, 4 de março.
Não obstante, os mapas de referência da Meteored revelam, para Portugal continental e no referido período, períodos de chuva ou aguaceiros que serão mais prováveis e fortes a sul do rio Tejo (especialmente os distritos de Setúbal, Beja e Faro), não se excluindo a hipótese de serem acompanhados de trovoada ocasionalmente, com a precipitação a ser potencialmente menos frequente nas regiões a norte do mencionado curso de água.
Além disto, a combinação do frio em altitude com a precipitação poderá produzir queda de neve acima dos 1400 metros de altitude nas principais serras e montanhas das Regiões Norte e Centro, como o Gerês e a Estrela, entre outras. De acordo com o nosso modelo de confiança, a ocorrência de neve será mais provável na próxima segunda-feira, 3 de março.
O vento mudará de quadrante, passando a soprar predominantemente de Leste e com moderada a forte intensidade ao longo do fim de semana de 1 e 2 de março. As temperaturas variarão entre 5 e 20 ºC no litoral e entre -1 ºC e 16 ºC no interior. Destaque-se ainda a provável formação de geada no interior das regiões Norte e Centro entre 1 e 3 de março.
Realce-se ainda que a precipitação ao longo destes próximos 4/5 dias será intermitente e muito irregular na sua distribuição e intensidade. Isto significa que nem sempre estará a chover pelo que pode esperar também períodos de céu nublado e boas abertas.
O que esperar do tempo para o Carnaval nos Arquipélagos?
Para o arquipélago dos Açores a precipitação deverá ocorrer especialmente ao longo desta sexta-feira, 28 de fevereiro.

Entre os dias 1 e 4 de março terá tendência a desaparecer, esperando-se, durante grande parte do tempo, períodos de céu nublado e boas abertas. As temperaturas máximas rondarão os 16/17 ºC um pouco por todo o território insular. E haverá ondulação de norte com altura entre os 2 e os 4 metros.
Entre hoje e terça-feira (4), o arquipélago da Madeira também estará exposto a à referida região depressionária, que produzirá aguaceiros, mais prováveis e frequentes na Costa Norte e nas Regiões Montanhosas. Não se descarta a possibilidade de queda de neve nos pontos de maior altitude da Ilha da Madeira.
Adicionalmente destaque-se o vento e agitação marítima forte entre hoje e amanhã, 1 de março. Por fim, há previsão de que os termómetros registem mínimas entre 9 e 15 ºC e máximas entre 15 e 20 ºC, sendo que nas terras altas do arquipélago as temperaturas serão, de modo expectável, mais frias.