Até quinta-feira, 6 de fevereiro, estas serão as regiões mais frias de Portugal. Termómetro descerá até aos -4 ºC
Depois de algumas tempestades consecutivas, o tempo anticiclónico afirmou-se em Portugal continental. Assim, esperam-se dias secos e soalheiros, pelo menos na primeira metade da semana.
Fevereiro começou com a passagem de uma linha de instabilidade que resultou em chuva fraca a moderada em algumas partes do país, especialmente do Norte e Centro, contudo, esta segunda-feira, dia 3, amanheceu soalheira e com céu geralmente limpo em toda a geografia continental.
No mapa acima, podemos ver a influência dos centros de alta pressão em Portugal continental, até quarta-feira, 5 de fevereiro.
Contudo, e apesar desta estabilidade atmosférica, as temperaturas estão a tornar-se dignas de inverno, especialmente no que toca aos valores mínimos.
Devido ao sol e à fraca velocidade do vento do quadrante Leste, durante o dia as temperaturas serão agradáveis em praticamente todo o país, contudo, a tendência aponta para noites muito frias, especialmente na faixa interior do continente, podendo estes valores baixos estenderem-se para o litoral à medida que os dias passam.
As temperaturas poderão baixar até aos -4 ºC: saiba onde
Como é habitual, a região transmontana e a Beira Interior costumam registar as temperaturas mais baixas do país, na estação invernal. Desta forma, são esperadas geadas nas próximas madrugadas, essencialmente nestas regiões, onde os valores mínimos de temperatura (frio), associados com o nevoeiro, contribuem para a amplificação da geada.
Entre hoje e amanhã, dia 4, espera-se um aumento pouco significativo de alguns valores de temperatura máxima, em distritos como Vila Real, Guarda, Coimbra, Portalegre, Évora e Beja. Este aumento não será superior a 2 ºC. Ainda assim, Coimbra deverá ser o distrito mais quente, com 17 ºC de máxima.
Distritos como Porto e Santarém sofrerão uma descida de 1 ºC, comparando com o dia de hoje, registando 14 ºC e 15 ºC, respetivamente. Os restantes deverão manter os valores.
Para além desta alteração das temperaturas máximas, é esperada uma diminuição, desta vez generalizada, das temperaturas mínimas. Assim, são esperados valores negativos para Guarda e Bragança, com -2 ºC e -1 ºC, respetivamente. Castelo Branco deverá registar 0 ºC, de mínima.
Já em relação a quarta-feira, dia 5 de fevereiro, a mudança mais significativa será nas temperaturas máximas, onde todos os distritos registarão um pequeno aumento das mesmas. Coimbra voltará a registar o valor mais elevado, com 18 ºC, seguido de Faro, Beja e Santarém, com 17 ºC. Viana do Castelo, Porto e Lisboa poderão registar 16 ºC de máxima.
Os distritos mais frios, Guarda e Bragança, registarão mínimas de -2 ºC e 0 ºC, e máximas de 11 ºC e 13 ºC, respetivamente.
Na madrugada de quinta-feira, denotar-se-á uma nova descida dos valores mínimos, assim como uma descida generalizada, ainda que pouco significativa, dos valores máximos de temperatura.
Desta forma, são esperados valores de até -4 ºC no Nordeste Transmontano, assim como valores de -3 ºC para o distrito da Guarda. Castelo Branco poderá registar 0 ºC de mínima e Vila Real 1 ºC. Beja e Santarém poderão ver os termómetros a registarem 2 ºC.
Os nossos mapas mostram ainda uma tendência para a extensão das áreas afetadas pelo frio nos dias seguintes, contudo, aconselhamos a que se mantenha atento às nossas previsões, onde atualizaremos esta informação.