Até Domingo de Ramos, 13 de abril, prevê-se chuva e trovoada em Portugal: eis as regiões potencialmente mais afetadas

O tempo para o fim de semana de Ramos será marcado pela chuva em praticamente todo o território nacional. Acompanhe a previsão e prepare o seu fim de semana com a nossa ajuda!

Depois de uma semana "bipolar", em termos de situações meteorológicas, a chuva parece ter vindo para ficar, sendo expectável que afete a vida de milhares de alunos e famílias que aproveitam a pausa letiva para umas merecidas férias. As temperaturas (principalmente as máximas) elevadas da passada terça-feira (8) e de ontem (9) deram lugar a temperaturas mais amenas.

(...) fazendo este período jus ao velho ditado: “Abril, águas mil”!

Se no início da semana, o céu limpo e as temperaturas quase de verão foram o denominador comum, com o avançar da semana, espera-se que o céu nublado e a chuva, maioritariamente em forma de aguaceiros, dominem o estado do tempo nesta quinta (10) e sobretudo amanhã, sexta-feira, 11 de abril. O regresso da chuva foi também acompanhado de uma queda das temperaturas para valores mais enquadrados com a época do ano.

Mas o que esperar para sábado (12) e domingo de Ramos (13), o último fim de semana antes da festividade pascal?

Sábado de chuva lembra inverno

Para o dia de sábado (12) está prevista muita chuva, de Norte a Sul no território continental. Esta parte do país estará a sofrer com a passagem de um sistema de baixas pressões (depressão Olivier), localizado a Sudoeste de Portugal continental, mais ou menos entre este território e o arquipélago da Madeira.

Índice UV
Mesmo numa situação de bastante nebulosidade, o Sul do país ainda vai receber quantidades de radiação UV que podem ser prejudiciais à saúde dos seres humanos.

Neste dia, a previsão indica bastante nebulosidade e chuva, com aguaceiros mais fortes e intensos da parte da manhã, e com um vento a soprar moderado a forte do quadrante Sul. Da parte da tarde o vento rodará para o quadrante Oeste e poderão registar-se aguaceiros de granizo, acompanhados de trovoadas, no interior Norte e Centro. De salientar que a chuva poderá conter poeiras do Norte de África, já que o movimento do ar na depressão Olivier potencia esta situação.

As temperaturas mínimas poderão variar entre os 8 °C, na Guarda e os 15 °C, em Faro e em Lisboa. Já as máximas poderão oscilar entre os 15 °C da Guarda e os 21 °C de Beja e Coimbra.

O arquipélago dos Açores estará, neste dia, numa zona de transição entre a depressão Olivier e o anticiclone do Açores sendo expectável que se registe vento forte do quadrante Norte. O Grupo Central poderá registar alguma precipitação, em forma de aguaceiros, sendo que o céu estará mais tempo cinzento nas ilhas do Grupo Ocidental, em oposição às ilhas do Grupo Oriental que terão maioritariamente o céu limpo.

Precipitaço acumulada em Portugal continental.
O dia de sábado será um dia de chuva, sendo que a maior acumulação será, segundo a nossa previsão, na área de Monsanto, Penha Garcia e Monfortinho, no distrito de Castelo Branco.

As temperaturas poderão oscilar, do ponto de vista das mínimas, entre os 12 °C (Angra do Heroísmo) e os 14 °C (Ponta Delgada). As máximas, por seu turno, rondarão os 16/17 °C em todas as geografias açorianas. Já a Madeira estará no centro da ação, com a depressão Olivier a condicionar substancialmente o estado do tempo. A nebulosidade e os aguaceiros serão acompanhados por vento forte de Nor-Noroeste.

Precipitação acumulada no arquipélago da Madeira.
A passagem da depressão Olivier vai deixar bons valores de acumulação de precipitação, com especial destaque para a vertente Norte da ilha da Madeira.

As temperaturas poderão oscilar, no caso das mínimas, entre os 12 °C (Calheta) e os 16 °C (Vila Baleira), sendo que as máximas poderão variar entre os 17 °C e os 19 °C.

Para o Domingo de Ramos são esperadas melhorias pontuais

O dia de domingo (13) ficará marcado por algumas melhorias pontuais, com o estado do tempo a estabilizar principalmente no Noroeste e no Nordeste transmontano. Para o restante território continental são esperados aguaceiros, alternados com períodos de boas abertas. No interior do território continental os aguaceiros poderão ser acompanhados de trovoada. O tempo vai melhorar, de forma generalizada, com o decorrer do dia.

A previsão aponta ainda para vento que poderá soprar moderado, de Noroeste. Do ponto de vista das temperaturas, tanto a mínima como a máxima deverão registar uma ligeira descida. As mínimas deverão oscilar entre os 7 °C e os 8 °C na Guarda e em Bragança, respetivamente, e os 12 °C de Faro, Lisboa e Porto. Já as máximas estarão entre os 15 °C (Guarda) e os 20 °C (Évora, Santarém e Coimbra).

Sábado e Domingo de Ramos, 12 e 13 de abril, serão dias marcados pela persistência da nebulosidade, precipitação e instabilidade, especialmente no primeiro dos dias referidos.

Para os territórios insulares, o arquipélago dos Açores manterá a toada de aguaceiros, desta feita com maior incidência nas ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo), bem como nas ilhas do Pico e São Jorge (Grupo Central). As temperaturas mínimas poderão variar entre os 12 °C (Ribeira Grande) e os 14 °C (Santa Cruz da Graciosa). Já as máximas deverão estar próximas do 17/18 °C.

Para o arquipélago da Madeira, já depois da passagem de Olivier, está previsto um domingo chuvoso, à exceção da ilha do Porto Santo. Os aguaceiros, alternados com períodos de boas abertas vão marcar este dia, tanto na vertente Norte como na vertente Sul da ilha da Madeira. As temperaturas mínimas deverão oscilar entre os 13 °C (Calheta) e os 17 °C (Vila Baleira). A nossa previsão aponta para temperaturas máximas a subir, aproximando-se dos 20 °C em todas as geografias madeirenses.

Para a semana que antecede a Páscoa, aparentemente registar-se-á o padrão estabelecido nestes dias, fazendo este período jus ao velho ditado: “Abril, águas mil”!