As temperaturas vão descer esta quarta-feira! Até já, outono quente
Desde que o outono arrancou no calendário, é como se estivesse desaparecido, meteorologicamente falando. Para já, ao longo dos próximos dias continuará com características de verão, embora entre quarta e quinta-feira se esperem algumas novidades. Confira a previsão!
Para trás ficou um fim de semana que fugiu à regra da incrível estabilidade que tem caracterizado este mês de outubro, pelo menos, nalgumas regiões de Portugal continental. No Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, alguns pontos de Trás-os-Montes e de outras partes do Centro do país, houve períodos de chuva fraca e dispersa, nalguns casos moderada (litoral Norte) e até com alguma trovoada esporádica (distritos de Aveiro e Coimbra). Porém, o panorama anticiclónico vai manter-se durante mais alguns dias, embora estejam previstas mudanças para esta semana.
Um outono com “cheiro” a verão, e temperaturas até 12 ºC acima do normal
Hoje houve alguns chuviscos fracos e dispersos no interior Norte, muito pouco relevantes. No resto do país impera um panorama de nebulosidade média a alta, sendo mais densa e duradoura no litoral Norte. Mesmo assim, no decorrer do dia, surgirão algumas abertas de norte a sul do país. As temperaturas registarão uma subida, com máximas a ultrapassar os 30 ºC no Baixo Alentejo (distrito de Beja), e a chegar muito perto dessa fasquia em Évora, Santarém e partes do Algarve.
Amanhã as temperaturas vão continuar a escalar e vão apresentar valores entre 4 ºC a 12 ºC acima do habitual para a época em praticamente todo o território continental. Já nos Açores, o panorama será precisamente o contrário, onde estará muito mais fresco do que o habitual, e na Madeira teremos uma amplitude térmica diária bem destacada. Com exceção da capital distrital da Guarda, todo o interior do país registará máximas superiores aos 25 ºC, que inclusive serão superados também em várias capitais da faixa costeira ocidental.
Na quarta-feira já vamos sentir algumas alterações. As intensas depressões atlânticas vão fazer com que a crista anticiclónica se incline para leste, trazendo instabilidade e algum vento para a Região Norte (e alguns pontos do Centro) do país. A chegada de uma frente muito ativa proporcionará chuva fraca a moderada na madrugada de quarta-feira (20), sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga.
A precipitação deverá ser localmente forte na primeira metade do dia na região do Minho, alargando-se de maneira mais intermitente e dispersa para Trás-os-Montes, Douro Litoral (Porto) e Região das Beiras. Também poderá chegar à Lezíria do Tejo (Leiria). A descida das temperaturas será significativa em grande parte do país, sendo que só no Baixo Alentejo e no Algarve os valores térmicos serão semelhantes (máximas acima de 25 ºC).
Quinta-feira com descida das temperaturas praticamente generalizada
Quinta-feira será um dia de transição. Existe risco de chuva em pontos da faixa costeira ocidental, não se descartando algum chuvisco ocasional em pontos do interior do país. Ocorrerá descida das temperaturas que, não só será generalizada, como também bastante acentuada. A única exceção, uma vez mais, será a Região do Algarve, com máxima de 26 ºC prevista para Faro. Outro elemento climático de destaque será o vento. Soprará fraco a moderado de Noroeste, sendo o dia desta semana no qual se prevê mais intenso. As rajadas máximas poderão chegar até 40 ou 50 km/h.
Na sexta-feira recuperaremos os valores térmicos diários, com uma suave subida das máximas, mas por outro lado, as temperaturas noturnas registarão nova descida, bem significativa. Está na hora de reforçar o agasalho, sobretudo nas horas sem sol, dado que o frio começará a ganhar contornos cada vez mais expressivos à medida que o calendário outonal decorre. Deverá ser um dia parcialmente soalheiro, com alguma nebulosidade média a alta a pairar, especialmente do Cabo Carvoeiro para sul.
E para o fim de semana, quais são as primeiras previsões?
De acordo com os mapas de previsão do ECMWF, o fim de semana será muito estável, com alguma nebulosidade média a alta em todo o país, sendo que em geral o sol deverá ‘dar um ar da sua graça’. O ambiente continuará muito fresco nas noites de sábado e domingo, mas durante as horas de luz solar, os valores serão semelhantes aos dos dias anteriores.