As temperaturas máximas vão continuar a subir, mas o arranque da próxima semana trará chuva a Portugal

Tanto os arquipélagos como o continente português poderão registar ocorrência de precipitação já na próxima segunda-feira. Confira a previsão para os próximos dias.
A estabilidade que se faz sentir em Portugal continental poderá ter os dias contados. Como temos vindo a informar, o início da próxima semana poderá contar com alguns aguaceiros, tanto no continente, como nas ilhas.
Podemos observar a distribuição de água precipitável, onde é percetível que irá afetar Portugal continental e os arquipélagos nos próximos dias.
Neste momento, todas as regiões do arquipélago da Madeira estão sob aviso amarelo devido ao vento. Este estará em vigor até às 18h de hoje e alerta para vento de nordeste com rajadas até 80 km/h, segundo o IPMA.
Fim de semana primaveril, com temperaturas máximas acima dos 20ºC em quase todo o país
O dia de hoje registará um novo aumento das temperaturas máximas, face ao dia anterior e céu limpo. Esta tendência de estabilidade atmosférica deverá manter-se até segunda-feira.
Estima-se que os valores de temperatura máxima mais elevados para hoje sejam de 24ºC em vários locais do Alentejo e Ribatejo. Mais a norte, nas regiões Norte e Centro e à exceção de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Beira Interior, os valores deverão variar entre os 20ºC e os 23ºC. A região de Montalegre deverá ser a mais fria, com 14ºC de máxima. Ainda assim, as mínimas encontram-se baixas em praticamente toda a geografia continental, pelo que as manhãs e as noites são frias.

Entre hoje e amanhã, domingo, dia 30, os valores deverão manter-se ou até mesmo diminuir, ainda que de forma pouco significativa. Contudo, denotar-se-á um aumento junto à costa, onde várias cidades do litoral poderão registar valores entre os 20ºC e os 24ºC, a Sul de Nazaré. A nível local, vários sítios poderão registar até 26ºC, no litoral da região Sul.
Mais uma vez poderão registar-se valores de temperatura mínima baixos, onde Bragança, por exemplo, poderá contar com 1ºC de mínima, seguido da Guarda que contará com 3ºC de mínima. Desta forma, o mapa de anomalia térmica indica temperaturas mínimas abaixo da normal climatológica para a região Norte e a faixa litoral, com valores que variam entre os -2ºC e os -6ºC.
A semana arranca quente e soalheira, mas será "sol de pouca dura"
O último dia de março, segunda-feira, dia 31, será marcado por um novo aumento das temperaturas e pelo retorno da chuva ao continente português, ainda que de forma pouco expressiva.
Segunda-feira amanhecerá soalheira, com céu limpo e com temperaturas dignas de primavera. Neste dia será registado um aumento generalizado das temperaturas, onde todos os distritos, è exceção da Guarda, irão ultrapassar os 20ºC. Guarda não deverá passar dos 18ºC, de máxima.

É expectável que o distrito mais quente seja Coimbra, com 25ºC, ainda que localmente sejam diversos os locais do Norte e Centro que poderão registar o mesmo valor de temperatura máxima.
Neste dia, a região Sul será, de grosso modo, a mais fria do país e poderá contar com nebulosidade a partir das últimas horas da tarde, assim como alguns períodos de chuva fraca, com maior incidência na zona da Grande Lisboa, ainda que se possam registar aguaceiros noutros locais da mesma região e até mais a norte, na área de Leiria.
Ainda assim, é esperado que a partir das primeiras horas da tarde de terça-feira, a chuva volte também com maior expressão à região Sul, podendo alastrar-se para o Centro, esperando-se uma terça-feira com céu nublado, podendo contar com abertas e com uma diminuição generalizada das temperaturas. Esta instabilidade será devido a um centro de baixas pressões situado a noroeste do continente.
E nos arquipélagos?
Para a Madeira, é esperada precipitação fraca a moderada já amanhã, domingo, durante a manhã, devendo esta dissipar-se nas últimas horas da tarde. Na segunda-feira também se esperam vários períodos de chuva fraca a moderada ao longo do dia, cenário que não deverá manter-se na terça-feira.
Quanto aos Açores, poderá chover (chuva fraca) no grupo Ocidental amanhã, ao final da manhã, mas este episódio deverá dissipar-se rapidamente. Segunda-feira, uma linha de instabilidade irá atravessar o arquipélago de Oeste para Este, resultando em períodos de chuva em todos os grupos de ilhas, ao longo do dia. Esta instabilidade deverá manter-se durante todo o dia de terça-feira.