Ar polar provoca descida acentuada da temperatura este fim de semana
O tempo vai registar mudanças significativas em menos de 24 horas. O último fim de semana de agosto vai trazer os primeiros rasgos outonais ao nosso país, antecipando-se queda abrupta das temperaturas, e não só. Que vai acontecer? Confira a previsão!
O tempo estável, quente e soalheiro dos primeiros dias desta semana tem dado lugar nas últimas horas a uma gradual alteração na atmosfera, que se faz notar sobretudo, pelo vento de Noroeste, pelo surgimento da nebulosidade nas últimas horas e pelo aumento da sensação de frescura. Parece que este panorama meteorológico está para durar ao longo dos próximos dias, estimando-se que o último fim de semana de agosto, traga os primeiros rasgos outonais à nossa geografia continental.
Descida abrupta das temperaturas em apenas 24 horas
Apesar de hoje já estarmos a experienciar um estado do tempo mais variável, com períodos de céu nublado a alternar com os raios de sol, ainda não arrefeceu assim tanto. De facto, será ao despertarmos amanhã, que iremos reparar o quão o tempo arrefeceu. A queda acentuada das temperaturas vai refletir-se especialmente no interior do nosso país.
As regiões de Trás-os-Montes e as Beiras Alta, Baixa e Interior serão as porções do território nacional que vão registar a descida da temperatura máxima mais significativa: 6 ºC a 7 ºC. Os termómetros nas localidades do litoral vão registar uma descida menos pronunciada das máximas: entre 3 ºC a 4 ºC.
O tempo variável, mais nublado, fresco e ventoso do próximo fim de semana, cujos efeitos já se vão destacar a partir de amanhã, sexta-feira (28), deve-se essencialmente à corrente de jato. Por estar a produzir ondulações significativas na sua estrutura, a corrente de jato arrastou consigo uma massa de ar polar, normalmente em latitudes mais a norte nesta altura do ano. Ao deslocar este ar para sul, a corrente de jato afetará de forma significativa o estado do tempo na Península Ibérica, trazendo a variabilidade que vamos experienciar já neste fim de semana.
Sexta-feira e sábado serão dias preenchidos pela nebulosidade em grande parte do país. Apesar disso, prevê-se abertas e céu limpo na região Centro e Sul no sábado. A temperatura máxima prevista no dia 29 será de 21 ºC no distrito do Porto, 23 ºC no de Lisboa, 29 ºC no de Faro, 21 ºC no de Bragança e 26 ºC no de Castelo Branco. A temperatura mínima vai baixar até a uns surpreendentes 7 ºC no distrito da Guarda!
Prevê-se também chuva suave, sob a forma de chuviscos, devido a esta pronunciada ondulação da corrente de jato, para o distrito de Viana do Castelo e nos pontos mais montanhosos e orientais do distrito de Bragança.
Domingo com tempo soalheiro, mas ainda fresco
Para domingo antecipa-se a dissipação da nebulosidade, prevendo-se um cenário de céu limpo, com tempo soalheiro de norte a sul do país, ainda que com o ar frio dos dias anteriores bem presente no ambiente. Essa sensação de frescura será incrementada também pela presença do vento de Noroeste que continuará a soprar fraco a moderado.